Bebê dormir de boca aberta faz mal?

Processed with VSCO with a6 preset

Quando um bebê dorme, parece um anjinho, seja de boca aberta ou não. A verdade é que olhar para esses pequenos dormindo é uma delicia, não é?

Apesar de ser lindo ver o bebe dormir, é preciso se atentar em como ele dorme. Os bebes dormem com a boca aberta as vezes, mas quando isso ocorre com frequência, é preciso verificar se ele está tendo dificuldades para respirar.

Veja se não há nada obstruindo a passagem do ar pelo nariz, ele pode estar resfriado ou apenas com o nariz sujo, o que é normal acontecer, principalmente porque as vias nasais do bebê ainda são muito pequenas.

Antes das orientações, é preciso entender como funciona a respiração dos bebês. Vamos lá!

 

Como funciona a respiração do bebê

Assim como os adultos, os bebês respiram pelo nariz, no entanto a frequência é muito mais rápida. O recém-nascido respira uma média de 40 a 60 vezes por minuto, o que é até três vezes mais que o adulto, que respiram até 20 vezes por minuto.

É normal que a respiração dos bebês nos primeiros meses seja irregular, variando entre rápidas, profundas e algumas vezes fortes.

Isso acontece por ainda estarem aprendendo a viver fora do útero, de forma independente. 

Em certos momentos, o bebê inspira mais intensamente, mas na maioria das vezes, isso não é motivo de preocupação. Durante a consulta com o pediatra, tire suas dúvidas sobre a saúde do seu bebê, incluindo a respiração. O pediatra do seu pequeno vai orientar e também investigar se está tudo dentro do normal. Preocupações sem exagero é bom, principalmente os pais de primeira viajem.

 

Quando devo me preocupar com a respiração do meu filho?

Se houver chiados, gemidos e você perceber que ele faz uma força maior com a garganta e a costela (afundando durante a inspiração), são alguns sinais de alerta.

Também observe se ele fica incomodado na hora de mamar, seja no peito ou mamadeira, geralmente quando isso acontece é sinal de que ele não está conseguindo respirar pelo nariz, precisando deixar a boca livre várias vezes.

 

Porque o bebê precisa respirar pelo nariz?

Respirar pelo nariz é saudável não apenas quando dorme, mas durante toda a vida.  É muito importante para o desenvolvimento do bebê, além de evitar problemas futuros.

Através do nariz, o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Dessa forma auxilia o organismo a se manter longe de infecções como amigdalites, otites, rinites e sinusites. Além disso, respirar pela boca pode trazer alterações na face e na postura.

Com o tempo, o ato de respirar pela boca pode prejudicar o a mastigação, deglutir e também a sucção, causando flacidez nos músculos da face e levando o bebê a respirar mais ainda pela boca.

A longo prazo, a respiração oral acomete o desenvolvimento da criança, que não consegue acompanhar as brincadeiras e atividades escolares, ficando cansada por respirar mal.

Por isso, cuide bem das vias aéreas do bebê, mantendo-as limpas e livres de qualquer agente que possa deixa-las obstruídas. O pediatra pode recomendar soluções de cloreto de sódio para a limpeza.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

Share

Avatar
Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *