Entenda sobre a evolução da visão dos bebês recém-nascidos!

Entenda sobre a evolução da visão dos bebês recém-nascidos!

Quando nascem os bebês recém-nascidos conhecem um mundo cheio de coisas para ver e conhecer, todos os dias descobrem novas possibilidades que chamam sua atenção.

Porém, quando são novos não conseguem enxergar com muita clareza o mundo de possibilidades à sua volta. 


A visão dos bebês recém-nascidos se desenvolve com o passar dos meses e cada etapa desse desenvolvimento é marcada pela conquista de novas habilidades. 


Nós da Bebê Dorminhoco elaboramos esse blog com muito carinho para falar sobre as principais fases que marcam a evolução e desenvolvimento da visão dos bebês recém-nascidos. 


Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

Como o bebê recém-nascido enxerga o mundo?

A princípio, logo após o nascimento, a visão dos bebês recém-nascidos ainda não está completamente madura.

Por esse motivo, luzes muito fortes e/ou ambientes muito iluminados não incomodam os bebês durante os primeiros dias de vida, por isso, os bebês não se incomodam em dormir em ambientes mais claros.

O completo desenvolvimento da visão do recém-nascido acontece em média até o fim do primeiro ano de vida. 


Abaixo destacamos os principais marcos do desenvolvimento da visão infantil.

Visão do bebê no primeiro mês de vida

A característica principal que marca a visão dos bebês durante os primeiros trinta dias de vida é o tamanho das pupilas, que são muito pequenas e não absorvem tanta luz.

Essa característica muda ao longo dos meses criando percepção maior sobre objetos, pessoas e espaços.

A capacidade de foco da visão fica restrita a uma distância média de 20 a 25cm.

Durante o primeiro mês de vida os bebês enxergam cores mais fortes como o vermelho, laranja e amarelo e ao longo dos dias começam a identificar cores como o verde, azul e violeta.

Inicialmente os bebês não têm total controle sobre a coordenação dos olhos, por isso, é comum quando direcionam apenas um dos olhos em uma direção, de forma rápida, porém, deve ser observado casos onde essa descoordenação acontece de forma contínua.

Visão entre o segundo e sexto mês de vida

Durante esses meses a cartela de cores que pode ser identificada pelos bebês aumenta, bem como sua percepção em relação a objetos à sua volta.

Os episódios de estrabismo diminuem e seus olhos se tornam mais sensíveis à luz.

A sensibilidade à luz desenvolvida pela criança é essencial para dar início a produção de melatonina e regulação do relógio biológico.

Entenda também sobre A Relação do Leite e o Relógio Biológico do Bebê.

A visão do bebê durante esse período pode ser estimulada com o auxílio e movimentação de brinquedos e objetos com cores vibrantes.

Visão do bebê entre o sétimo e décimo segundo mês de vida.

O desenvolvimento da visão dos bebês durante essa fase é extremamente aguçado e é capaz de identificar objetos.

Esses meses representam o desenvolvimento rápido da visão e se torna comum que os bebês comecem a se apegar a alguns brinquedos específicos.

Identificam com mais clareza a distância dos objetos e tem maior dimensão sobre espaço e tempo.

Os avanços da visão dos bebês durante esse período são significativos e contribuem diretamente com o desenvolvimento infantil.

Chegando perto do último mês do primeiro ano de vida, os bebês já conseguem identificar distância, profundidade, cores e dimensão sobre espaços.

Durante os meses finais do primeiro ano de vida já é possível identificar a cor final dos olhos dos bebês.

Para que o desenvolvimento ocular do bebê ocorra de forma efetiva é essencial que a família tenha cuidado sobre o tempo em que os pequenos ficam na frente das telinhas como o celular, tablet e tv. 

 

Desenvolvimento da visão e qualidade do sono

A relação entre esses dois fatores acontece por meio da regulação do relógio biológico.

Conforme ocorre o desenvolvimento ocular ocorre também a regulação do relógio biológico e consequentemente a secreção de melatonina.

A secreção de melatonina depende diretamente da diferenciação entre o dia e a noite pelos olhos, o organismo humano entende que é hora de dormir também por conta do escurecimento do dia.

Dessa forma, estabelece-se relação direta entre o desenvolvimento da visão dos bebês com a qualidade do seu sono.

Além do desenvolvimento da visão do bebê, outras ações podem ser adotadas pelas famílias com a finalidade de melhorar a qualidade do sono do bebê e consequentemente de toda a família.

A consultoria exclusiva da Bebê Dorminhoco permite que famílias aprendam várias técnicas para acabar com as noites mal dormidas da família, e melhor, tudo de forma online.

Conheça os cursos da Bebê Dorminhoco e aprenda a dar ao seu bebê e a sua família noites tranquilas e um sono de qualidade. 

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *