Como preparar seu filho para a chegada de outro bebê?

É normal que a chegada de um bebê cause uma série de sentimentos novos na família, e principalmente no filho mais novo. Ciúmes de não ser mais filho único, insegurança e a sensação de abandono são as emoções mais comuns. Afinal, entender que dali para a frente a atenção da família será dividida, não é uma tarefa fácil.
Durante a fase de adaptação com a notícia, o filho mais velho pode apresentar algumas regressões como fazer xixi na cama, parar de conversar com os pais, voltar a usar mamadeira ou chupeta. Vale ressaltar que neste momento, não devemos definir essas atitudes como birras. A criança passa por um momento de confusão, e medo por conta da chegada de outra criança na família. Nesse momento é muito importante a compressão e apoio dos pais.
De toda forma, o sentimento de ciúmes não é totalmente ruim, pois já ensina desde muito cedo a criança a lidar com frustrações. No futuro, esse sentimento pode até mesmo se transformar em uma competição saudável entre os irmãos.
Se você é mãe de dois e está passando por essa fase, continue com a gente! Vamos te ajudar.
Sempre inclua o filho mais velho na gestação
Sempre que possível, inclua o primogênito em momentos importantes da gestação. Na compra das roupas para o novo bebê, por exemplo, deixe que ele opine. Quando for preparar o enxoval, nos momentos em que o bebê mexer na barriga. Faça com que ele se sinta acolhido, e que não será um novo irmão que fará com que você o ame menos.
Leve na maternidade após o nascimento
Após o parto, já comece a criar essa conexão do irmão mais velho com o mais novo. Assim que possível, leve para conhecer o irmãozinho e saber se a mãe já está bem. Gradualmente os momentos vão se tornando mais leves, e toda a tensão que tinha no começo é quebrada.
Se mantenha atenta ao irmão quando houver visitas
É muito importante que os pais saibam dividir a atenção entre os dois na maternidade, e ter sempre o olhar atento. O filho mais velho está com um olhar triste? Tomando alguma atitude estranha? É normal que ele tenha mau comportamento para que a atenção seja voltada para ele. Para tentar melhorar e administrar esses momentos ainda melhor, elogie como ele tem cuidado do irmão, por exemplo.
Converse com o mais velho sobre a importância dele
Por mais que o irmão esteja feliz com a chegada do irmão mais novo, os primeiros meses podem gerar decepção, e ele pode se sentir ameaçado. Na cabeça do mais velho, ele ganhou mais um amigo para poder brincar. Mas não é isso que irá ver, pelo contrário, ele irá conviver com uma criança que chora, divide a atenção dele com os pais.
Por isso, é sempre importante deixar para o primogênito tudo bem claro, sempre fale que ele não perdeu o lugar na família, mas ganhou sim um grande amigo. Explique que o irmão mais novo ainda aprenderá a brincar, e que você precisa da ajuda dele para cuidar do mais novo.
Ele tem que ter em mente, que o irmão mais novo será um companheiro para o resto da vida, e não seu inimigo. Nesse conteúdo, te ajudamos a lidar com os conflitos de ser mãe de dois!
Evite mudar demais a rotina
Evite fazer grandes mudanças após a chegada do bebê. Mudanças muito drásticas, podem ser associadas como perda de espaço e atenção maior para o irmão.
- Iniciar o uso do piniquinho ou vaso sanitário;
- introduzir alimentação ou retirar o uso da mamadeira;
- Começar algum processo de transição, como retirar chupeta ou levá-lo para a creche;
- tirar ele do berço e transferi-lo para a cama, principalmente se o berço for dado ao filho mais novo.
Todos esses, são exemplos de processos que devem ser feitos pelo menos seis meses antes da chegada do mais novo. Caso essas mudanças não aconteçam antes do nascimento, deixe para depois, quando o irmão mais velho estiver se sentindo mais seguro e adaptado à presença do mais novo.
Regule o sono dos pequenos
Ter duas crianças pequenas em casa, realmente não é uma tarefa fácil. Agora imagina se além do bebê recém-nascido o irmão mais velho também não tem o horário de sono regulado? Fica ainda mais complicado ter uma rotina um pouco mais tranquila.
A maternidade não precisa ser um pesadelo! Você pode sim, dormir uma noite toda sem acordar muitas vezes.