Como realizar a Transição do berço para a cama do bebê

Como realizar a Transição do berço para a cama do bebê

Para muitos pais, a transição do berço para a cama infantil pode ser desafiadora. Esse período pode gerar preocupações com a segurança do seu filho, principalmente com as possíveis quedas e saídas do quarto. 

Esse momento também impacta o lado emocional, já que os pais também precisam se adaptar com a sensação do filho estar crescendo rápido demais. Essa fase pode ser intimidante, mas é muito importante para a criança, porque é parte do desenvolvimento natural. 

É muito importante ser paciente e ter bastante conhecimento para a transição ser mais fácil. Por isso A Bebê Dorminhoco preparou esse artigo com dicas para facilitar essa fase. Então dê adeus ao berço e boa leitura.

Quando é a hora certa de fazer a transição do berço para a cama infantil? 

A transição do berço para cama depende muito do tempo do bebê. Não existe uma regra clara porque cada criança tem o seu desenvolvimento de forma diferente. Assim como o desfralde e a introdução a alimentação, não tem o tempo certo para os bebês  abandonarem o berço. 

Você conhece seu filho mais que ninguém e vai saber a hora certa observando alguns sinais. Alguns bebês com apenas18 meses já começam a mostrar indícios do desenvolvimento, outros vão mostrar só aos dois ou três anos. 

Isso não significa que tem algum problema com o bebê, é apenas o tempo dele e é muito importante respeitar para a transição ser mais fácil. 

Mas quais são esses sinais? Confira a seguir:

 

O berço está ficando pequeno

Se o seu bebê ainda não nasceu e você está procurando um berço, uma dica valiosa é não comprar os berços com modelos tão pequenos. O seu filho vai crescer mais rápido do que você imagina e você terá que ou comprar um berço maior, ou fazer a transição para cama no tempo que pode não ser o ideal. 

No mercado, existe uma infinidade de tipos e tamanhos de berço, tornando a tarefa difícil de escolher. A dica é sempre optar pelos maiores. 

Caso você tenha comprado um berço pequeno e o seu filho já não cabe mais nele, e você ainda acha que não é o momento para uma cama infantil. Uma boa saída é usar o berço de viagem para evitar a compra de um berço normal.

Se o seu berço não é pequeno demais e o seu filho já não cabe nele, pode ser um sinal para você realizar a transição do berço para a cama infantil. 

Leia também: Como escolher o travesseiro ideal para o bebê?

A criança consegue escapar do berço

Segundo a Academia Americana de Pediatria, a hora de fazer a transição do berço para a cama é quando a altura das grades for menor que três quartos da altura da criança. Essa altura é equivalente, mais ou menos, à altura dos mamilos do bebê.

Com essa altura, a criança começa a escalar e saltar do berço. Quando ela já é capaz de escapar, é um sinal que está na hora de fazer a transição para uma caminha. 

Antes de ir correndo comprar uma cama infantil, é bom averiguar se o colchão está no último nível, pois pode ser um erro comum dos pais de primeira viagem. É hora de fazer a transição quando seu filho já consegue escapar do berço, com ele estando no último nível.  

 

Dicas para a transição do berço para a cama

1. Faça a criança participar da escolha da nova cama

Se o seu filho já é maiorzinho, ele pode participar ativamente na escolha da sua nova caminha. Esse envolvimento deixa as crianças empolgadas e ansiosas para dormir. 

Essa animação pode facilitar a transição, mas não é uma regra. A criança pode ficar animada, mas quando for dormir, ficar com medo. É importante tranquilizar o seu filho para que tudo ocorra da melhor maneira. 

 

2. Converse com a criança sobre os benefícios da mudança 

Converse com o seu filho como se fosse uma conquista para encorajá-lo. “A cama nova é muito mais divertida”, “você já é grande”, “o berço é para bebês”. O jeito que os pais falam faz toda a diferença na transição do berço para a cama.   

 

3. Prepare o ambiente para evitar quedas

A criança está acostumada a não se preocupar com quedas devido à proteção do berço, assim elas fazem movimentos que se fizerem na cama vão cair e se machucar. Por isso, é muito importante preparar a cama para evitar essas quedas.

A melhor forma é comprar camas que tenham proteção, mas caso o modelo não tenha, coloque almofadas ou um colchonete no chão que encoste em um dos lados da parede. Se o modelo for bicama, uma boa ideia é puxar a parte de baixo nas primeiras noites, até a criança se acostumar. 

O que se deve evitar são machucados devido à queda, porque a criança pode ficar com medo de voltar a dormir e querer voltar para o berço.

 

4.  Não coloque a criança para dormir sem sono

A criança pode não querer ficar no quarto no início, agora ela pode sair a qualquer momento e uma solução para isso é colocá-la na cama só quando tiver dormindo ou prestes a dormir. Assim, quando ela acordar na cama, não sentirá tanto estranhamento. 

A criança também pode só querer brincar mais, caso você coloque ela sem sono. Como ela pode sair, ela não ficará na caminha nova. 

 

5. Não volte para o berço 

A paciência é fundamental na transição do berço para a cama. Uma dica valiosa é não retroceder. Fazendo isso, você tornará essa tarefa mais difícil.  Então, assim que comprar a cama, se livre do berço. 

Siga essas dicas e facilite a transição. 

 

Seu bebê tem dificuldade para dormir?

Se o seu bebê tem dificuldade para dormir, você precisa conhecer os métodos online de sono da Bebê Dorminhoco. 

Nossos métodos são baseados em neurociência, com uma consultora especialista no sono do bebê. 

Aprenda como dar ao seu bebê e à sua família um sono de qualidade, sem birras e mau comportamento. 

 

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *