Entenda como apneia do sono pode afetar o seu bebê

Um problema que ganhou bastante destaque por atingir uma grande parcela da população adulta, a apneia do sono também pode afetar as crianças, prejudicando todo o desenvolvimento do seu filho, entenda esse problema que pode reduzir a qualidade do sono do seu bebê sem você perceber!
Como é a apneia do sono em crianças?
A apneia do sono afeta a respiração das crianças durante os períodos de repouso, e pode ocorrer no sono noturno e durante as sonecas que ele precisa ter ao longo do dia.
Saiba mais sobre a importância da soneca para seu bebê se desenvolver de forma saudável lendo este artigo.
A apneia é caracterizada por uma parada na respiração, que ocorre por no mínimo 10 segundos, causada por uma obstrução nas vias aéreas, ou seja se o seu bebê sofre de apneia do sono em diversos momentos durante o repouso o ar não chega aos pulmões da maneira correta. Consequentemente isso reduz significativamente a qualidade do sono do seu bebê.
A prevalência de ronco é elevada e dependendo da forma como ele é definido pode variar entre 1,5% e 15%, segundo este artigo do Jornal Brasileiro de Pneumologia. Porém, nem sempre uma criança com apneia do sono vai necessariamente roncar, o que dificulta a percepção.
Como posso saber se meu filho tem apneia do sono?
Apesar da ausência do ronco em algumas crianças dificultar a percepção de que tem apneia do sono, há outros sinais que podem indicar que seu filho esteja sofrendo com este problema sem saber.
Para identificá-los você precisa observá-lo atentamente durante a rotina de sono e verifique se ele apresenta alguns destes sinais:
- Roncos durante o sono, pode ser alto ou quase inaudível, mas ocorre todas as vezes que ele dorme.
- Pausas na respiração, caracterizada por uma para curta na respiração reiniciando em seguida com um barulho alto semelhante ao ronco.
- Dificuldade na respiração, principalmente nasal e que pode ficar barulhenta quando ela deita de costas.
- Seu filho está se movimentando muito durante o sono.
- Está acordando frequentemente durante o sono e fora dos horários.
A apneia do sono a longo prazo pode apresentar também sinais durante as atividades diurnas do seu filho, entre elas:
- Hiperatividade e outros problemas de comportamento.
- Mau humor, birra ou irritabilidade.
- a voz do seu filho pode ficar anasalada.
- Cochilar fora dos horários habituais.
- Muito cansaço.
- Dor de cabeça durante o dia, principalmente ao acordar.
Estes sinais diurnos indicam principalmente que seu filho está com baixa qualidade de sono, por isso se descartado a possibilidade dele ter apneia do sono procure meios eficazes de melhorar a qualidade do sono do seu bebê, antes que ele desenvolva problemas crônicos.
O que eu faço se suspeitar que meu filho tem apneia do sono?
Ao observar que seu bebê está com alguns dos sinais indicados, principalmente durante o repouso e você suspeita que seja apneia do sono, leve seu filho ao pediatra.
É necessário que ele passe por um exame físico e que você responda as perguntas do médico com bastante atenção. Faça um checklist com as suas observações para ajudar na hora de comunicar a situação para o médico.
Para diagnosticar corretamente o problema, o médico irá indicar um exame chamado Polissonografia, que precisa ser feito no ambiente controlado de um laboratório do sono, além disso é possível que ele solicite exames complementares para verificar o estado de saúde do seu bebê.
O que acontece com meu filho se não tratar a apneia do sono?
Se você não iniciar o tratamento para a apneia do sono o quanto antes, pode afetar diretamente a vida do seu bebê inclusive se perpetuando para a vida adulta. Dificultando o desenvolvimento pleno, tanto intelectual quanto físico.
Além disso, uma criança que possui comorbidades pode também ter o quadro agravado pela apneia do sono.
A qualidade do sono é primordial para a saúde do seu filho. Portanto, se qualquer fator que afete o repouso do seu filho for identificado, seja ele ambiental, comportamental ou de saúde, você precisa resolver em tempo hábil para garantir que ele tenha plenas capacidades sociabilidade e aprendizado.
Quais as causas de apneia do sono em crianças?
A apneia do sono está principalmente ligada a outros aspectos da saúde que devem ser identificados por um médico para garantir o tratamento correto do problema. Veja alguns destes fatores:
- Histórico familiar de apneia.
- Problemas neurológicos que afetam o controle da respiração.
- Formato anormal na garganta ou na face.
- Excesso de peso corporal.
- Distrofia muscular.
- Síndromes congênitas.
- Adenóides ou amígdalas aumentadas.
Como a apneia do sono é tratada em crianças?
Os casos de apneia do sono são tratados de acordo com o motivo do problema, ou seja, após o diagnóstico da apneia do sono, o médico precisa diagnosticar a causa para então receitar um tratamento eficaz.
Ou seja, dependendo do motivo, o tratamento será feito à base de remédios, com mudanças de hábitos ou em último caso com cirurgia.
Em muitos casos é necessário o acompanhamento conjunto de vários especialistas como nutricionista, fonoaudiólogo e odontopediatra.
Procure também durante o processo de tratamento melhorar a qualidade do sono do seu filho, para que o processo de cura seja facilitado.
Estamos à disposição para ajudar você e seu bebê a ter mais qualidade de sono e de vida! Vamos te ajudar a melhorar a rotina do seu filho, saiba mais.