Bebê pode dormir só de fralda

O calor incomoda bastante. Com bebês não é diferente. Eles ficam irritados, agitados, com brotoejas por todos o corpo e têm mais dificuldade para dormir. Algumas mães costumam deixar seus bebês somente de fralda, para amenizar o incômodo, mas será que isso é recomendado ou pode trazer problema ao bebê?
Ainda que bebês sejam muito calorentos, eles perdem calor com mais facilidade que os adultos, especialmente os recém-nascidos, podendo até passar frio e apresentar um quadro de hipotermia.
Quando dormimos, a temperatura corporal tende a diminuir, por isso é melhor evitar deixar o bebê somente de fralda durante à noite, sendo recomendado roupas mais leves, como camisetas, bodies e calças mais finas.
Mas lembre-se que bebês não sentem calor e frio da mesma forma que os adultos, já que a pele dele ainda é muito frágil e suscetível aos fatores do tempo e os vasos sanguíneos não estão totalmente formados. Antes de tirar toda a roupa dele, é preciso verificar se realmente está com calor ou passando frio.
Além disso, é possível amenizar a sensação de calor com ações bastante simples, mesmo para os bebês menores de 6 meses, que estão na fase exclusiva de amamentação.
Como saber se o bebê está com calor
Bebês ainda não são capazes de regular a temperatura do corpo e também não sabem falar o que estão sentindo, logo vão começar a chorar ou ficar bem agitados por conta do calor. Bebês tranquilos estão com a temperatura certa.
A forma recomendada para saber se estão com calor é colocando a mão na barriga, no peito e nas costas. Se essas partes estiverem quentes ou úmidas, significa que estão com calor. As extremidades, como mãos e pés costumam ficar mais frias, e não são parâmetro.
Outros sinais são as bochechas vermelhas, suor excessivo, temperatura elevada e a aparição daquelas brotoejas. Por isso, se ele estiver mais quente que o normal e apresentar essas características, antes de se desesperar e correr para o médico, achando ser febre, tire algumas peças de roupa, espere um tempo e meça a temperatura novamente.
E se ao colocar a mão, sentir que ele está mais frio, melhor colocar mais roupas, porque é provável que seu bebê está com frio e pode ficar doente.
Qual roupa se deve usar de acordo com o clima
Sempre existe o pensamento que recém-nascidos sentem muito frio e precisam ser excessivamente agasalhados. Então, é de praxe colocarem body, calça e macacão e ainda enrolarem com uma manta, mesmo no calor.
A verdade é que não há a necessidade de tantas camadas assim. Uma recomendação é comparar com as suas roupas e colocar uma camada a mais de roupa no bebê. Para ter uma ideia, existem algumas indicações de pediatras sobre quais roupas devem ser usadas de acordo com o clima:
– Para temperaturas superiores a 26°C
Deixar o bebê com um body de manga curta já é o suficiente.
– Entre 24° e 25° C
Body de manga curta e um short ou calça de tecido leve. Também é válido um macacão de manga curto e tecido leve.
– Entre 23° e 22°C
Macacão de manga longa. Meias também são bem vindas, mas não .??
– Entre 20° e 21°C
Body de manga curta e macacão de manga longa.
– Entre 19° a 18°C
Body de manga longa e macacão.
– Entre 17° e 16° C
Body de manga longa, calça, macacão e meias. Os pés do bebê costumam ser mais frios.
Abaixo dos 16°C, o bebê deve ficar bem protegido, com body de manga longa, calça mais grossa, macacão, luvas, meias, gorro e mais um casaco.
Ajudando o bebê a dormir melhor no calor
Se você já está criando a rotina da hora de dormir, no calor ela será muito útil e essencial. Dar um banho relaxante e refrescante irá fazer toda a diferença, deixando o bebê bem mais tranquilo.
Aliás, nas estações mais quentes, é recomendado dar mais do que um banho por dia, exatamente para refrescar. Caso o quarto do bebê tenha ar condicionado, só ligue depois que ele estiver trocado e com o cabelo mais seco.
Ventiladores podem deixar o quarto mais fresco, porém devem ser colocados longe do berço do bebê e voltados para a parede, nunca direto para o bebê.
Mesmo que seu colo seja o lugar que seu bebê mais goste, ele se sentirá até mais tranquilo dormindo no berço, já que é o calor do seu corpo, nesse momento, pode incomodar um pouco.
O quarto escuro também dá a sensação de mais frescor e é um fator que vai influenciar bastante para que o bebê durma melhor à noite.
Pergunte a um especialista
Tem dificuldade para fazer seu bebê dormir mesmo em temperaturas mais amenas? Então, você precisa conhecer o curso Bebê Dorminhoco. Criado exclusivamente para ajudar mamães e bebês a terem a tão merecida noite de sono.
Entre em contato conosco, conheça nossas redes sociais e faça parte do grupo de mamães felizes e seus bebês dorminhocos.
Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?
Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?