Como faço meu filho me obedecer sem gritar?

parents having serious conversation with teenage c FSG6NFN scaled

O sonho de qualquer mãe, com certeza, é ter um filho obediente. E fazer com que os filhos nos obedeçam é uma tarefa difícil, sem gritar então, pode parecer um pouco mais desafiador!

Na verdade queridas mães, a tarefa não precisa ser difícil, apenas trabalhosa, e sim é possível seus filhos obedecerem sem gritos.

Quando gritamos com as crianças, não estamos ensinando e educando, apenas impondo medo e dando um péssimo exemplo de descontrole emocional. Os gritos são o maior vilão das mamães na hora de educar os pequenos. Pois, além de criar adultos com problemas emocionais, vai alimentar uma criança com birras, gritos, ansiedade e descontrolada quando contrariada.

Todas nós mães, queremos o melhor para nossos filhos, queremos que eles se desenvolvam com amor, tranquilidade. Que aprendam a lidar com a vida de maneira respeitosa e saibam se relacionar com as pessoas de maneira boa, eficaz e muito justa. 

Queremos que nossos filhos se tornem pessoas de bem, com sucesso em sua carreira e relacionamentos. Não é verdade?

Queremos ter tempo de qualidade com os pequenos, sem choros e manhas, ir a super mercado sem medo dos filhos se jogarem no chão, fazendo aquela birra horrível na frente das pessoas, e que nos deixa sem ação.

Quando eu digo que fazer o filho obedecer sem gritar não precisa ser difícil, apenas trabalhoso, é porque ensinar e educar podem ser feitos com amor. Podem ser feitos com prazer de ver seu filho se desenvolver da maneira correta. Precisamos apenas compreender as crianças antes de agir e ensinar com palavras e ações positivas.

Ninguém disse que ser mãe é fácil, isso é verdade! Mas quando você perceber que suas ações positivas estão formando uma criança ou adolescente sem birras, manhas e gritos, uma criança que respeita, fala o que sente e se expressa com sabedoria; você vai se engrandecer de felicidade e gratidão.

Você deve estar se perguntando agora: Se é tão bom educar meu filho sem gritos, como faço para que ele me obedeça sem gritar?

Existem alguns hábitos e atitudes que todas as mães precisam ter para que o filho obedeça sem precisar de gritos e braveza dos pais. Vamos citar alguns passos para te ajudar nessa jornada divina que é ser mãe.  

 

5 passos para fazer seu filho te obedecer sem gritar

  • Se conecte e depois direcione: Às vezes parece que seu filho não te entende? É que na verdade ele não parou para te escutar. É muitas coisas para a criança conseguir prestar atenção ao mesmo tempo. As brincadeiras, o irmão e você pedindo pra ele fazer algo. Ao invés competir com a brincadeira, a TV ou outras coisas que ele esteja fazendo; apenas fique ao lado dele, chame-o pelo nome e peça o que você precisa que ele faça e pergunte se ele compreendeu.
  • Seja objetiva: Precisamos ser o mais claro e objetivas possível com as crianças. Quanto mais direta formos, mais fácil será dos pequenos nos entenderem e obedecer. Quando você quer que algo aconteça, e não quer se atrasar seja objetivo. Em vez de um “fique pronto para sairmos”, seja especifica “Vista seu casaco e coloque sua mochila”. Isso funciona também para muitas outras situações. 
  • Use a abordagem do desafio: As crianças adoram brincar, transforme comportamento em um jogo. Isso faz com que fique mais atento a seguir as instruções. Por exemplo, “Duvido que você coloca seus sapatos em menos de 45 segundos” ou “Vamos ver quem consegue escovar os dentes por mais tempo?”. 
  • Suas ações falam mais que suas palavras: Mostre ao seu filho, os comportamentos que você quer que ele tenha através dos seus comportamentos. Por exemplo, ser gentil com seu irmão, ajudar a guardar os brinquedos e não ficar na bagunça, pedir Por favor, obrigado e me desculpe.

 

As crianças estão sempre observando nosso comportamento e a tendência e copiar nossas ações.

  • Mude o tom: Quando seu filho ouve palavras negativas como “não” e “pare”, não recebe isso tão bem quanto palavras positivas. Ao pedir algo a uma criança, faça em um tom mais encorajador, por exemplo, “Faça carinho no seu irmão” ao invés de “Não bata no seu irmão”. E quando você realmente quiser que ele te dê atenção? Sussurre em seu ouvido, como quem quer contar um segredo. As crianças adoram um segredo.

Espero que esses 5 passos possam te ajudar a construir uma relação mais aberta e harmoniosa com seu filho. Lembrem-se, os resultados não aparecem do dia para a noite, esses hábitos devem ser praticados dia após dia, com paciência. E logo, quando menos esperar, você percebera que seu filho se tornou uma criança mais obediente, harmoniosa e carinhosa.

 

O que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia?

Eu não tenho bola de cristal, mas imagino que se você chegou até aqui é porque o comportamento do seu filho não deve estar te agradando e você não sabe mais o que fazer, não é?
Eu sei bem como é passar por isso, nos sentimos impotentes e até envergonhadas de nós mesmos por conta do mal comportamento de nossos filhos.
Eu gostaria de te convidar a acessar um artigo que eu preparei, no qual eu detalho o que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia. No final das contas, buscamos mesmo é resgatar a admiração e a relação de amor com nossos filhos.
Dê uma olhada, vai te ajudar muito.

 

Share

sonodobebe