Confira a relação entre a amamentação e o sono do bebê

Nos primeiros meses de vida, os recém-nascidos realizam apenas necessidades básicas, como amamentar e dormir. A preocupação dos pais, principalmente os de primeira viagem, são focados nessas duas atividades, além de trocar a fralda e dar banho, é claro.
A conciliação do sono com o aleitamento materno é uma dificuldade tremenda. Muitas mães se perguntam se devem acordar o bebê para a amamentação ou deixá-lo dormir.
O que os pais mais querem é uma noite de sono completa, o que parece ser até impossível com um bebê pequeno em casa.
Então para responder todas as dúvidas sobre a relação entre amamentação e o sono do bebê, a Bebê Dorminhoco preparou este artigo. Boa Leitura!
Devo acordar o recém-nascido para mamar?
A amamentação é um momento único, tanto para a mãe, quanto para o bebê. O contato físico desse momento é muito importante para o vínculo e a conexão mãe e filho. Não só para esse período, mas para a vida toda. O sono e a amamentação têm um vínculo forte nos primeiros dias de um recém-nascido.
Os bebês acordam sozinhos em pequenos intervalos por conta do estômago, que ainda é muito pequeno, tendo a necessidade de se alimentar com mais frequência. Porém, se o seu filho não costuma acordar sozinho para amamentar, é recomendável determinar um intervalo de 3 horas para cada amamentação nas primeiras semanas e acordar o bebê quando for necessário.- no curso nós não recomendamos acordar, exceto se o pediatra oriente dessa forma.
Após duas semanas, o bebê deve ir ao pediatra para uma avaliação do aleitamento. Se estiver tudo bem, será necessário amamentar só quando o bebê sentir vontade, tirando a obrigação a cada 3 horas.
Porém, nem sempre o seu bebê acorda porque está querendo leite, pode ser frio, dentinhos nascendo, cólica ou outros motivos. O sono dos pequenos é diferente dos pais. Enquanto os adultos têm a necessidade de dormir apenas uma vez durante o dia, de maneira contínua; nos primeiros meses de vida, os bebês necessitam de pequenos períodos de sono durante as 24h do dia.
Essa rotina puxada de dormir muitas vezes é um desafio, uma vez que, o recém-nascido dorme de 8 a 10 vezes durante o dia. Geralmente, Isso muda quando a criança faz 1 ano, com essa idade, ela passa a dormir a noite toda e costuma tirar mais dois cochilos durante o dia.
Relação do sono do bebê com o da mãe
Nessa primeira fase da vida dos bebês, o que eles mais necessitam é se alimentar, isso causa uma dependência tremenda da mãe, fazendo que os pais não possam ajudar muito nessa responsabilidade. A necessidade de amamentação e o sono do bebê fazem a mãe não ter uma noite inteira de sono.
As noites mal dormidas durante o puerpério são normais e até inevitáveis, mas é bom tomar cuidado com os excessos, uma vez que eles podem afetar diretamente a relação da mãe com o bebê.
A falta de sono da mãe causa bastante estresse, o que a leva ficar irritada durante todo o dia e isso pode prejudicar a produção do leite materno. Além das alterações de humor, a falta de sono pode causar outros problemas de saúde como pressão arterial, hipertensão, diabetes e obesidade.
Um estudo da Universidade inglesa Warwick, acompanhou milhares de casais por um período longo, visando analisar a qualidade de sono dos pais antes, e depois da chegada do filho.
O estudo constatou que demora, em média, seis anos para que a qualidade do sono volte a se aproximar do que era antes da chegada da criança, mas nunca da mesma forma.
Mito ou verdade: 3 afirmações sobre a amamentação
Já falamos sobre algumas dúvidas que os pais têm sobre a amamentação na fase inicial da vida do seu filho. Confira mais 3 mitos ou verdades sobre o aleitamento materno.
Durma enquanto seu bebê dorme
Verdade! Principalmente a mãe, deve aproveitar cada momento para tirar um cochilo e descansar para conseguir produzir o leite. É claro que isso nem sempre é possível, principalmente para mães de gêmeos, ou que já tenham outros filhos e não tenham uma rede de apoio.
Não tem problema dormir enquanto amamenta
Mito! A mãe precisa estar acordada para conferir se está tudo certo com a amamentação do filho, além de poder cair durante o sono e machucar a criança e ocorrer situações até piores. Então, sempre, fique acordada enquanto amamenta.
Tudo bem, se você amamentar deitada
É verdade! Essa é uma posição que deixa muitas mamães em dúvida. De fato, amamentar na posição deitada é uma experiência maravilhosa. A mãe não necessita segurar o bebê em seus braços e, adicionalmente, pode desfrutar de um momento relaxante ao lado dele.
Você está tendo dificuldades para fazer seu bebê dormir?
Se o seu bebê tem dificuldade para dormir, você precisa conhecer os métodos online de sono da Bebê Dorminhoco.
Nossos métodos são baseados em neurociência, com uma consultora especialista em sono do bebê.
Aprenda como dar ao seu bebê e à sua família um sono de qualidade, sem birras e mau comportamento.