Incentive o seu bebê a comer alimentos saudáveis desde cedo

Incentive o seu bebê a comer alimentos saudáveis desde cedo

A alimentação do bebê é vista desde os seus primeiro dias de vida como fundamental para o seu desenvolvimento saudável. Durante o primeiro semestre, a amamentação exclusiva é suficiente para garantir esse objetivo, porém, após os primeiros 6 meses, é necessário se dedicar com mais afinco a esse aspecto. 

 

Além de ser fundamental no desenvolvimento infantil, a alimentação do bebê interfere diretamente na prevenção de doenças e funcionamento saudável do corpo. Considerando isso, deve ser direcionado olhar atencioso aos nutrientes que estão sendo propiciados para a criança durante a infância. 

 

Para alguns pais o desafio é encarado como de extrema complexidade, porém, algumas dicas podem facilitar para que essa prática seja estabelecida sem maiores dificuldades. Neste blog, destacaremos orientações para facilitar essa etapa para a família. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

Dicas para fazer o bebê comer bem

Por muito tempo, os pais viram as guloseimas como artificio para convencer as crianças a mudar de atitude frente a algumas situações, ascendendo o desejo desenfreado por doces desde muito cedo. Com o passar do tempo e a distribuição acelerada dos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento infantil, percebeu-se o erro que era cometido por tantas famílias. 

 

Partindo deste ponto, a preocupação com a alimentação infantil passou a ser considerado por uma parcela maior da sociedade, como essencial para a manutenção da saúde infantil. Com isso, cada vez mais famílias passaram a buscar por métodos eficientes que contribuíssem para estabelecer alimentos mais saudáveis na rotina da criança. 

 

A Bebê Dorminhoco entende essa preocupação dos pais e, pensando nisso, preparamos 5 dicas que facilitarão a rotina dos pais que desejam que seus filhos passem a se alimentar saudavelmente. Abaixo, evidenciamos com detalhes cada uma delas, confira!

 

  • Retire as distrações durante a alimentação

Muitos falam da refeição como um horário sagrado, e essa afirmação não é errônea, tratando-se da atenção que devemos direcionar ao momento da alimentação. Para fazer o bebê comer qualquer tipo de alimento, especialmente os saudáveis, é necessário tirar de perto tudo o que pode afastar a atenção dele durante a refeição. 

 

Explique para a criança sobre os alimentos que ela está ingerindo e explique sobre como eles contribuem para a sua saúde. Lembre-se de não impor regras sem antes discorrer sobre os motivos que resultaram nela, principalmente, quando se trata de alimentação saudável. 

 

Ademais, se esforce para manter aparelhos eletrônicos desligados ou afastados durante as refeições. 

  • Não ofereça recompensas pela comida

A introdução de alimentos saudáveis para algumas famílias é árdua, por isso, alguns pais encontram como solução as recompensas como método para inseri-la na rotina da criança. É uma solução a curto prazo que pode decorrer em prejuízos futuros como a birra, pois a criança entenderá que deve ser recompensada por fazer o que é certo, como se alimentar saudável neste contexto que destacamos. 

Considerando isso, jamais ofereça recompensas como técnica para fazer o seu filho comer alimentos saudáveis. Busque sempre incentivar o seu conhecimento sobre a ingestão de alimentos saudáveis e procure a assistência de profissionais da área caso encontre maiores dificuldades. 

  • Priorize por realizar as refeições em ambiente apropriado

Além de manter objetos de distração longe da criança durante as refeições, torna-se essencial que elas sejam realizadas em ambiente apropriado. É fundamental estabelecer um espaço como padrão para as alimentações, assim como deve ocorrer para o horário de sono. 

 

Quando são predefinidos, a criança entende melhor sobre a importância de cada uma e os compreende melhor em sua rotina diária. Além disso, estabelecer um local como próprio para a alimentação estimula a interação entre os familiares e fortalece o laço de amor entre eles. 

  • Deixe o prato da criança mais alegre e colorido

Introduzir alimentos saudáveis nas refeições das crianças não é tarefa fácil, especialmente quando a criança está acostumada com a ingestão de alimentos ultraprocessados, porém, não é impossível. Para estabelecer essa prática da melhor forma, tornar o prato da criança mais colorido e lúdico se torna uma excelente alternativa. 

 

Reserve um período do seu tempo, para preparar os alimentos do seu filho com mais cuidado, dispondo os alimentos em formatos de animais, por exemplo. Porém, selecionar alimentos com diferentes cores já facilita essa introdução, além de promover uma gama de nutrientes mais completa para a criança. 

  • Dê o exemplo

Não adianta exigir da criança atitudes que você mesmo não cumpre, por isso, dê o exemplo se deseja que a criança realmente adote hábitos mais saudáveis em sua alimentação. Experimente ingerir os mesmos alimentos presentes no prato da criança, sempre incentivando a importância de cada um deles para o seu crescimento. 

 

Ver o bebê comendo saudável será uma grande conquista para você, além de auxiliar com o seu desenvolvimento saudável. Por isso, a importância de comer bem deve ser estimulada desde cedo para decorrer em benefícios a sua saúde física e emocional. 

 

A criança que come bem dorme bem

A alimentação da criança interfere diretamente em vários âmbitos da sua vida, inclusive na qualidade do sono, sendo assim, fica cada vez mais claro a importância de priorizar refeições mais saudáveis. A alimentação saudável para o bebê dormem melhor, pois por meio da ingestão adquirirem os nutrientes necessários para tranquilizar o organismo para o sono. 

 

Porém, vale salientar que outros aspectos devem ser considerados essenciais para propiciar sono de qualidade para o bebê. Com isso, a Bebê Dorminhoco estabeleceu técnicas baseadas na neurociência para promover conhecimento fundamental para as famílias que desejam ajudar os seus filhos a dormirem melhor.

 

Conheça o método de sono exclusivo da Bebê Dorminhoco e volte a ter noites de sono tranquilas!

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *