Mãe de volta ao trabalho! Como ajudar o bebê a se adaptar?

O retorno ao trabalho é um momento muito temido por várias mães que não querem se distanciar dos seus filhos.
Esse afastamento é sentido principalmente pelos bebês que em nenhum momento se viram tão longe de suas mães por tanto tempo.
As dúvidas que envolvem essa adaptação são várias, por isso, elaboramos esse conteúdo cuja finalidade é disseminar dicas pertinentes a essa nova fase.
O momento pode ser vivido com tranquilidade pela mãe e pelo bebê quando a família se preocupa em proporcionar uma adaptação mais agradável a ambos, continue a leitura e confira as dicas que a Bebê Dorminhoco separou.
Como não sofrer com a volta ao trabalho?
Por mais que seja um momento que impacta diretamente a rotina dos filhos, as mães também sofrem bastante com essa adaptação.
Quando a licença maternidade acaba é o momento em que a mãe retorna ao trabalho.
Muitas das vezes se vêem culpadas pelo simples fato de terem que trabalhar e ficar longe de seus bebês.
A ansiedade gerada com esse sentimento pode ser angustiante, porém, deve-se lembrar que, é uma fase que pode contribuir com o fortalecimento dos laços entre mãe e filho.
Para que as mães não sofram com esse distanciamento aconselhamos que elaborem uma rotina para o bebê durante o seu horário de trabalho, pois não são todas as mães que têm o privilégio de trabalhar em home office e acompanhá-los com essa mudança na rotina.
A rotina é essencial para os bebês se adaptarem da melhor forma, além de ser um fator tranquilizante para as mães.
Confira abaixo nossas principais dicas sobre essa rotina de adaptação.
Rotina do bebê durante o horário de trabalho da mãe
A fim de facilitar esse período destacamos as seguintes dicas que podem ser pertinentes à nova rotina do bebê, tais como:
-
Adapte o horário do bebê
Adaptar os horários do bebê com os horários de trabalho da mãe podem tornar essa transição mais leve.
O ideal é que o bebê receba atenção da mãe antes da sua saída para o trabalho, dessa forma, a criança sente menos a sua falta e começa a se acostumar com sua ida ao trabalho.
Esse simples hábito pode auxiliar na adaptação do bebê.
-
Deixe a alimentação preparada
A alimentação é um dos pontos que mais incomodam as mães que precisam retornar ao trabalho.
A preocupação é válida, porém, organizar a alimentação dos pequenos pode facilitar a fase de transição.
Mães que ainda amamentam devem ordenhar a quantidade necessária de leite para manter o bebê nutrido durante o dia, além de ter o cuidado com sua conservação.
Se o bebê não mama mais o conselho é para que a família procure um nutricionista a fim de obter dieta que supra todas as necessidades nutricionais do bebê.
-
Adicione mais brincadeiras a rotina
As brincadeiras são uma ótima alternativa para manter os pequenos distraídos durante o tempo em que suas mães estão fora.
Adicione brincadeiras e atividades que estimulem o desenvolvimento infantil a fim de promover benefícios à saúde física e emocional das crianças.
-
Procure deixar o bebê com familiares próximos
A adaptação dos bebês ocorre de forma mais leve quando a criança fica com pessoas que ela já conhece, como o pai, avós e tias, por exemplo.
Os familiares são a escolha ideal para dar aporte durante esse período, porém, sabemos que nem todas as mães têm esse suporte, nesses casos, o conselho é que procurem por creches e escolinhas certificadas com profissionais qualificados para cuidar de crianças.
-
As sonecas são importantes nessa fase
As sonecas ao longo dos dias são essenciais para manter os pequenos mais tranquilos enquanto as mães estão trabalhando, além de contribuírem diretamente com o seu desenvolvimento saudável.
Tudo depende da idade, mas de forma geral cada soneca não deve passar de 2 horas, a fim de não prejudicar a qualidade do sono durante a noite.
Todas essas mudanças na rotina devem ser guiadas de forma tranquila pelas mães e familiares com o propósito de não impactar na saúde emocional das crianças.
Planeje uma rotina que beneficie a qualidade do sono do bebê
Toda essa mudança de rotina pode interferir diretamente na qualidade do sono do bebê, por isso, novos hábitos devem ser guiados pelos familiares de forma leve para que a criança não sofra durante essa transição.
As dicas citadas acima podem auxiliar nesse período, além de serem contribuintes positivos ao desenvolvimento saudável e feliz dos bebês.
A consultoria de sono da Bebê Dorminhoco pode ser de grande ajuda às mães durante essa fase.
Nossos cursos foram elaborados com a finalidade de atender famílias com bebês nas mais diferentes idades.
Nossa metodologia exclusiva é formada a partir da neurociência, com o propósito de promover consultoria de sono qualificada às famílias.
Nossos cursos são totalmente online e ajudam as famílias a promover a melhoria da qualidade do sono dos bebês, além de auxiliar os pais a lidar com a birra dos pequenos.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Bebê Dorminhoco e receba assistência completa.