Brincadeiras para crianças dos 7 aos 8 anos

Brincadeiras para crianças dos 7 aos 8 anos

As crianças de 7 e 8 anos têm ótima coordenação motora, entendem bem as regras de um jogo e conseguem se manter focados em uma atividade por mais tempo. Dependendo do jogo, podem passar horas se divertindo.

Diferente de quando eram bebês, em que as brincadeiras eram direcionadas para o desenvolvimento físico, agora são orientadas com a intensão de trabalhar o lado psicológico.

Enquanto brincam, aprendem a focar a atenção, pensam antes de agir, planejam objetivos e procuram segui-los, são estimuladas a controlar certas emoções, a entender o conceito de participar e se tornam mais flexíveis diante de uma frustração.

A maioria consegue resolver conflitos por conta, embora seja necessário uma eventual interferência em certas questões. Gostam de jogos que sejam desafiadores e são bastante competitivos.

Experiências que demonstram como as coisas acontecem ou funcionam também despertam o interesse, por isso, criar possibilidades para a criança explorar é bem interessante.

Ainda que muitas crianças nessa idade prefiram os jogos eletrônicos e o uso de dispositivos eletrônicos, incentivar atividades fora da internet traz muitos benefícios, além de criar uma maior interação com a família.

Abaixo, veja algumas brincadeiras que podem ser feitas com crianças dos 7 aos 8 anos.

 

Jogos de Tabuleiro ou de Cartas

Batalha naval, damas, ludo, xadrez, Uno, Mau Mau, são algumas das sugestões de jogos que podem ser apresentados à criança. Algumas podem ter mais facilidade de estratégia que outras, o que não representa atraso ou avanço no desenvolvimento.

 

Alerta

Uma brincadeira de bola para um grupo de crianças e um espaço maior. Escolhe quem começa a brincadeira. Na sua vez, a criança joga a bola para cima, enquanto as outras correm o máximo que puderem para longe dela.

Assim que conseguir pegar a bola, a criança grita “Alerta”, então todas devem parar onde estão. Então, ela pode dar três passos, que podem ser bem longos, até a criança que estiver mais próximo e tentar jogar a bola. Se a bola acertar, é a vez dessa criança dar o alerta. Se não acertar, joga de novo.

 

Stop ou Adedonha

Seja qual for o nome que você prefira chamar, a brincadeira tem as mesmas regras. Existem algumas versões online ou através de aplicativos, porém algumas folhas de papel e canetas servem para começar a diversão.

Escolha quais serão as categorias de palavras a serem escritas, entre elas, nome, país, cor, fruta, animal, filme, música, artista… procure não criar muitas para a brincadeira ser mais dinâmica.

Escolha ou sorteie uma letra do alfabeto. Ao dar o sinal, todos devem escrever o nome de uma coisa relacionada à categoria com a letra escolhida. Assim que o primeiro participante terminar de preencher a lista, deve dizer Stop ou Adedonha. Conta-se quem obteve mais repostas iguais ou diferentes. Ganha a rodada quem tiver mais pontos.

 

Adivinhe o desenho

Imprima ou escreva alguns cartões com o nome de figuras, ações, animais, entre outras opções. Se a família for grande, você pode separar em dois grupos ou tentar adivinhar individualmente.

Folhas grandes de papel, quadro branco ou quadro negro tornam mais divertido, porém se pode também usar folhas simples de sulfite. Na sua vez, o participante sorteia um cartão e deve desenhar na folha enquanto os outros tentam adivinhar durante um limite de tempo.

 

Caça ao Tesouro

Esconda uma caixa ou sacola com algumas guloseimas e crie pistas para que a criança procure o “tesouro” pela casa. A criança deve treinar o pensamento lógico e conseguir encontrar em menor tempo.

Se o espaço para procurar for maior, as pistas podem ser mais elaboradas, com detalhes sobre cada lugar. Se estiver dentro de casa e o espaço for pequeno, você pode aumentar o número de dicas para dificultar a brincadeira.

 

Espelho

Fique de frente para a criança ou escolha outros dois participantes para fazer a brincadeira. Ambos devem tentar fazer os mesmos movimentos, como se estivessem em frente à um espelho.

A brincadeira vai ficando divertida conforme os movimentos vão sendo criados. Os participantes podem combinar se um deles será o primeiro a fazer ou se farão ao mesmo tempo.

 

Quem sou eu?

Você pode imprimir fotos ou imagens ou apenas escrever o nome em post-it. Cada um cola o papel na cabeça e através de perguntas aos quais as respostas sejam apenas “sim” ou “não” deve descobrir quem é o personagem ou objeto escrito no papel.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário