Conjuntivite em bebês: como cuidar dos olhinhos vermelhos?

Olhos vermelhos, muita remela e irritabilidade podem ser sinais de conjuntivite no bebê. Ele passa a ficar mais irritado e leva as mãos com frequência em direção ao rosto devido ao desconforto.
O primeiro passo é levar o bebê ao oftalmologista ou pediatra. Eles irão orientar qual o melhor tratamento indicando pomadas, remédios e auxiliando qual a melhor forma de limpar os olhos.
Apesar de assustar os pais de primeira viagem, a conjuntivite é uma doença ocular muito comum em bebês, principalmente, durante o verão e a primavera, quando o clima costuma ser mais quente.
Alguns cuidados precisam ser tomados quando essa doença aparece. Por isso, preparamos um artigo sobre o assunto para ajudar as famílias a passarem por esse momento sem grandes problemas.
O que é a conjuntivite?
Existem quatro tipos de conjuntivite: a viral, a bacteriana, a alérgica e a neonatal.
A conjuntivite viral é causada por um adenovírus que ataca a conjuntiva do olho, uma membrana que reveste a pálpebra e que retrai para cobrir a esclera.
Esse tipo de conjuntivite é altamente contagiosa e geralmente, inclui o aparecimento de secreções aquosas que facilitam a disseminação da doença a outras pessoas.
Já a conjuntivite bacteriana é uma infecção causada por bactérias. Ela é também extremamente contagiosa.
A bacteriana afeta a camada externa dos olhos e provoca o aparecimento de pus e muco nos olhos.
Na conjuntivite alérgica, a mucosa do olho inflama devido a uma alergia. Uma das principais causas é o pólen.
E por último, temos a conjuntivite neonatal. Ela cria uma secreção ocular purulenta e aquosa devido à irritação química ou organismos patogênicos.
Independente do tipo de conjuntivite, é aconselhável a visita ao médico para a obtenção de um diagnóstico preciso e tratamento eficaz ao tipo de conjuntivite.
A conjuntivite em bebês
A conjuntivite em bebês pode se apresentar de diversas formas, seja por bactéria, vírus ou alergia.
Os sintomas podem incluir:
- coceira nos olhos;
- inchaço nas pálpebras;
- hipersensibilidade a luz;
- irritabilidade;
- secreção aquosa;
- produção de muco e pus;
- dificuldade para comer;
- febre (conjuntivite bacteriana);
- olhos avermelhados;
- inchaço.
A conjuntivite pode estar presente em apenas um olho ou nos dois olhos, geralmente quando está presente em ambos os olhos, é uma conjuntivite alérgica.
A avaliação do oftalmologista ou pediatra é muito importante para o diagnóstico e a orientação do tratamento correto.
O profissional de saúde terá a incubência de receitar o remédio para conjuntivite infantil que seja eficaz para o tratamento, bem como os principais cuidados a serem tomados durante o processo.
Nós da Bebê Dorminhoco separamos algumas dicas que podem auxiliar nesse momento, continue a leitura e confira.
Dicas para cuidar dos olhinhos dos bebês com conjuntivite
Destacamos dicas essenciais para cuidar dos olhinhos dos bebês com conjuntivite, confira abaixo:
- Deixe o bebê em casa
- Lave as mãos do bebê constantemente
- Evite carinhos como beijos e abraços
- Troque a roupa de cama todos os dias
- Utilize os colírios receitados pelo oftalmologista
- Faça compressas com gaze para diminuir os desconfortos
- Limpe as secreções dos olhos do bebê com gaze e soro fisiológico
O ideal é que durante o tratamento o bebê permaneça em casa sob vigilância constante dos pais. Também é importante para diminuir as chances de contaminação em casos onde a conjuntivite é contagiosa.
Como lidar com a birra do bebê com conjuntivite?
A criança com conjuntivite sente extremo desconforto por dias até que a inflamação nos olhos passe, em casos onde a conjuntivite é bacteriana podem enfrentar ainda as fortes dores de cabeça.
Todos esses sintomas contribuem para que o bebê manifeste diversos episódios de birra, diante disso, é fundamental que a tratativa com as crianças envolva bastante paciência e compreensão por parte dos pais.
A birra excessiva comum a períodos de doença pode soar como assustadora para alguns pais que ficam sem saber como lidar com a criança nessa situação.
A Bebê Dorminhoco te ajuda a lidar com a birra do seu bebê, nossos cursos têm metodologia baseada na neurociência com técnicas que realmente funcionam.
Se você não sabe mais lidar com esse tipo de episódio, invista no nosso curso exclusivo: Como lidar com birra?