Dente à Vista: Sintomas do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Dente à Vista: Sintomas do nascimento dos primeiros dentes do bebê

É esperado que durante o primeiro ano de vida do bebê ele comece a lidar com o nascimento dos primeiros dentes. A fase da dentição é comumente vista como uma das mais difíceis quando falamos em desenvolvimento do bebê. 

Claro que cada criança reage à sua maneira, e os pais precisam ser pacientes para lidar com os sintomas, que podem incluir irritação, vermelhidão na gengiva e muito mais!

Normalmente, o primeiro dente do bebê começa a querer aparecer por volta dos seis meses; e embora nós papais não consigamos prever o exato momento, há alguns sinais de que o primeiro dente está em vias de chegar. 

Como já falamos, cada bebê tem sua maneira de reagir à fase da dentição, mas a maioria costuma apresentar alguns sintomas considerados básicos. 

Primeiro começa a irritação, visto que o bebê terá dificuldade de lidar com aquela sensação ainda desconhecida. Essa irritação pode provocar alterações até de comportamento, e seu bebê pode apresentar o mau comportamento com o qual você não está acostumado. É importante saber lidar da melhor maneira! 

Quando surgem os primeiros dentes?

Apesar da crença comum ser que os primeiros dentinhos do bebê começam a aparecer perto dos seis meses, cada organismo tem seu próprio ritmo e flui da maneira que quer; com os bebês isso não poderia ser diferente. 

De todo modo, é natural que o nascimento dos primeiros dentes ocorra em algum momento entre os três meses até o primeiro ano. 

Sendo assim, ao passo que a criança chegar à marca dos três anos, já terá, provavelmente, em torno de vinte dentes de leite na boca.

Ordem de nascimento dos dentinhos do bebê

  • Incisivos inferiores: em torno de 5 a 7 meses.
  • Incisivos superiores: entre os 6 e 8 meses.
  • Incisivos laterais superiores: entre 9 e 11 meses.
  • Incisivos laterais inferiores: entre 10 e 12 meses.
  • Primeiros molares: entre 12 e 16 meses.
  • Caninos: entre 16 e 20 meses.
  • Segundos molares: entre 20 e 30 meses.

 

Os principais sintomas do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Agora que falamos um pouco sobre o parâmetro geral do nascimento dos dentinhos do seu bebê, vejamos um pouco dos principais sintomas que indicam o nascimento dos primeiros dentes de leite nos bebês. 

É importante salientar que no período em que os dentinhos começam a aparecer, seu bebê precisará de muita atenção, carinho e cuidado!

Quase todo bebê apresentará o famigerado inchaço na gengiva em algum grau, já que quando o dentinho começa a emergir, a área da gengiva se torna ainda mais sensível, o que pode causar o inchaço doloroso.

Outro sintoma é o excesso de baba; sim, isso mesmo! É fascinante como um serzinho tão pequeno pode produzir tanta baba, mas essa fase da dentição provavelmente vai fazer com que seu filho produza muita saliva, até mesmo meses antes do surgimento do primeiro dente.

A baba também é responsável por outro sintoma: a erupção cutânea. Apesar do nome, isso não é nada absurdamente preocupante, uma vez que essa erupção é causada pelo excesso de baba. 

Para resolver, basta limpar a área em que a baba escorrer. Porém, fica o aviso de que se a pele do seu filhote já estiver irritada, é só hidratar bem a área até que ela se cure.

Um dos piores sintomas é a dor. Claro que não é uma regra que todo bebê sente muita dor a ponto de chorar o tempo inteiro, mas para alguns bebês, a dentição é uma experiência extremamente dolorosa, o que nos leva ao próximo sintoma: a irritabilidade. 

O desconforto provocado pelo nascimento dos primeiros dentes do bebê podem fazer com que ele fique mais agitado e irritado. 

Enquanto para alguns bebês isso passa um pouco rápido, outros são “premiados” com uma duração mais longa, podendo chegar a semanas de incômodo. 

Com o surgimento dos primeiros dentinhos, é natural que seu bebê aprenda rápido que a pressão contrária alivia o desconforto da dentição; e muito provavelmente ele vai começar a morder tudo o que conseguir. Mordedores e bochechas podem não escapar ilesos! 

Há também outros sintomas que tendem a ser mais preocupantes, como a febre. O inchaço na gengiva pode provocar uma febre considerada leve ou moderada de até 38 °C. 

Nesse caso, você deve fazer como em qualquer outra febre baixa. Mas se ela passar de 38 ou durar mais do que três dias, a melhor opção é entrar em contato com seu pediatra. 

Ainda na linha de sintomas que merecem mais atenção, vem a perda de apetite. Quando a fase de dentição começa e os dentinhos começam a brotar, a sucção gerada pela ingestão na mamadeira ou no seio tende a ser desconfortável para o seu bebê. Sendo assim, ele pode apresentar mau comportamento ou relutância para se alimentar. 

Por último, e não menos importante, vem o momento em que seu bebê pode apresentar problemas para dormir. Esse é um dos piores sintomas do nascimento dos primeiros dentes! Se seu pequeno tiver alterações de humor e comportamento durante o dia, há certa chance que isso perdure até o anoitecer. 

Nessa fase de dentição e nascimento dos primeiros dentinhos, há casos de pequenos que costumam acordar durante a noite, mesmo quando já estavam acostumados a dormir a noite inteira por meses. Saiba como evitar que o nascimento dos dentes prejudique ainda mais o sono do seu bebê. 

Como aliviar os sintomas?

A gente sabe que essa fase de dentição é muito complicada tanto para os bebês quanto para os pais, mesmo os que não são de primeira viagem tendem a sofrer com o nascimento dos primeiros dentes do bebê. 

Mesmo você sendo fera em identificar sintomas, nada impede que seu bebê sofra, por isso, é importante você saber que existem algumas medidas para ajudar!

Uma delas é lavar bem as mãos e esfregar um dos dedos na gengiva da criança por cerca de dois minutos. A massagem pode ser um dos estímulos para uma sensação de alívio. 

Falando em alívio, outra medida para ajudar com os primeiros dentinhos é dar carinho e afago. Como é comum que seu filhote fique irritado e manhoso, é importante cultivar a paciência e dar atenção.

Apesar disso, o melhor remédio tende a ser a mastigação. Objetos como anéis de dentição, chocalhos e outros brinquedos flexíveis são os maiores aliados para ajudar o seu filhote a aliviar a dor e coceira. 

Vale ressaltar que em casos extremos em que os sintomas dos primeiros dentinhos estão ultrapassando o esperado, o bebê pode tomar um analgésico, desde que seja receitado pelo seu médico de confiança.

Nós sabemos como esse desespero nos leva a buscar informações que tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e passar bem durante o dia! Ninguém quer ver o filho sofrendo, afinal. E um bebê com o sono em dia, ajuda os pais a desfrutarem do melhor que a maternidade e paternidade podem oferecer. Não erre nos cuidados do seu filho, conheça nosso método, melhore sua vida e traga qualidade ao sono do seu bebê.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *