Como lidar com as crianças em Home Office

working mom freelancer on the laptop with little 4YSSRMG scaled

Estou em casa em home Office, com filhos e marido! E agora?

No início pode parecer estressante e difícil estar em casa com os filhos 24 horas por dia, sabemos que muitas famílias já estão em casa, para se resguardarem e combaterem o Covid-19. As crianças não estão indo a escola e os pais estão trabalhando em Home Office.

Como podemos lidar com essa situação dentro de nosso lar e diminuir as dificuldades e o estresse com as crianças presas dentro de casa?

Para que isso funcione e, de fato, proporcione mais tempo de qualidade com os filhos, menos estresse e bons resultados para você que precisa trabalhar de casa, é preciso organização e atenção. Elencamos aqui algumas dicas para ajudar quem precisa conciliar o trabalho e o cuidado com os pequenos em casa. E como aproveitar esse momento e ajudar nossos pequenos a lidar com essa situação, Confira: 

 

Reserve um tempo para os pequenos em Home Office 

Trabalhar em casa, não significa mais tempo de qualidade com os filhos a menos que conseguimos ter organização. Organize sua agenda e seu horário de trabalho tentando priorizar os momentos com os pequenos. Você pode deixar o período da manhã para as atividades tranquilas e se dedicar mais aos filhos. Assim, durante a tarde, quando estiver focada no trabalho, seus filhos já estarão menos ansiosos por sua atenção e você conseguirá se dedicar melhor às atividades que exigem mais concentração, por exemplo.

No tempo com as crianças, evite celulares, televisão e tablete. Aproveite esse tempo a mais com as crianças para desenvolver novas atividades como, jogos de tabuleiro, pinturas, brincadeiras de cobra cega, esconde-esconde, caça ao tesouro e muitas outras que além de divertidas, auxiliam no desenvolvimento dos pequenos. As crianças adoram cozinhar, por exemplo, fazer um bolo com o auxilio e as idéias dos pequenos será uma diversão para toda a família.

No horário que sua atenção estiver voltada para o trabalho, tente revezar com seu parceiro, para que as crianças recebam atenção. 

 

Mantenha a rotina

Quem tem filhos pequenos sabe o quanto a rotina é essencial para o desenvolvimento da criança. No caso das crianças estarem em Home Office, pode ser difícil manter essa rotina e no início pode ser divertido quebrá-la. Porém, fazer o máximo de esforço para manter os horários de brincar, os horários de estudar, o horário da televisão, refeição e do sono, vai equilibrar a vida dos pequenos e diminuir a ansiedade das crianças por ficar muito tempo em casa. A rotina deixa as crianças mais seguras e tranquilas.

 

Mantenha a tranquilidade e a harmonia

Após alguns diais, pode ser bem estressante ficar em casa e não ter o apoio da escola e o convívio social normal, por isso é natural a ansiedade e os momentos difíceis. As crianças ficam mais irritadas e ansiosas e nós adultos também. É primordial tentar manter a tranquilidade. 

Sabemos que as nossas atitudes interferem nas atitudes dos nossos pequenos, se estamos tranquilos e harmoniosos, eles estarão também, mesmo que um momento ou outro seja de choros, birras e possíveis brigas com os irmãos. Ainda assim vamos ter um ambiente mais agradável em família se mantermos a calma.

Se o momento for estressante com a ansiedade e cansaço dos pequenos, não grite e não ajam com o mesmo estresse, as crianças precisam sentir segurança, e nossa atitude é primordial para trazer um ambiente mais seguro.

Use musicas tranquilas para relaxar, mantenha a casa arejada e com luz natural durante o dia, isso faz com que o ambiente fique mais harmonioso e também tranquiliza os pequenos.

Tente entender o que as crianças gostariam de fazer, o que estão sentindo falta e porque estão ansiosas. Desta maneira será fácil lidar com a situação.

 

O que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia?

Eu não tenho bola de cristal, mas imagino que se você chegou até aqui é porque o comportamento do seu filho não deve estar te agradando e você não sabe mais o que fazer, não é?
Eu sei bem como é passar por isso, nos sentimos impotentes e até envergonhadas de nós mesmos por conta do mal comportamento de nossos filhos.
Eu gostaria de te convidar a acessar um artigo que eu preparei, no qual eu detalho o que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia. No final das contas, buscamos mesmo é resgatar a admiração e a relação de amor com nossos filhos.
Dê uma olhada, vai te ajudar muito.

 

Conheça o nosso método de como lidar com a birra usando a neurociência

Desenvolvemos um método que vai te ajudar a aprender o necessário para que seus filhos te obedeçam sem gritos e birras. Clique aqui e conheça

 

 

Share

sonodobebe