Iluminação para bebê dormir: claro ou escuro?

Iluminação para bebê dormir: claro ou escuro?

Essa é umas das dúvidas que muitos pais têm, como deve ser a iluminação do quarto do bebê para ele dormir bem à noite toda. A verdade é que quanto mais escuro estiver, melhor é para o bebê dormir.

A explicação para essa afirmação se dá através do funcionamento do nosso organismo, e isso funciona da mesma forma para os bebês, ou seja, a produção de melatonina, hormônio responsável pela indução e manutenção do sono, acontece somente quando está escuro.

Outra informação é que a melatonina influencia no ritmo circadiano, acertando o horário de sono, como um regulador do relógio biológico. Conforme o bebê for se acostumando que quando o quarto estiver escuro é a hora de dormir, mais fácil se torna ele fazer o processo de dormir sozinho, no berço, dentro do próprio quarto, sem acordar, sem precisar mamar e sem chorar.

 

Diferenciando o dia da noite

Já se sabe que as sonecas diurnas são muito importantes para o bebê. Isso descontrói o boato popular que é preciso forçar o bebê a ficar acordado o dia todo para que ele possa dormir bem a noite.

A verdade é que esse processo pode, aparentemente, funcionar com alguns bebês, porém eles ficarão muito mais irritados e propensos a ter dificuldades para manter esse padrão todas as noites, visto que dormiram pelo cansaço, não por aprenderem como fazer.

Outro erro é pensar, que durante as sonecas é preciso deixar o quarto bem iluminado, para o bebê aprende a diferenciar o dia da noite muito antes do que se possa imaginar.

A luz do quarto pode ser diminuída também de dia.

 

Quando pode ser preciso uma luz

Se o quarto for apenas do bebê, a necessidade de uma luz vai acontecer se for preciso enxergar o bebê, caso ele chore durante a noite ou for preciso verificar algo relacionado à saúde, como febre, tosse e refluxo ou outra coisa que ele precise.

Mas providencie uma luz que não ilumine o quarto demais.

 

O ambiente do quarto influencia no sono do bebê

Da mesma forma que os adultos precisam de um ambiente mais agradável para dormirem bem, os bebês vão adormecer melhor se todo o quarto estiver de acordo com a rotina do sono.

O bebê vai entender que aquela é a hora certa para dormir, quando se acostumar com a iluminação do quarto e a mudança na forma de agir de todos a sua volta. Procurar falar baixo, fazer menos barulhos, são um diferencial.

 

Como criar o ambiente perfeito

Aprenda como criar o ambiente ideal para que o quarto do bebê se torne convidativo e aconchegante para uma noite de sono tranquila e completa. Tudo isso você vai encontrar no curso da Bebê Dorminhoco. Um curso completo que traz TODO o passo a passo para organizar a rotina, fazer o desmame noturno (se necessário) e resolver os problemas de sono do seu bebê independente da idade. Curso de 0-5 meses ou ainda o curso de 6-23m.

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *