Brincadeiras para bebê de 0 a 3 meses

brincadeiras para bebe

A interação com um bebê nos 3 primeiros meses de vida vai muito além de amamentação, troca de fralda, banho e fazer dormir. O estímulo é fundamental logo no início. Brincar é uma das formas mais divertidas de estimular o desenvolvimento cognitivo e de estreitar a relação entre você e seu bebê. 

A verdade, é que bebês brincam antes de nascerem, isso mesmo, dentro da sua barriga, eles interagem com o primeiro brinquedo deles, o cordão umbilical. Com o passar das semanas, quando audição e visão se formam, ele consegue ouvir os sons externos, inclusive a sua voz e reage à luz.

Nesse período, os bebês costumam passar a maior parte do tempo dormindo, entre 16 a 20 horas por dia, e precisam desse sono por muitos motivos. Além disso, eles ainda interagem pouco, então as brincadeiras não precisam ser muito elaboradas, ou levarem muito tempo. Elas podem acontecer durante uma troca de fralda, na hora do banho, alguns instantes enquanto ele estiver acordado.

 

Lembrando que as atividades não são para adiantar o desenvolvimento e é preciso cuidado para com a superestimulação. Seu bebê vai se sentir muito mais amado quando passar esses momentos com você, por isso aproveite. Isso vai aumentar o vínculo entre você e seu bebê, inclusive se estende à família, pai, tios, avós. 

Continue lendo e conheça algumas brincadeiras para fazerem juntos. 

 

Estimulando a audição

A audição do bebê é um dos sentidos mais desenvolvidos. Diversos estudos mostraram, que durante a gestação ele aprende a reconhecer e distinguir determinados sons, especialmente a voz dos pais. Para incentivar esse sentido, você pode:

– Conversar

Mesmo que o bebê não responda com palavras, ele entende o que você fala e isso irá ajudá-lo a aprender e identificar sons. Fale com ele sobre o que está acontecendo, aproveite a hora da amamentação, por exemplo, e não precisa mudar a entonação ou a forma de falar.

– Cantar

Cantar traz ainda mais benefícios que conversar, acalma tanto o bebê, quanto você, estimula a audição e aumenta a conexão entre os dois. Escolha músicas tranquilas, com letras simples, existem uma enorme variedade no cancioneiro infantil. 

Essa interação, deve durar o máximo de 5 minutos, talvez durante a rotina de sono. Você também pode segurar o bebê e dançar um pouco com ele, segurando a cabeça dele. Não se preocupe se você desafinar, seu bebê não se importa, ele ama a sua voz.

– Contar histórias

Bebês adoram repetições e sons graves e agudos, por isso, conte as mesmas histórias muitas vezes, fazendo vozes diferentes para cada personagem. Com o passar do tempo, ele começa a interagir mais e esse momento vai ficando ainda mais divertido.

– Meia com sinos

Essa brincadeira treina a audição e ajuda na visão. Amarre ou costure em uma meia, e depois nas duas, um sininho, aqueles guizos, e balance as pernas do bebê. Ele irá perceber o som.

– Brinquedos sonoros

Aproximar brinquedos que fazem sons como móbiles, chocalhos, desenvolve a atenção do bebê, que tenta se virar para encontrar o som e se tiverem cores fortes e contrastantes, estimulam a visão. Uma sugestão, é deitar o bebê sobre uma manta ou colchão mais fino e mostrar as coisas aos poucos.

 

Estimulando a visão

Apesar da visão do bebê estar completamente formada quando ele nasce, só vai ficar amadurecida a partir de 1 ano. Nas primeiras semanas ele consegue enxergar objetos que estejam a 20 ou 30 cm de distância, o suficiente para ver o seu rosto durante a amamentação.

Assim como os estímulos para a audição, as brincadeiras servem para treinar os músculos dos olhos. Como eles só enxergam borrões, o indicado é usar objetos de cores contrastantes.

Sempre reforçando que as brincadeiras devem durar poucos minutos e ter cuidado para o excesso de estímulo. 

– Movimentar objetos

Usar objetos com cores fortes e movimentar na frente do bebê de um lado para o outro. Com 2 meses, ele já começa a acompanhar o objeto. Existem tapetes de atividades onde você pode deixar o seu bebê deitado por um tempo. Outra opção são os móbiles de berço, porém evite deixá-los na hora do sono do bebê.

– Mostrar o espelho

Mesmo que ele enxergue embaçado e a uma distância pequena, coloque um espelho perto do rosto dele e aponte, falando quem é ele. Isso incentiva a atenção, a visão e seu bebê vai adorar ouvir sua voz conversando com ele.

– Fazer caretas

Bebês imitam expressões faciais desde cedo. Sorria, dê risada, mostre a língua, faça caretas.

– Cadê? Achou

Essa brincadeira é feita há muito tempo, e vai se adaptando conforme a idade do bebê, que com o passar dos meses, começa a interagir mais. Por enquanto, serve para se divertir e se acostumar que você sempre irá aparecer.

 

Estimulando o olfato

Abraçar o seu bebê já é um estímulo ao olfato e ao tato. Durante esse momento de carinho entre vocês, os níveis de ocitocina, o hormônio do amor, aumentam, e ele começa a reconhecer o seu cheiro, mesmo que estiver no escuro. Isso vai acontecer também com outras pessoas da família.

Como o olfato dos bebês é muito sensível e propenso à alergias, é preciso tomar cuidados com cheiros muito fortes. Após o primeiro mês, quando ele puder sair para passear, as brincadeiras podem acontecer ao ar livre, com cheiros e sensações diferentes.

Pergunte ao seu médico sobre o uso de aromatizantes e óleos essenciais.

 

Estimulando o tato

O bebê sente seu carinho ainda dentro da barriga. Fazer carinho, dar colo e a amamentação em si já são um estímulo ao tato. Mas existem algumas atividades que são divertidas e interativas ao mesmo tempo.

– Massagens

Durante o banho ou após ele, em um quarto aquecido, massageie o corpo do bebê. Existem métodos, como a shantala, que são muito benéficos. Aproveite para conversar com ele.

– Sentindo texturas

Use uma escova com cerdas mais finas, aquelas vendidas para bebês, ou pincéis macios e passe nos pés do bebê. Ofereça brinquedos seguros, com texturas diferentes.

– Segurando o dedo

Ele ainda não vai conseguir segurar objetos por muito tempo, porém você pode colocar o seu dedo na mão dele e fazer uma leve força para tirar.

 

Estimulando a musculatura

Brincadeiras como movimentar as pernas do bebê como uma bicicleta ou em movimento de vai e vem auxiliam no fortalecimento da musculatura.

Uma que trabalha a musculatura do pescoço e das costas é deitar o bebê de bruços e colocar alguns objetos ao redor. Ele irá tentar movimentar a cabeça. Lembre-se de fazer essa atividade por pouco tempo.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário