Brincadeiras para bebês dos 10 aos 11 meses

Brincadeiras para bebês dos 10 aos 11 meses

O seu bebê provavelmente está engatinhando por toda a casa, ou preferiu pular essa parte e tentar se levantar apoiando nos móveis. Alguns, já ensaiam os primeiros passos, e há alguns mais acelerados que já fizeram isso e começam a aperfeiçoar o ir e vir.

As brincadeiras vão se tornando mais ativas, com mais movimentos. Ele ama quando acontece a interação com você, e se o papai entra na brincadeira fica melhor ainda. Por ele, poderia acontecer o tempo todo.

Na verdade, essa parceria costuma ter ótimos resultados. O bebê aprende mais brincando. Vocês passam bons momentos juntos, descobrindo o funcionamento de um brinquedo ou aprendendo uma nova atividade e ficam ainda mais próximos.

É provável que as vezes que se diz “não” tenha aumentado. Ele quer mais é explorar a casa e vai mexer em tudo que for permitido, e até no que não for. É até engraçada aquela carinha que entende o “não” e ao mesmo tempo quer continuar a fazer.

Você já reforçou a segurança da casa? Portãozinho ou outro móvel para proteger o acesso às escadas, tranca nas portas para lugares que apresentam maior risco como banheiro, lavanderia e cozinha, proteção nas tomadas e quinas dos móveis, também é bom tirar os móveis que podem cair quando ele tentar se apoiar.

O principal é que ele tenha uma relativa liberdade para se movimentar, então livre um espaço na sala, coloque todos os objetos que quebram para cima e permita que ele se divirta.

Quer sugestões de brincadeiras que você pode fazer com o seu bebê dos 10 aos 11 meses? Então, continue lendo.

 

Brincando com água

Em dias mais quentes, encha a banheira ou uma piscininha com água, coloque vários brinquedos e deixe o bebê se divertindo. É importante se atentar para duas coisas, a primeira é a temperatura da água, que não deve ser muito fria. A outra, é nunca deixar o bebê sem supervisão. Boa parte dos casos de morte infantil é por afogamento, e muitos acontecem dentro de casa, com o bebê se afogando dentro do balde ou bacia.

 

Embrulhando o brinquedo

Escolha um brinquedo que o bebê goste e embrulhe com papel alumínio. Brinquedos que emitem som são mais divertidos. Entregue ao bebê e peça para ele achar o brinquedo.

O bebê vai explorar todas as possibilidades antes de abrir. Talvez seja preciso que você abra uma parte para ele ver um pouco o que está lá dentro e queira continuar. Lembrando que é preciso a supervisão de um adulto para evitar que o bebê coloque o papel na boca e se engasgue.

 

Bolhas de sabão

Essa brincadeira agrada bebês de todas as idades, ficando mais interessante conforme ele cresce e se desenvolve. Agora, entre os 10 e 11 meses, ele vai tentar chegar até as bolhas para pegá-las. Vai perceber que elas estouram, mesmo que não entenda o que acontece.

Você pode falar “estourou” e fazer algum gesto, como levantar as mãos ou mexer a cabeça. O bebê vai imitar o que você fez quando as próximas estourarem. É uma forma dele não ficar tão frustrado quando isso acontecer.

 

Apontando as partes do corpo

Aponte algumas partes do seu corpo, como boca, nariz, olhos, barriga e aponte a mesma parte no bebê. Fale o nome de cada uma delas. Repita a atividade algumas vezes. Depois, pergunte ao bebê “onde está a boca do bebê?” ou “onde está a barriga?”, o pé, a mão e assim por diante.

Você pode usar música para incentivar esse aprendizado e tornar ainda mais divertido. Existe uma bem conhecida, com várias versões na internet, que é “Cabeço, ombros, joelhos e pés”. Mostre cada parte do corpo sempre que for cantado. O bebê deve tentar encostar em cada uma.

 

Dançar com o bebê

Antes ele ficava no seu colo, agora ele vai ensaiar alguns passinhos por conta, do jeito dele, claro. Não importa muito como ele vai dançar, e sim a diversão que é se mexer enquanto a música toca.

Escolha um repertório que ele goste, ou até um que você goste, desde que seja aconselhado para bebês. Lembre-se que o vocabulário dele já começa a ser formado e ainda que só comece a falar algumas palavras depois de 1 ano e meio, é bom ter cuidado com o que ele ouve em casa.

Ainda que prefira mais ficar no chão, ele vai gostar que você o pegue no colo para dançar com ele. Brinque com o momento. Finja que dança uma valsa. Somente tenha cuidado para não cair.

 

Encaixar e empilhar

Nas lojas de brinquedo existem opções com blocos coloridos, com desenhos variados que servem para encaixar e empilhar. Você também pode adaptar a brincadeira com objetos que tenha em casa, como potes de plástico, latas, entre outros, use sua imaginação.

A princípio, ele irá fazer uma pequena torre ou demorar um pouco mais para encaixar. Mostre como deve ser e depois observe as tentativas. Brinque com ele tentando montar uma pilha bem alta e depois derrube como a parte divertida da brincadeira. Desse jeito, ele irá se frustrar menos caso aconteça em outra ocasião.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário