Birra para mudar a fralda

crying YZCL3LS scaled

As crianças que usam fralda, ainda estão na idade que não sabem lidar com seus impulsos. Por isso é normal fazer birra para vestir a fralda. Elas ainda não sabem expressar suas emoções e por isso choram ou gritam.

Antes de explicar como lidar com as birras do seu filho, vamos entender o porquê as crianças têm essa atitude, o que é a birra e até que ponto é normal.

 

O que é Birra?

As birras nada mais são do que uma reação daquilo que as crianças estão sentindo e pensando.  O maior erro e mais comum dos pais e cuidadores é de punir ou recompensar o comportamento. 

Ou seja, esperar que a criança tenha um comportamento bom ou ruim e punir ou recompensar.

Porém, como citamos acima, as birras são a reação das emoções das crianças e de seus pensamentos, e para entender as birras é preciso dar atenção ao que seu filho ou filha está sentindo no momento da birra, além também de entender a fase que seu filho está. As crianças também reagem de acordo com sua idade.

Dar atenção aos sentimentos e pensamentos dos seus filhos vai ajudar a compreender o que motiva a birra, além de ajudar pais a contribuírem de maneira positiva para o desenvolvimento de seus filhos.

Olhar apenas para o comportamento final da criança e puni-las ou recompensa-las pode trazer consequências negativas para a vida da criança. Pense que seu filho ou filha quer ser compreendido, e não sabe expressar seus sentimentos e emoções, e nesse contexto, agem por impulso fazendo birra. 

O adulto precisa agir conscientemente, para não reforçar este comportamento na criança e ter paciência, pois a birra é também uma oportunidade de aprendizado para os pequenos.

Vale ressaltar também que o ambiente em que a criança vive, pode estar afetando suas emoções e gerando as birras. É preciso que os pais cuidem de suas emoções, comportamentos e ambiente familiar, para poder ajudar a criança a lidar com as frustrações e as emoções. É comum que as birras dos pequenos cheguem durante um momento de estresse, como por exemplo, divórcio, a chegada de um irmãozinho, mudança de casa, escola ou rotina.

É importante saber os fatores que levaram ao comportamento do pequeno. Pois os sentimentos que ele tem em relação aos pais ou a uma situação especifica, pode estar precisando de atenção e a maneira que ele vai encontrar de pedir essa atenção é através das birras.

 

Como lidar com as birras na hora de trocar a fralda e ajudar meu filho a superar essa fase de maneira positiva?

As crianças estão descobrindo as sensações desde o momento do nascimento, e uma delas é as brincadeiras. É natural que as crianças recusem colocar a roupa porque querem brincar, ficar com os pais ou brincar com algum objeto na hora da troca da fralda. Assim como também é natural que a criança queira brincar com a própria fralda.

O ideal no momento de vestir os pequenos é brincar e distrair a criança para que o momento seja agradável e descontraído, e caso haja resistência, conversar e explicar que ela precisa se vestir para voltar a brincar ou se vestir para passear.

De acordo com cada idade é possível saber as capacidades da criança de lidar com os impulsos e frustrações. Em certas idades a criança não tem ainda amadurecimento cognitivo e emocional, por isso não conseguem entender o que pode e o que não pode no momento de trocar a fralda.

Antes dos três anos de idade a criança não consegue compreender o “NÃO”. A forma como os pais ensinam e repreendem pode estar ligado ao comportamento da criança na hora de trocar a fralda.

Também vale ressaltar que no momento de corrigir as birras, bater e falar mal nunca serão uma opção. Existem outros caminhos efetivos para conseguir resultados mais prolongados e duradouros e que melhoram ainda mais o desenvolvimento da criança e os vínculos entre pais e filhos.

Vamos entender agora, quais medidas devem ser tomadas para ajudar seu filho a se expressar sem birras e facilitar seu entendimento sobre as emoções do seu pequeno na hora de se vestir.

O que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia?

Eu não tenho bola de cristal, mas imagino que se você chegou até aqui é porque o comportamento do seu filho não deve estar te agradando e você não sabe mais o que fazer, não é?
Eu sei bem como é passar por isso, nos sentimos impotentes e até envergonhadas de nós mesmos por conta do mal comportamento de nossos filhos.
Eu gostaria de te convidar a acessar um artigo que eu preparei, no qual eu detalho o que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia. No final das contas, buscamos mesmo é resgatar a admiração e a relação de amor com nossos filhos.
Dê uma olhada, vai te ajudar muito.

 

03 passos para lidar com as birras na hora de trocar a fralda

Passo1: As crianças precisam ser respeitadas. Os pais precisam ter cuidado na hora de ensinar seus filhos. O ideal é fazer a criança entender que seu comportamento inadequado pode ser modificado. Os pais não devem usar de hostilidade e humilhação. Crianças que são punidas e ensinadas com atos de humilhação e hostilidade, tendem a crescer achando que são inferiores e incapazes. As crianças se comportam de acordo com seus sentimentos, o ideal é que os pais ou cuidadores da criança usem de encorajamento e compreensão para ensinar a criança a mudar aquele comportamento. A criança precisar se sentir capaz de mudar no comportamento e sentir amor no momento de serem ensinadas, elas precisam sentir que são compreendidas. Porém, no momento de trocar a fralda, vale ressaltar que uma criança menos de três anos, ainda não tem amadurecimento cognitivo para compreender suas capacidades, e seus desejos são brincar e se distrair. Usar o momento de trocar a fralda como uma brincadeira é mais eficaz do que punir a criança por não querer trocar a fralda.

 

Passo 2: Combine e não ceda. As crianças reagem muito bem aos combinados. Até mesmo os bebês de um ano já conseguem entender o combinado. Sempre que possível, combine antes com seu filho. Por exemplo: “filho, agora é hora de trocar a fralda, e se trocar rápido podemos sair para passear”. Entenda que a falta dos combinados gera na criança uma expectativa e por isso elas fazem a birra quando chega a hora de se trocar e precisam para de brincar, por exemplo. Quando os pais combinam antes ou explicam porque, as crianças se sentem respeitadas e obedecem com facilidade, pois compreendem com mais facilidade.

 

Passo 3: Se coloque no lugar da criança. Compreenda qual é o desejo da criança naquele momento, porque ela está chorando? Porque ele não quer se trocar? Ele estava brincando e não queria parar? Lembre-se que as crianças enxergam as situações diferentes de nós adultos. Eles não compreendem que a troca da fralda é necessária, para a sua higiene. Em certa idade ela não sabe dizer o que quer, sua forma de pedir é chorar, gritar ou desobedecer. Ao se colocar no lugar da criança, é mais fácil compreender o choro e explicar que a troca da fralda será rápida para que ela possa voltar a brincar.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *