O bebê recém-nascido trocou o dia pela noite? Saiba o que fazer!

O bebê recém-nascido trocou o dia pela noite? Saiba o que fazer!

No ventre da mãe o bebê não tem consciência sobre o dia e a noite, quando nasce começa a perceber essa diferenciação, porém, somente após alguns meses de vida consegue entender melhor sobre essa condição. 

Leva algum tempo até que o recém-nascido compreenda os horários da família, por isso, é comum que troquem o dia pela noite durante os primeiros dias e meses de vida. 

Porém, são poucas as famílias que entendem sobre essa mudança, por isso, elaboramos esse conteúdo completo sobre essa condição. 

Leia nosso conteúdo e saiba o que fazer quando o seu bebê recém-nascido trocar o dia pela noite, boa leitura!

Por que o bebê troca o dia pela noite?

Quando ainda estão na barriga da mãe os bebês apenas vivenciam pequenas mudanças de intensidade da luz, por isso, quando nascem não sabem diferenciar a relação entre o dia e a noite. 

Para eles ainda não existe a consciência sobre a noite ser o momento ideal para dormir, enquanto o  dia o momento certo para ficar acordado. 

A troca do dia pela noite, geralmente, acontece em decorrência da falta que os bebês sentem de sua mãe quando estão dormindo em seu berço, por exemplo. 

Os recém-nascidos identificam essa falta da presença da família e se sentem inseguros, dessa forma, acabam acordando diversas vezes ao decorrer da noite. 

Como consequência desse despertar constante acabam ficando bastante cansados durante o dia, usando esse período para descansar e dormir, se a situação não for corrigida, a longo prazo, esse hábito pode se tornar constante. 

A fim de melhorar a qualidade do sono do bebê, a família pode adotar hábitos que contribuam com o entendimento dos bebês sobre os horários de ficar acordado e dormindo, confira abaixo. 

O que os pais podem fazer nessa situação?

O recém-nascido trocou o dia pela noite, o que fazer?

Se o seu bebê está passando por essa fase, não se assuste! Pois ela é comum ao desenvolvimento infantil, principalmente durante os dois primeiros meses de vida. 

Porém, existem práticas que podem ser adotadas pelas famílias para ajudar os recém-nascidos durante essa fase, tais como:

  • Diminua as sonecas durante o dia

Ao primeiro sinal de que o seu recém-nascido está trocando o dia pela noite, diminua a quantidade de sonecas durante o dia. 

O bebê precisa estar acordado durante a maioria do dia para estar cansado no período noturno e consequentemente ter maior facilidade para dormir a noite.  

Cada soneca não pode passar de 2h, mas o recém-nascido não deve ficar mais tempo acordado do que o recomendado para a idade. 

  • Estimule as brincadeiras durante o dia

Brincadeiras, estímulos visuais e sonoros devem fazer parte da rotina dos bebês, preferencialmente, durante o dia. 

As brincadeiras irão atrair a atenção do recém-nascido, mantendo-o mais acordado durante o período diurno. 

Por isso, prefira as brincadeiras mais agitadas durante o dia e diminua os estímulos conforme for passando as horas.

  • Ajuste o ambiente onde o bebê dorme

O ambiente onde o bebê dorme deve transmitir tranquilidade e conforto ao recém-nascido, por isso, estímulos visuais e brinquedos chamativos devem ser evitados no ambiente. 

O espaço também deve estar mais escuro durante a noite a fim de incitar a liberação de melatonina na corrente sanguínea do bebê. 

A produção de melatonina no organismo é fundamental para a regulação do relógio biológico infantil. 

  • Elabore um ritual de sono

Os rituais de sono do bebê são fundamentais para promover o entendimento sobre a rotina familiar. 

A rotina é incentivada quando os familiares colocam o bebê para dormir sempre no mesmo horário, reafirmando o hábito de dormir à noite.

Os banhos antes do sono são uma excelente alternativa para incentivar o relaxamento do bebê para a hora de dormir. 

  • Acalme seu bebê por meio do toque físico

O bebê recém-nascido durante os primeiros meses de vida sente a falta do carinho da família durante a noite, por isso acabam acordando tanto. 

Estimular maior toque físico durante a hora de dormir é uma ótima alternativa para acalmar os pequenos e mantê-los mais calmos para dormir. 

Entenda tudo sobre a influência do toque físico na qualidade de sono do bebê. 

Você está tendo problemas em colocar seu bebê para dormir? Clique aqui para descobrir como fazer o seu bebê dormir mais de 10 horas seguidas (de forma natural e gentil) com o Método Bebê Dorminhoco. Você merece recuperar o prazer das suas noites de sono tranquilas!

Invista na consultoria de sono da Bebê Dorminhoco

Os bebês enfrentam várias dificuldades até que se acostumem com a rotina da família e com o horário de dormir. 

Essa aflição causa desespero na criança e na família que não sabe como lidar com todos esses desafios. 

A Bebê Dorminhoco oferece consultoria de sono para os pais de forma totalmente online a fim de melhorar a qualidade do sono do bebê  e respectivamente de toda a família.

Técnicas baseadas na neurociência que podem ser aplicadas no dia a dia de qualquer família, metodologia simples que transforma para melhor a rotina de famílias com bebês. 

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *