Birra só com o avô

Birra só com o avô

As crianças amam a casa da vovó e do vovô, elas se sentem alegres, seus desejos são atendidos e geralmente o vovô e a vovó não gostam de ver o pequeno chorar e atende imediatamente as vontades e necessidades da criança.

Como sempre dizemos, “casa de avós é cheia de amor e biscoitos”.

Geralmente as birras com o avô é porque as crianças  sentem quando conseguem o que desejam e com quem conseguem o que desejam, não necessariamente deve ser o vovô, mas pode ser um tio, uma tia ou os pais.  As crianças quando fazem birras e são atendidas pelo adulto, elas associam aquele comportamento com o que funciona para conseguirem o que desejam, e os vovôs e as vovós são conhecidas por mimar e fazerem sempre as vontades dos pequenos com birra ou sem birra.

Vamos entender melhor a birra e como o vovô e a vovó devem intervir e ajudar a criança a ter um comportamento mais ideal no momento da birra.

As crianças de 0 até os 06 anos de idade, o que chamamos de primeira infância não possuem o cérebro completamente desenvolvido, e as birras acontecem na maioria por esses motivos. A criança sente a necessidade de ser ouvida, ao mesmo tempo, em que não consegue pensar racionalmente sobre os seus sentimentos e frustrações.

A neurociência explica que a birra aciona a região inferior do cérebro infantil.

Como dissemos acima, as birras podem acontecer por diversos motivos e não é apenas uma pirraça da criança diante de uma frustração. As crianças podem se sentir inseguras diante de uma situação de divorcio, mudança de escola, casa e rotina. Assim como outras situações de mudanças que para a idade infantil, é difícil compreender.

Nesse caso, é difícil afirmar que uma criança vai ou não parar de fazer birra em uma idade X, pois muitos fatores influenciam esse comportamento na criança, seja com os pais, com a vovó ou birras com o avô.

Como evitar as birras da criança perto do avô e ajudar o neto a compreender melhor a situação

Com algumas dicas, citadas abaixo, vai ser mais fácil lidar com a birra da criança e ajudá-la a ter controle emocional no momento da frustração.

O avô  deve se manter calmo no momento da birra do netinho e também ter empatia pela situação que a criança está passando. É preciso compreender o que está acontecendo para que a criança tenha o comportamento de birra naquele momento.

Antes de tudo, o vovô deve acalmar o pequeno. Precisa demonstrar para a criança segurança, afeto e respeito pelos sentimentos dela,dessa forma a criança vai ficar mais calma e poderá ouvir os ensinamentos do adulto com mais facilidade e compreensão.

Outra coisa importante é que gritar ou mandar que a criança pare, não vai obter resultados saudáveis para a saúde emocional do pequeno. Como as crianças costumam copiar as atitudes do adulto, essa opção vai gerar mais problemas e talvez mais birras.

O vovô deve ouvir e mostrar interesse no que a criança está passando. Quando os pequenos se sentem ouvidos e respeitados, eles passam a ter mais paciência em falar sobre o que está afligindo ao invés de fazer birra.

O que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia?

Eu não tenho bola de cristal, mas imagino que se você chegou até aqui é porque o comportamento do seu filho não deve estar te agradando e você não sabe mais o que fazer, não é?
Eu sei bem como é passar por isso, nos sentimos impotentes e até envergonhadas de nós mesmos por conta do mal comportamento de nossos filhos.
Eu gostaria de te convidar a acessar um artigo que eu preparei, no qual eu detalho o que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia. No final das contas, buscamos mesmo é resgatar a admiração e a relação de amor com nossos filhos.
Dê uma olhada, vai te ajudar muito.

O que de fato pode causar as birras na criança?

Agora que já compreendemos um pouco sobre a birra e como lidar com a criança no momento da crise, vamos entender melhor porque a birra acontece e algumas coisas que podem levar a criança a ter esse comportamento inadequado.

Crianças menores, geralmente fazem birra por ainda estarem aprendendo a se comunicar e muitas vezes ser difícil expressar a frustração do que está incomodando.

Por causa da dificuldade na linguagem verbal, a criança encontra na birra a forma de chamar a atenção, mostrando ao adulto que ela não está feliz com o que está acontecendo no momento.

Outros motivos para a birra podem ser fome, cansaço, sono, falta de vontade para fazer uma tarefa como, alimentar-se, tomar banho, entre outros.

Agora que você já sabe como agir no momento da birra, comente aqui quais foram os resultados com o seu pequeno. 

As crianças que se sentem respeitadas e ouvidas e também tem uma rotina de vida saudável ao lado dos pais e avós, conseguem aprender com mais facilidade a ter um comportamento mais adequado diante das frustrações.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *