Evite que o nascimento dos dentes prejudique o sono do bebê

A fase da dentição é uma das mais difíceis do desenvolvimento de um bebê. Ele fica irritado e com dificuldade de lidar com aquela sensação que ele não entende. Nós, como pais, buscamos aliviar o incômodo da melhor maneira que pudermos, mas que nem sempre é a melhor, entenda como a fase de dentição pode prejudicar o sono do seu bebê e como evitar.
O nascimento dos dentes altera diversos aspectos da vida do bebê, muitos apresentam alterações no apetite, mudanças acentuadas no humor e até alterações fisiológicas como febre moderada e excesso de saliva.
Tudo isso claro interfere de maneira negativa no sono do seu bebê, e pode comprometer toda a rotina que você criou.
Quando começa o nascimento dos dentes do bebê?
A fase do nascimento dos primeiros dentes começa por volta dos 6 meses, podendo ser mais cedo ou mais tarde dependendo do organismo do seu bebê.
Durante o processo de nascimento dos 20 dentes de leite, as gengivas ficam sensíveis e o bebê pode sentir um pouco de dor e desconforto.
5 Dicas para aliviar os sintomas
Você pode ajudar ele a passar pela fase de dentição de maneira menos dolorosa, mas lembre-se que é necessário consultar o odontopediatra sempre que seu filho estiver em um processo de transição dentária além de levá-lo regularmente durante o crescimento, para evitar que ele tenha doenças agravadas como cáries e periodontites, veja a seguir algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas:
- Ofereça mordedores, nossa dica é usar líquidos frios para reduzir a temperatura.
- Dê ao seu bebê alimentos gelados, caso ainda não tenha começado a introduzir alimentos sólidos, congele o leite materno e dê-lhe como um picolé.
- Use seu dedo com dedeiras, bicos de silicone ou um paninho úmido para massagear a área, com cuidado para não machucar.
- O uso de medicamentos homeopáticos, desde que prescritos, podem ajudar a reduzir a irritação causada pela dentição.
- Pomadas anestésicas de uso tópico não são uma boa escolha, não use exceto se for prescrito por um odontopediatra.
Os medicamentos são utilizados apenas para aliviar sintomas, e caso necessário será prescrito pelo odontopediatra, pois o nascimento dos dentes é um processo natural que precisa ser respeitado.
Fique atento, pois nem todo bebê sente desconforto durante o nascimento dos dentinhos, portanto cuidado para não confundir outros problemas de saúde que podem acometer seu bebê com o processo de dentição.
Por isso, é importante que você observe atentamente o seu bebê, e caso esteja na dúvida procure a ajuda de um profissional de saúde especializado.
Ajudando o bebê a dormir melhor na fase de dentição
Durante o período de dentição evite mudar a rotina do bebê, por mais que nós possamos sentir vontade de deixá-los dormir no colo ou na nossa cama quando eles estão doentinhos, lembre-se que o processo de nascimento dos dentes é fisiológico e não patológico.
Portanto, além de usar as dicas que demos anteriormente e buscar as orientações passadas pelo odontopediatra, evite alterar drasticamente as rotinas do seu bebê para que isso não desfaça todo o seu trabalho para implantar um cronograma na sua vida familiar.
Se você chegou até aqui, imagino que esteja procurando soluções para o sono do seu bebê, não é?
Nós sabemos como esse desespero nos leva a buscar informações que tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade. Não erre nos cuidados do seu filho, conheça nosso método, melhore sua vida e traga qualidade ao sono do seu bebê.