Guia: Dicas Para Um Ritual de Sono Mais Saudável

Uma rotina de sono para o seu bebê é de extrema importância para o desenvolvimento do pequeno e garante noites mais tranquilas, tanto para a criança quanto para os pais. Fazer a criança dormir mais ou menos no mesmo horário, ensinando para ele a diferença entre a noite e o dia, contribui para que o período de descanso seja ainda mais saudável.
Pensando em ajudar os papais nesse processo, nossa equipe preparou um conteúdo especial com algumas dicas para que o seu bebê tenha um ritual do sono que influencie de forma positiva no comportamento e hábitos dele. Acompanhe conosco a leitura!
Melhorando o sono do bebê
Sabemos que cada criança tem seu ritmo próprio de desenvolvimento e que varia de acordo com suas necessidades e particularidades. Ainda assim, existem dicas que podem se aplicar para todas as famílias – confira abaixo se elas são úteis para você e seu filho.
Reconhecendo os sinais de sono
Os pais notam duas polaridades no comportamento do bebê em seus primeiros meses: no geral ele está dormindo e, quando acordado, o bebê está mamando. Quando ele chora, quer dizer que já está estressado – e que já passou da sua hora de dormir, gerando incômodo. Você pode notar os seguintes indícios de que seu bebê está com muito sono:
- coçar ou esfregar os olhos;
- perder o interesse em brincadeiras ou interações;
- pedir por mais colo;
- bocejo;
- choro e agitação excessiva, indicando nervosismo.
Lembrando que o sono do bebê conta com o que chamamos de ciclos: períodos que ficam entre o acordar do bebê, podendo durar de 30 minutos à 3 horas, variando de cada criança. Temos um texto dedicado exclusivamente às curiosidades sobre o sono do bebê, e você pode conferir clicando aqui.
Investindo em horários regulares
A partir dos 6 meses, já é possível introduzir uma rotina de sono para o seu pequeno, com ele aprendendo a ter horários regulares para seus cochilos e ficar mais sonolento quando estiver perto desses períodos – o sonho de toda mamãe e papai.
É importante lembrar que o horário correto para as sonecas costumam variar de acordo com a idade do bebê, contando com uma quantidade de tempo indicada de acordo com as necessidades da criança. Listamos aqui as principais considerações acerca desse tema:
0 a 3 meses: os recém nascidos
Crianças dessa idade não costumam ter horário regular para dormir, podendo tirar vários cochilos que totalizam até 17 horas por dia!
4 a 12 meses
Nessa fase, as sonecas costumam ser mais previsíveis, ainda mais se os pais já começaram, desde os 6 meses, a tentar trazer uma certa disciplina para o sono da criança. Os cochilos passam a ser mais curtos, e os bebês já ficam cerca de 2 horas acordados nesses intervalos de sono.
2 a 3 anos
Com essa idade, os bebês já são grandes fãs das sonecas pós-almoço, dormindo de 90 minutos à 3 horas depois da refeição.
Baseadas nessas informações, é possível começar a entender melhor de que forma o sono do bebê se comporta, ajudando no processo de trazer horários regulares para que ele descanse e, ainda assim, consiga aproveitar o dia.
Preparando o ambiente
O local onde o bebê dorme influencia, e muito, no ritual do sono do bebê. É sempre importante manter um ambiente agradável, com silêncio e luzes apagadas, ou, no máximo, um abajur de luz fraca, além de evitar também brincadeiras muito perto da hora de dormir. Evite também que aparelhos com luzes, como TVs e tablets, estejam ligados no quarto da criança momentos antes dela dormir.
Dormir com os pais: pode?
É até indicado pelos pediatras que, nos primeiros meses, o bebê durma no quarto dos pais, na companhia dos dois. Esse hábito contribui com o vínculo familiar e ajuda nos momentos de amamentação noturna.
Porém, após o sexto mês de vida, o bebê já deve começar a reconhecer o próprio quarto e dormir, sozinho, nele. Isso vai incentivar a independência do bebê e ajudá-lo com um sono contínuo, além de dar privacidade aos pais.
O clima da casa faz toda a diferença
Chegando perto da hora da criança dormir, o ritmo da casa deve ir desacelerando aos pouco, reduzindo agitações, contato com tarefas domésticas e de trabalho, além de ir diminuindo, gradativamente, o excesso de iluminação ambiente e luz azul (a dos computadores, aparelhos de TV e demais gadgets). Não deixe que o bebê sinta que está em um ambiente que possa deixá-lo sobrecarregado ou estressado.
Conte com a ajuda do método de Sono do Bebê
Karla Mendonça é neurocientista, especializada no estudo do sono dos pequenos. Clique aqui para conhecer seu método de Sono do Bebê e garanta uma rotina mais saudável para o descanso e conforto da sua família.
Gostou da leitura? Leia também: Terapias Naturais Para Ajudar No Sono Do Bebê.