O bebê de 3 meses

O bebê de 3 meses

Seu bebê está se desenvolvendo cada vez mais. Já coordena melhor o movimento das mãos e pernas, agita, mexe muito e interage bem com todos os sons ao seu redor, buscando com os olhos e a cabeça e prestando mais atenção aos barulhos.

Quando colocado de bruços, consegue sustentar a cabeça erguida por mais tempo e se apoia nos braços, como se estivesse fazendo uma flexão.

Reconhece bem as pessoas, especialmente a mãe e se mostra feliz quando ouve a sua voz, se expressando com gritinhos e sorrisos, o que é a coisa mais linda que você vai começar a ver a partir dos 3 meses.

Já podem ser colocados em posição inclinado, com ajuda e apoiados. Por isso, quando for passear, eleve um pouco a posição do carrinho, para que ele consiga observar a paisagem e ouvir todos os sons.

Estimule a linguagem, apontando e falando o nome de tudo o que ele estiver vendo. Eles amam que você converse e faça sons, vão tentar imitar cada um deles.

rematuros podem levar mais tempo para fazer a mesma coisa, porém seu bebê pode surpreender. Tenha calma e nunca compare seu bebê aos outros. Cada bebê tem o seu ritmo de desenvolvimento. Converse com o pediatra e tire as suas dúvidas.

 

Choros e lágrimas

A partir dos 3 meses, o bebê vai querer ficar com os olhos abertos por mais tempo, irá piscar mais vezes e isso irá aumentar a produção de lágrimas.

Então, se antes ele chorava e você achava que eram as lágrimas de crocodilo, porque não surgia uma gotinha sequer, agora você verá elas aparecerem.

E como seu bebê começa a entender mais coisas, especialmente que através do choro ele pode ter suas necessidades atendidas, ele vai querer usar muito esse recurso.

 

Brincadeiras e atividades

Continue colocando o bebê de bruços, mostre e balance objetos, de preferência que tenham aqueles barulhinhos. Ele irá movimentar a cabeça em direção ao que você estiver mostrando. Essa brincadeira serve para fortalecer a parte posterior do pescoço e das costas.

Deixe que seu bebê sinta a textura dos objetos. Ofereça diversos tipos de texturas, ásperas, macias, enfim.

Conversar com o bebê é divertido e prazeroso para ele, então fale sobre o que ele está fazendo ou sobre o que vocês vão fazer juntos. Cante aquelas músicas preferidas do bebê e não se importe se você não é uma grande cantora, porque o bebê ama a sua voz.

Ler para o seu bebê também é muito bom. Escolha livros coloridos, com muitas figuras e leia com entonações e interpretações diferentes. Se não tiver um livro exclusivo para bebês, não tem problema, use para crianças maiores, o importante é criar estímulos.

Os passeios ao ar livre se tornam muito mais interativos para o bebê. Ele irá observar com mais atenção as cores, objetos e coisas à sua volta. Aponte todas, fale o nome e faça sons.

 

Amamentação

Agora o bebê já sabe mamar muito bem e, se antes ele demorava uns 40 minutos para ter todas as propriedades do leite, nessa fase ele já consegue adquirir o que ele precisa em menos tempo.

Além disso, seu bebê está mais curioso, então ele se distrai mais e quer olhar o que acontece por perto, interagir mais ao ouvir a sua voz. Por isso, deve interromper a mamada algumas vezes.

Não pense que por ele parecer desinteressado e não querer ficar mais tempo no peito, que o seu leite está fraco. Mantenha a calma e não escute opiniões alheias. Se o seu bebê estiver ganhando peso e estiver saudável, seu leite está perfeitamente normal.

Como o seu corpo está se adequando a essas alterações, o peito também não vai ficar tão cheio e duro como nos 2 primeiros meses, mas ainda tem muito leite para o seu bebê. Fique tranquila, porque se estressar demais pode atrapalhar a produção.

 

Sono

Com 3 meses, o tempo de sono já deve estar definido e alguns bebês já dormem a noite toda sem acordar para mamar.

Se você esperou até agora para iniciar a rotina da hora de dormir, vai precisar de um pouco mais de paciência para introduzi-la. Estipule um horário para começar e crie um ritual do sono.

Dar um banho nessa hora pode ajudar muito. Aquela massagem relaxante, também. As luzes e os barulhos da casa devem ser reduzidos, ainda mais que qualquer som externo pode chamar a atenção do seu bebê.

Todo bebê pode aprender a dormir sozinho, e ele vai fazer isso a noite toda se você ensinar. As suas noites de sono e as dele dependem desse aprendizado.

 

Vacinas e consultas ao pediatra

A vacina dada esse mês é a 1ª dose da meningocócica, que protege contra a meningite do grupo C.

Os postos particulares e atualmente os postos públicos começaram a aplicar a ACWY, que protege contra vários grupos de meningite.

Diferente da vacina dos 2 meses, essa não causa reação. Pode ser que seu bebê fique um pouco mais manhoso pela dor da picada, mas nada que muito colo e carinho não resolvam.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *