Conheça mais sobre os saltos de desenvolvimento dos bebês

Os saltos de desenvolvimento são acontecimentos comuns durante a fase de crescimento da criança, ainda que não seja um período fácil de superar. Entenda mais!

A vida do ser humano é um constante aprendizado. A todo momento, encaramos situações e contextos que nos fazem aprender muito mais do que a gente imagina.

 

Entretanto, a fase de aprendizado e desenvolvimento cognitivo é muito mais nítida e intensa em bebês. Afinal, os pequenos acabaram de chegar ao mundo e estão, gradualmente, se adaptando à nova realidade.

 

Quase tudo é um aprendizado para os bebês. Desde os costumes e brincadeiras que você reserva um tempo para ensinar, até as caras que você faz enquanto olha para ele. 

 

Os mínimos detalhes da rotina, sejam palavras, gestos ou caras, são observados pelos bebês, que tentam replicar com o próprio corpo. 

 

Durante essas fases do desenvolvimento infantil, existem alguns pontos na linha do tempo, chamados de saltos de desenvolvimento. 

 

São nestes contextos que os bebês mostram uma adaptação e novos aprendizados, e mesmo que signifique que o desenvolvimento cognitivo está em dia, podem ser acompanhados de momentos conturbados para a criança e seus pais.

 

Neste texto, o Bebê Dorminhoco preparou um conteúdo simples e prático para te explicar tudo o que você precisa saber sobre os saltos de desenvolvimento. Vamos lá?

 

O que são os saltos de desenvolvimento?

 

Os saltos de desenvolvimento são caracterizados por momentos nos quais o bebê adquire e reconhece as habilidades e costumes que aprendeu com a sua vivência.

 

Esses aprendizados podem ser tanto no desenvolvimento cognitivo, linguístico, sensorial, motor e até mesmo social.

 

Entretanto, essas ocasiões podem acompanhar algumas alterações e desconfortos comportamentais, tanto para as crianças, quanto para os pais. 

 

Se adaptar a uma nova realidade é um processo difícil para os bebês. A sensação de pertencimento a um novo local pode demorar para chegar. Além disso, o desenvolvimento do sistema nervoso tem um impacto nas sensações e sentimentos do bebê.

 

Por isso, é normal notar uma mudança intensa no comportamento dos bebês. Choros sem motivo, dificuldades com sono e birras e irritabilidade são comuns de acontecer durante os saltos de desenvolvimento.

 

Sinais dos saltos de desenvolvimento

Durante os saltos de desenvolvimento, é possível perceber algumas reações do bebê às suas novas habilidades. Entre elas, podemos citar:

 

  • Irritabilidade.
  • Choro sem motivo;
  • Despertar noturno;
  • Mudanças no apetite;

 

É importante ficar atento a todos esses sinais. Ainda que eles sejam um padrão entre as crianças, pode ser necessário consultar um pediatra caso a situação saia do controle.

 

Quando acontecem os saltos de desenvolvimento?

A frequência dos saltos de desenvolvimento variam de criança para criança, mas é comum que eles aconteçam nos seguintes períodos do desenvolvimento infantil:

 

  • 5ª semana (1 mês);
  • 8ª semana (2 meses);
  • 12ª semana (3 meses);
  • 19ª semana (4 meses e meio);
  • 26ª semana (6 meses);
  • 30ª semana (7 meses);
  • 37ª semana (8 meses e meio);
  • 46ª semana (11 meses);
  • 55ª semana (1 ano e 1 mês);
  • 64ª semana (1 ano e 3 meses);
  • 75ª semana (1 ano e 5 meses). 

Como lidar com os saltos de desenvolvimento?

A primeira informação que os pais devem fazer ao lidar com saltos de desenvolvimento é entender que essa situação é comum e extremamente normal para o desenvolvimento infantil.

 

Algumas técnicas e hábitos podem ajudar a aliviar essas sensações, e todas elas seguem o mesmo princípio: garantir que os bebês estejam se sentindo acolhidos.

 

A seguir, listamos algumas dicas para te ajudar a superar essa fase com a sua criança:

 

Brinquedos e acessórios interativos

Brinquedos e berços interativos podem estimular o seu bebê a desenvolver habilidades cognitivas e sensoriais por conta própria.

 

Outros acessórios, como o sling ou canguru, deixam a criança bem próxima do corpo da mãe, liberando as mãos para realização de outras tarefas, conheça alguns acessórios feitos especialmente para o conforto do seu bebê.

 

Esses objetos podem estimular o desenvolvimento infantil e aliviar os sintomas negativos, sem que os pais reservem todo o seu tempo para acompanhar a criança.

 

Literatura

 

Livros infantis também são ótimas alternativas de atividade para estimular a habilidade cognitiva do bebê.

 

Além disso, a leitura compartilhada das histórias também fortalece os laços familiares e colabora para desenvolver a imaginação e o sistema nervoso da criança.

 

Opte por livros interativos, com figuras que se expandem para fora e oferecem uma experiência visual marcante para o bebê.

 

Mantenha a rotina de sono

 

É comum que os bebês acordem durante a noite para treinar as habilidades ou tentar aprender e conhecer mais sobre o novo mundo.


Nessas horas, é importante não sair da rotina. Ao invés de estimular esses costumes ao interagir com a criança, você deve mostrar para a criança que aquela hora é de descansar.


Lidar com dificuldades de dormir e birras são duas habilidades essenciais para passar pela fase de salto de desenvolvimento sem muitas preocupações ou situações de estresse.


O Bebê Dorminhoco é um método criado por especialistas que auxilia os pais e mães a lidarem com esse tipo de situação sem que o desenvolvimento seja desacelerado ou interrompido. 

Conheça mais sobre este método ou confira as outras postagens do nosso blog.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *