Músicas ajudam o bebê a dormir

Músicas ajudam o bebê a dormir

É verdade que a música causa a liberação de dopamina no cérebro, hormônio relacionado a sensação de prazer e que pode causar diversas reações no nosso corpo de acordo com a música ouvida. Uma boa música tem o poder de transportar nossos sentimentos e mudar nosso humor de várias maneiras.

Cenas de cinema causam um impacto maior nas pessoas quando acompanhadas por uma música, fazer exercícios parece menos cansativo quando se ouve algo mais animado, momentos de tristeza parecem menos ruins ao ouvirmos uma música, horas de relaxamento trazem melhores resultados associados à uma boa música.

Segundo a dra. Diane Bales, Professora Associada e Especialista em Extensão em Desenvolvimento Humano da Universidade da Geórgia, a música traz muitos benefícios às crianças tornando-as mais inteligentes e prepara o cérebro para processos de pensamento.

Um artigo publicado pela Academia Americana de Pediatria divulgou uma pesquisa intitulada “Os Efeitos da Terapia Musical nos Sinais Vitais, Alimentação e Sono em Bebês Prematuros”. Nessa pesquisa 272 bebês de 11 Unidades de Terapia Intensiva NeoNatal (UTIN) foram monitorados por musico terapeutas por 32 semanas. Foram observados efeitos positivos quando cantadas canções de ninar associadas aos sons do útero. Os bebês apresentaram melhores níveis de oxigênio no sangue, comportamento de sucção e diminuição do estresse conforme observado pelos pais (fonte: http://pediatrics.aappublications.org/content/131/5/902)

 

Benefícios da música para os bebês

– Muitas mães costumam colocar música para seus bebês escutarem quando ainda estão dentro da barriga. Especialistas observaram um aumento da atividade cerebral dos fetos ao ser tocada música para eles;

– Ajuda a estimular a audição nos recém-nascidos;

– Também estimula a linguagem e a vontade de se expressar;

– O bebê se sente mais feliz e relaxado.

– Melhora a concentração e a coordenação.

 

O que é o ruído branco

Ruído branco é um sinal sonoro com todas as frequências ao mesmo tempo ou uma mistura de ondas sonoras que se estende por uma faixa de frequência. Para entender melhor, é aquele barulho que as televisões antigas faziam quando colocadas em um canal fora de sintonia.

A ideia está em reunir sons para abafar distrações externas. Algumas pessoas usam esse recurso para conseguirem se concentrar melhor nos estudos, no trabalho ou para momentos de relaxamento, contra a ansiedade ou depressão, através do som das ondas ou da chuva.

Para os bebês, o ruído branco é o tipo de música mais indicado para tocar durante o sono. Uma mistura de sons que remetem ao ambiente do útero acalmam o choro, o bebê e garantem uma noite de sono muito mais tranquila. Um estudo feito em 40 recém-nascidos mostrou que 80% adormeceu com o ruído depois de cinco minutos.

Esse som pode ser encontrado na internet, no YouTube, em aplicativos para celulares e tablets, ou ainda um ventilador ou umidificador. O som da televisão também pode ser associado ao ruído branco, porém a luz pode agitar e atrapalhar, por isso, evite usar esse recurso para ninar o bebê.

 

 

Como a música ajuda o bebê a dormir

No YouTube, os títulos de músicas para bebês são os mais atrativos “música infalível para o bebê dormir”, “música para o bebê dormir em 15 minutos”, “Canção de ninar o bebê dorme na hora” e muitos outros títulos acompanhados das palavras “funciona”, “comprovado”, “infalível”, “rápido”. A lista é quase infinita, com vídeos que chegam a mais de 8 horas de duração. Existem também CDs e DVDs, sites direcionados e ainda é possível escolher uma entre o repertório da família.

Utilizar uma música calma e tranquila na hora de colocar o bebê para dormir tem dois benefícios:

– O primeiro é que o bebê vai associar a música a hora de ir para a cama, o que irá ajudar bastante na rotina de colocá-lo para dormir. Bebês gostam de previsibilidade, ou seja, a mesma música sendo tocada, todas as vezes, nesse momento fará com que ele se acalme com mais facilidade e durma mais tranquilo.

Outra vantagem da música é se o bebê precisar dormir em um lugar diferente por conta de uma viagem ou um passeio mais prolongado. Ao associar a música com a hora de dormir, o bebê ficará mais calmo, facilitando muito o processo.

 

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas redes sociais