Seu bebê acorda muito a noite? Aprenda como resolver!

Fonte: (Reprodução/Internet)

De bebês a adultos, todos possuem um ciclo do sono e é comum que ocorram despertares noturnos breves durante a noite. Os bebês, sobretudo, podem acordar por conta do ciclo do sono ou por conta de algumas necessidades fisiológicas. 

Elas podem despertar de madrugada porque precisam se alimentar, pedir o aconchego dos pais ou apenas acordam e não conseguem voltar a dormir. 

Neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre os despertares noturnos e algumas técnicas para evitar que isso ocorra e para ajudar a sua criança a voltar a dormir. Boa leitura!

Principais motivos do bebê acordar de madrugada

O primeiro motivo que faz os bebês acordarem de noite é a fome. Os bebês mais novos precisam da amamentação como a sua principal fonte de alimentação e por isso podem despertar de madrugada procurando por leite.

Além disso, interferências externas também podem fazer com que os pequenos acordem, que podem ser uma fralda suja, frio, calor, roupas apertadas ou que diminuam a mobilidade e outros. Diante disso, é necessário atentar-se às condições de sono do bebê. 

Quando o bebê está doente é comum que ele tenha uma noite conturbada. Nesse caso, a consulta com o pediatra é imprescindível. 

Por fim, a principal causa dos despertares noturnos são as associações de sono. Geralmente, existem hábitos na hora de dormir que o seu bebê pode ter se acostumado, como dormir mamando ou embalado no colo.

Existem algumas técnicas que podem diminuir a recorrência dos despertares noturnos. A seguir, confira algumas dicas que são capazes de melhorar as noites do seu bebê:

Dicas para evitar os despertares noturnos

Algumas dicas podem evitar que os despertares noturnos sejam frequentes. Por isso, é necessário se atentar a pequenos detalhes que fazem grande diferença na qualidade do sono da sua criança. 

Evite dias agitados

O bebê não pode passar por dias muito conturbados, pois isso pode se refletir na sua noite de sono. Acontece que as crianças, quando submetidas a esses dias, podem se sentir exaustas, agitadas e irritadas, o que faz com que a noite não seja tão tranquila quanto costuma ser.

Permita as sonecas

As sonecas são fundamentais para o sono noturno do bebê. É comum que as crianças mais novas durmam muitas horas em um dia. Por isso, quando a criança sentir sono, a permita descansar. Essa permissão, ao contrário do que muitos dizem, contribui para uma boa noite.

Outra coisa que não deve ser feita quando falamos de soneca é adiar os horários em que o organismo da criança está acostumado a dormir. Fazer isso pode desregular a hora em que ela dorme de noite.

Realize o ritual do sono

Cada bebê possui um ritual que prepara o bebê para uma noite de sono. Resumidamente, é adequado dar um banho relaxante na criança, depois colocá-la em uma roupa adequada ao clima e que possibilita a sua mobilidade. Além disso, as luzes devem ser reduzidas. Você ainda pode oferecer o seio e tocar uma canção de ninar no volume baixo.

Meu bebê acordou de madrugada: como fazer ele voltar a dormir?

Depois de proporcionar condições para que o pequeno durma bem a noite, é necessário saber o que fazer caso, mesmo assim, ele acorde de madrugada. Veja algumas indicações que podem ser eficazes:

Coloque o berço do bebê no seu quarto para evitar os despertares noturnos

Nos primeiros meses é necessário que o bebê durma em um berço no quarto dos pais. Isso vai facilitar que os pais atendam às necessidades da criança, como a amamentação e as outras atividades que vamos citar logo abaixo.

Reproduza o ruído branco

O ruído branco é uma frequência de sons capaz de inibir os barulhos externos e colocar o bebê em um estado de concentração e relaxamento. Além de ser recomendado para ajudar na retomada do sono, ele também pode ser utilizado para induzir o início. 

Você consegue encontrar o ruído em qualquer reprodutor de áudio ou plataformas de vídeos, como o YouTube. No aplicativo “Bebê Dorminhoco”, disponível nas lojas de aplicativo Play Store e App Store, você também encontra vários ruídos para bebês.

Nine a criança em situações de despertares noturnos

Ter que ninar o tempo todo pode ser cansativo, mas é necessário nos casos em que o bebê acorda e não consegue dormir de novo. Você, responsável pela criança, é quem sabe qual é a melhor maneira de ninar o seu bebê. 

Estimule a criança a cair no sono sozinha

Quando o bebê realmente precisa dos pais, ele chora ou fica muito irritado. Quando isso não ocorrer, você pode deixá-lo onde está para que ele volte a dormir sozinho. 

Se os pais sempre intervém quando a criança desperta, é comum que ela crie um hábito e precise disso toda vez que acorda de madrugada.

A dica é observar e conduzir o bebê. O importante é estar presente para suprir as suas necessidades. Caso contrário, deixe que ele sozinho consiga entender como retomar ao sono. O processo é lento mas pode ser bastante efetivo.

Com essas dicas será muito mais fácil fazer com que o pequeno aprenda a ter uma noite de sono mais regular. 

Já pensou em ter acesso a um guia completo sobre o sono dos bebês?

Karla Mendonça é neurocientista e especialista em sono de bebês. Além disso, possui uma graduação em Educação pela Universidade da Flórida. 

Por conta de sua tripla maternidade, passou a se aprofundar no comportamento e sono das crianças e resolveu produzir um método completo para que todos os pais pudessem ter acesso a informações valiosas.

Para saber mais, clique neste link.

Gostou deste artigo? Leia também: “Sono do Bebê: Principais Curiosidades”.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *