Nomes para bebês: dicas para escolher o nome perfeito

Escolher o nome do bebê é certamente uma das fases mais especiais de qualquer gestação, seja você papai e mamãe de primeira viagem, ou estando com quase um time de futebol inteiro dentro de casa.
Além de todo o amor envolvido, escolher os nomes para bebês é sempre um momento recheado de histórias e significados que permeiam o espaço e tempo da vida de um indivíduo.
Você pode escolher o nome para homenagear algum parente, alguém que mudou sua vida, ou mesmo que seja aquele nome que esteve na ponta da sua língua desde a primeira vez que você pensou em como seria ter uma criança.
Por outro lado, alguns pais podem sofrer com essa escolha, por acharem muito difícil. Há também fatores como a falta de consenso do casal, o pai pode querer que o menino se chame João e a mãe prefira Miguel. A mãe pode preferir Ana e o pai, Elisa, entre outros.
E, geralmente, desses casos surgem os nomes compostos mais conhecidos, e até alguns bem diferentes e especiais.
Independentemente do caso, na hora de bater o martelo sempre surge uma dúvida ou segurança, afinal, por mais que pareça bobo, definir nomes para bebês é uma responsabilidade ímpar, uma vez que é assim que seu bem mais precioso será conhecido pelo resto da vida.
Para tentar auxiliar neste momento tão importante, a Bebê Dorminhoco separou algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher o nome perfeito para o seu bebê. E também vamos listar os nomes de bebês que foram tendências nos últimos anos.
Ficou curioso? Já escolheu o nome do seu bebê? Continue a leitura conosco!
Qual é a importância dos nomes para bebês?
É muito comum que a escolha dos nomes para bebês esteja interligada às expectativas que os pais sentem e projetam sobre o pequeno, e, sendo assim, a primeira coisa que precisamos destacar é que o nome da criança é a primeira identidade dela, uma marca que ela vai carregar por toda a vida.
Jacques Lacan, famoso psicanalista francês do século XX, acreditava que o discurso dos pais desempenhava um papel essencial na formação e desenvolvimento da identidade e subjetividade do pequeno antes mesmo do nascimento.
Podemos destacar, inclusive, a importância da linguagem e do ambiente social para a construção da realidade e inserção da criança no mundo.
Mas como isso está relacionado ao tema e a escolha dos nomes para bebês? Simples: o modo como escolhemos nomear o bebê enquanto ele ainda está na barriga pode estar atrelado às características do bebê ainda no útero.
Por exemplo, comportamentos mais agitados podem influenciar na escolha tanto quanto os momentos de calmaria e serenidade do bebê na barriga. Dessa forma, o nome pode ser uma forma de descrever e identificar o bebê em toda a sua singularidade.
Dito isso, vamos ver como a escolha do nome do seu bebê influencia no desenvolvimento do pequeno.
O nome do bebê e os impactos no seu desenvolvimento
Você sabia que o bebê começa a reconhecer o próprio nome ali pelos quatro meses de vida? Isso porque o interesse pela sonoridade é melhor desenvolvido no pequeno e ele consegue aprimorar a capacidade de responder ao chamado do nome, geralmente virando a cabeça em busca do som.
Conforme o bebê vai crescendo e entrando em contato com a vida social, como por exemplo na época da creche e maternal, em que o ambiente propicia que a criança seja reconhecida pelo nome. É simbólico e significativo, mesmo que seu pequeno tenha amiguinhos com o mesmo nome.
A criança vai reconhecendo o próprio nome nos materiais, na mochila, no lanche, entre outros detalhes que vão permitindo que ele reconheça sua singularidade. De forma que, além do âmbito familiar, o nome ganha um reconhecimento na sociedade.
Assim, seu bebê consegue começar a perceber a diferença entre “eu” e o “outro “; e esse é o primeiro passo para o desenvolvimento e compreensão da individualidade.
O que fazer quando a mãe e o pai discordam do nome do bebê?
Como você deve saber, escolher o nome do bebê pode não ser a tarefa mais simples do mundo, especialmente quando a mamãe e o papai discordam da escolha. E, para que essa escolha não vire uma batalha, o ideal é começar a listar opções de nome que cada um deseja.
Lista feita, é hora de conversar sobre os motivos de escolha de cada nome e tentar chegar em um acordo, um denominador comum, algo assim. Também vale reforçar que não há necessidade de ter pressa e que a escolha do nome do bebê pode ser feita até depois do nascimento.
O importante é chegar em um consenso.
5 dicas para escolher o nome perfeito para o seu bebê
Se você está tendo qualquer dúvidas sobre os nomes para bebês e não consegue escolher um que pareça perfeito para o seu bebê, a Bebê Dorminhoco separou algumas dicas essenciais que podem te ajudar!
1. Significado e origem
Uma das dicas mais valiosas quando falamos em nomes para bebês é procurar o significado e considerar a origem do nome. Você também pode considerar se há algum tipo de conexão emocional para você ou sua família.
2. Sonoridade
Outra dica essencial é a sonoridade do nome. Considere nomes mais fáceis de pronunciar com sonoridade agradável, por exemplo. Experimente dizer o nome em voz alta diversas vezes e imagine como será quando chamarem seu pequeno ou pequena na escola e em outros lugares.
3. Popularidade
Muitos pais gostam de apostar em nomes populares e conhecidos. Mesmo que inconscientemente, um nome popular pode dar familiaridade e inclusão, enquanto nomes exóticos e raros podem destacar o seu pequeno, com uma individualidade maior. O ideal, caso você queira um nome diferente, é encontrar um equilíbrio entre popularidade e originalidade.
4. Considere o sobrenome
Uma dica que geralmente passa despercebida é a consideração que devemos ter quanto ao sobrenome. É muito mais legal se o seu bebê tiver um nome que combine com o sobrenome da família, especialmente evitando os nomes que possam criar trocadilhos indesejados.
5. Considere sua intuição e gosto pessoal
Outra dica importante é considerar como você gostaria de chamar o seu filho. Escolher nomes para bebês pode ser uma tarefa difícil, mas também pode ser muito fácil se você for honesto consigo mesmo e optar por um nome que realmente ame.
Assim, você ainda pode criar uma conexão especial com seu filho, escolhendo apelidinhos carinhosos e fortalecendo o vínculo afetivo entre vocês.
Ah, e não tenha medo de ouvir a opinião dos outros, tá? Muitos papais e mamães optam por consultar pessoas próximas e de confiança para opinar e comentar, só é preciso lembrar que a decisão cabe à você e ao seu parceiro.
Tendência de nomes para bebês
Os dados do Cartórios de Registro Civil divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) no final de 2022 apontaram que Miguel e Maria Alice foram os nomes mais escolhidos para o registro de crianças no Brasil. Mas você sabe quais foram os nomes mais escolhidos para meninos e meninas?
Veja a lista a seguir!
Nomes para meninos mais utilizados
Miguel
Significa “ninguém é como Deus”.
Heitor
Significa “aquele que guarda”, “aquele que retém o inimigo”.
Theo
Significa “Deus”, “Deus supremo”.
Davi
Significa “o amado”, “querido”, “predileto”.
Samuel
Significa “nome de Deus” ou “Deus ouve”.
Bernardo
Significa “forte como um urso”.
Ravi
Significa “o Sol”.
Gael
Significa “belo e generoso”; “de origem irlandesa”; “o que protege” ou “o protegido”.
Gabriel
Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, “mensageiro de Deus”.
Arthur
Significa “pedra” ou “grande urso”. Mas, apesar de sua origem ser um pouco incerta, muitos fazem relação ao Rei Arthur, personagem que ficou conhecido através da fábula dos “Cavaleiros da Távola Redonda”.
Nomes para meninas mais utilizados
Maria Alice
Significa “senhora soberana de linhagem nobre”.
Helena
Significa “a reluzente”, “a resplandecente”.
Alice
Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.
Laura
Significa “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”.
Maria Cecília
Significa “senhora soberana cega”.
Cecília
Significa “sábia”, “guardiã dos músicos”, “cega”.
Valentina
Significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.
Maitê
Significa “amável”, “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.
Maria Clara
Significa “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou “mulher pura e luminosa”, “mulher virgem e ilustre”.
Heloísa
Significa “saudável”, “saudavelmente larga”; “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”.
Gostou do nosso artigo? E dos nomes que escolhemos? A Bebê Dorminhoco é especialista em melhorias na relação e fortalecimento do vínculo entre mamães e bebês, especialmente na hora de recuperar as boas noites de sono na sua casa.
Precisando de uma consultoria especial? Fale conosco!