Conheça as brincadeiras para bebês dos 7 aos 9 meses!
A partir dos 7 meses, o bebê está muito mais atento ao que acontece à sua volta e interage bem aos estímulos. As mãos conseguem segurar objetos com mais firmeza, a visão está muito melhor, o equilíbrio está ficando mais afinado e ele fica acordado por um pouca mais de tempo do que os meses iniciais.
Nessa fase, é possível que o seu bebê se sente sozinho e sem apoio, alguns devem estar engatinhando, e outros arriscam se levantar segurando nos móveis ou até mesmo em você. Claro que isso é particular de cada bebê, se o seu bebê ainda não faz nada disso, antes de se preocupar, converse com o pediatra.
Com uma certa autonomia, ele vai querer explorar qualquer canto da casa onde possa chegar, por isso, a atenção agora se estende para tudo que apresente risco à ele. Fios pendurados, tomadas desprotegidas, objetos cortantes, produtos de limpeza e remédios são algumas das coisas que precisam ficar fora do alcance dele.
É importante ter em mente alguns fatores na hora de brincar com bebês nessa idade:
– Eles enjoam fácil de uma brincadeira, então não deve durar mais do que 5 minutos
– Aprendem por repetição. Se em um primeiro momento ele não corresponder à brincadeira ou estímulo, faça de novo em outra ocasião.
– Sempre que ele conseguir fazer, comemore, mostre que você está feliz.
Depois de saber um pouco sobre seu bebê, continue lendo e conheça algumas brincadeiras que você pode fazer junto para ajudar no desenvolvimento dele e ainda se divertirem juntos.
Baú de Tesouros
Essa brincadeira pode ser adaptada conforme o bebê vai crescendo, com novos brinquedos ou estímulos. A ideia é que ele tenha mais autonomia escolhendo os brinquedos dentro de um balde ou caixa.
A caixa precisa ser segura, evitando que ele se machuque. Dê preferência para materiais mais moles. Existem algumas à venda em lojas de utensílios domésticos. Você também pode fazer em casa, enfeitando uma pequena de papelão com papel de presente, papel contact, EVA ou tecido.
Além de brinquedos, coloque materiais de diversos tamanhos, cores e texturas. Cuidado com pequenas peças que se soltam, tintas tóxicas ou que se quebram com facilidade.
O bebê passará algum tempo vasculhando os objetos dentro da caixa. Sente-se com ele e explore junto. Mostre o efeito de ação e reação, chacoalhe, aperte, passe a mão dele nas texturas e chame a atenção para as diferenças.
Depois de um tempo, troque os objetos ou tenha duas caixas, para que ele possa ter novas sensações e um novo interesse pela caixa.
Brinquedos com ação e reação
Quando o bebê aperta um botão ou puxa uma alavanca, por exemplo, o brinquedo toca uma música, acende uma luz ou algo parecido. É o efeito de ação e reação, que ele adora.
Para incentivá-lo a descobrir e aprender, mostre o que acontece. Provavelmente ele vai querer imitar o seu gesto. Ensine também o nome ou as cores.
Jogo de esconder os objetos
Esconda algum brinquedo ou objeto embaixo de uma almofada, coberta ou pano. No começo, mostre ao bebê onde está. Depois, esconda de novo e pergunte “onde está?”. Estimule-o a encontrar o objeto.
Se o bebê já estiver engatinhando ou conseguir ir de um lugar ao outro se apoiando, esconda o objeto em um lugar próximo e peça para ele procurar. Para ele não se desinteressar imediatamente, mostre onde está e depois esconda de novo.
Jogar bola
Seu bebê ainda não tem força, nem coordenação suficientes para chutar ou lançar uma bola muito longe. Porém, com uma bola mais leve, sente-se em frente a ele, e peça para que ele jogue de volta para você.
Através da repetição, ele vai perceber que a bola se locomove e você consegue pegar. Sempre elogie e comemore quando ele fizer.
Trocar o brinquedo de mão
Essa brincadeira tem duas versões. A primeira, é fazer com que o bebê passe o brinquedo de uma mão para a outra. Faça primeiro e o incentive a repetir. Para facilitar, escolha brinquedos que sejam leves e fáceis de segurar.
Fazer som com objetos
Algumas vezes, o bebê imita seus gestos, em outras, ele explora e consegue fazer. Seja qual for a ocasião, para fazer a brincadeira de som com objetos, que estimula a atenção e audição do bebê, entregue dois objetos e deixe que ele perceba que quando bate um com outro produz um som.
É interessante usar objetos que produzam sons variados. Quando bater, o bebê aprende a perceber a diferença. Você também pode adaptar a brincadeira com instrumentos de brinquedo como tambores, por exemplo.
Empilhar ou encaixar objetos
Existem diversas opções nas lojas de brinquedos, com corer, figuras e formatos diferentes. No entanto, você pode improvisar em casa com potes plásticos, bolinhas, entre outros.