Confira como lidar com o ciúme do irmão mais velho

Confira como lidar com o ciúme do irmão mais velho

Com a chegada do segundo filho, os pais, principalmente a mãe, é colocada em uma situação de grande responsabilidade para o novo morador da residência. Aliás, o recém-nascido precisa de muita atenção, além de amamentação constante. 

Com toda essa atenção, o filho mais velho pode se sentir rejeitado e até menosprezado em relação ao mais novo. Muitas vezes, dependendo da idade, nem ele consegue entender esse sentimento e pode não se expressar com palavras, mas sim com atitudes de mau comportamento.

É importante entender que o ciúme do irmão mais velho é normal, principalmente se ele também for uma criança. Não é porque você vai explicar que ele continuará sendo amado com a chegada de um irmão mais novo que ele não sentirá preterido. 

Para você entender os sinais e saber como lidar com os ciúmes do irmão mais velho, a Bebê dorminhoco preparou este artigo. Boa Leitura!

 

Sinais de ciúmes do irmão mais velho

O irmão mais velho pode apresentar vários sinais de ciúmes do irmão mais novo, que variam dependendo da idade. Se o primogênito tiver dez anos, se comportará diferente do que tem quatro ou cinco.

Os pais são os que mais conhecem os filhos e são vocês que vão saber se o filho mais velho está se comportando de maneira diferente. Porém, alguns sinais são os mais comuns, confira: 

 

Retomar comportamentos que já havia abandonado

Se o seu filho já tinha parado de fazer alguns hábitos, como fazer xixi na cama ou na roupa, esses sinais podem significar que ele está com ciúme. Vale reforçar que isso depende muito da idade. 

Querer voltar a usar chupeta também pode ser um fator, principalmente se o irmão mais novo estiver usando. 

 

Querer mais atenção que o normal 

Toda criança quer chamar atenção, mas você conhece o seu filho, se ele estiver querendo chamar atenção excessivamente, principalmente em momentos que você está com o mais novo, é um sinal claro de ciúmes. 

Chamar inúmeras vezes os pais à noite ou ter comportamentos agressivos em casa, ou na escolinha também são sinais de insegurança. 

 

Mudança brusca de humor sem motivo

Se o seu filho tem mudanças bruscas de humor, especialmente quando você estiver dando atenção para o mais novo, é um sinal de ciúme que você deve ficar de olho.

Como falamos anteriormente, é normal sentir ciúmes, o que não pode é passar do limite. Quanto menor for o irmão mais velho, mais difícil será para ele lidar com o caçula, por achar que está sendo abandonado pela mãe.

Como lidar com o ciúme do irmão mais velho: 5 Dicas  

 

1. Incentive a admiração mútua dos filhos

A melhor maneira de lidar com o ciúme é estreitar a relação entre os filhos, para que no futuro eles sejam grandes amigos. O importante é entender que o irmão mais novo é um companheiro e não um concorrente. 

Converse com o mais velho que o recém-chegado vai ser amado como ele e deixe-o participar de pequenos atos como segurar o irmãozinho, sempre com a supervisão dos pais, ajudar a escolher a roupinha, entre outros. É importante que ele faça parte e se sinta incluído na rotina.

 

2. Envolva o mais velho nos cuidados com o irmão mais novo

Fazer o irmão mais velho se sentir responsável é ótima ideia para lidar com o ciúmes. Para isso, faça ele “cuidar” do caçula, dando mamadeira, ajudando no banho e outras tarefas simples. 

Ao fazer isso, você estará dando importância a ele, demonstrando sua confiança e compartilhando completamente a chegada do bebê com ele.

 

3. Não compare os irmãos 

Os elogios são importantes para a educação da criança, mas nunca devem ser feitos à 

custa do outro irmão. Portanto, evite comparar seus filhos, especialmente quando o mais novo já estiver crescido.

É comum notarmos as diferenças entre nossos filhos, como o mais carinhoso, disciplinado ou alegre. No entanto, devemos ter cuidado para não fazermos comparações entre eles. 

Essas comparações podem aumentar o ciúmes e deixar danos para a vida adulta, fazendo o outro irmão se sentir preterido. 

 

4. Incentive a amizade entre os irmãos

Com os irmãos crescendo, incentive a amizade entre eles. As brigas são normais e vão sempre acontecer, mas se eles forem amigos vão logo superar e muitas vezes não vão precisar nem que você interfira. 

Quem nunca brigou com o irmão por conta do controle remoto que atire a primeira pedra! Mas quando se ama, esquece rapidinho e essa irmandade é fundamental para a criação dos filhos, principalmente se forem do mesmo gênero. 

 

5. Em casos de ciúme extenso, converse 

Como falado anteriormente, o ciúme é mais que normal, é natural. Porém, se passar do ponto, é necessário intervir e conversar com o mais velho. A conversa vai depender da idade, mas nunca julgue, sempre demonstre amor e tente explicar e pôr em prática as 4 outras dicas. 

Demonstre que as regras são as mesmas para os dois filhos. Por exemplo, se o caçula bate no irmão, mas ainda não entende, por conta de ser muito novinho, repreenda-o mesmo assim, pois o mais velho conseguirá notar que estão sendo tratados da mesma maneira. 

 

Você não consegue lidar com as birras do irmão mais velho?

Se você está fazendo essa pergunta ou alguma dessas: Qual é a melhor maneira de evitar que meu filho(a) faça birra e me desobedeça sem a necessidade de gritar ou brigar? Como posso estabelecer um ambiente tranquilo em minha casa?

Pode aliviar seu coração, pois você está prestes a resolver o seu problema!

Entre em contato com a Bebê Dorminhoco, você não precisa passar por isso sozinha!

Leia também: Como preparar seu filho para a chegada de outro bebê?

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *