Bebê pode dormir muito?

Cute baby boy with Down syndrome sleeping on the bed in home bedroom

Ter um bebê em casa é realmente uma delícia, cheia de momentos gostosos, com cheirinho de bebê e coisinhas fofas. Sem falar naqueles sorrisinhos lindos, aos quais ninguém resiste!

Mas a hora de dormir às vezes é estressante, difícil e muito cansativa, não é mesmo?

O que muitas mães e pais não sabem é que quanto mais o bebê dormir, melhor é a qualidade e a rotina do sono.

Bebês com dificuldade para dormir são um problema comum para as mães. Ao anoitecer, começam os preparativos para que o bebê durma, mas ele está alerta e não pega no sono nunca.

Eles choram, ficam irritados, com os olhos bem abertos, agitados, e os pais cansados, estressados e desesperados.

Os bebês, a depender da idade, têm a necessidade de dormir de 12 a 14 horas por dia (ou mais) — horas essas que devem ser divididas entre sonecas diurnas e o sono noturno, tempo estipulado pela Sociedade Brasileira de Pediatria como essencial e vital para a saúde física e mental.

Isso significa que o bebê pode dormir muito sim! E é saudável.

Baseado nessa informação, sabe-se que o bebê que não dorme o número de horas suficientes, fica irritado, choroso e também com dificuldade para dormir.

Então vem a seguinte pergunta: “Como fazer bebê dormir o suficiente?” 

Antes vamos entender melhor como funciona o sono do bebê.

 

Reconhecer os sinais do sono de bebê 

A melhor forma de evitar que seu bebê fique nervoso e não queira dormir é prestando atenção em pequenos sinais que seu bebê mostra quando precisa dormir ou quando não tem tido horas suficientes de sono.

O bebê costuma não ter olheiras ou o rosto parece cansado, esfrega os olhos, as orelhas ou o rosto? Vale também prestar atenção a outros sinais como bocejo, soluço ou espirros!

Quando os bebês estão com sono eles não se concentram em atividades simples, como brincar; não têm forças para mamar ou comer direito e dormem com facilidade dentro do carro.

Esses são alguns sinais que devem ser observados para identificar que o bebê não está dormindo o suficiente e também está com sono.

 

Como ensinar o bebê dormir bem

Os bebês costumam ter boas noites de sono quando sentem um ambiente seguro. Lembrem-se que bebês acima de 5 meses já estão familiarizados com o ambiente e precisam apenas de uma rotina para a hora de dormir.

A hora do sono deve ser preparada com carinho e deve ser uma rotina diária.

Criar horários fixos de sonecas diurnas e também para dormir à noite é um ótimo começo para que seu bebê se acostume com essa rotina.

Muitas coisas podem ser feitas dentro dessa rotina para ajudar seu bebê a se preparar para o momento de dormir.

Programe um ritual com banho relaxante, massagens e roupas mais confortáveis, música ou ruído calmante, historinhas e brincadeiras menos estimulantes, luzes reduzidas ou, de preferência, completamente apagadas.

É interessante iniciar esse passo a passo desde os primeiros dias de vida do bebê. Mas também pode dar início depois, e aos poucos ele vai entender quando e como deve dormir — e em menos tempo do que você espera, irá fazer isso sozinho, no berço, no quarto dele, sem qualquer briga, choro ou irritação.

Lembrando que esse ritual do sono pode ser feito também para as sonecas diurnas.

Pesquisadores do Departamento de Pediatria da Universidade de Semmelweis, na Hungria e do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo confirmando que a soneca diurna contribui significativamente para o tempo total de sono, sendo relacionados às funções cognitivas, processamento emocional e autorregulação. (fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5851571/).

Esse estudo também apresenta a soneca diurna como uma medida preventiva contra os efeitos nocivos da falta de sono e a associa a fatores como a saúde dos sistemas imunológico, neuro-endócrino e cardiovascular.

Ou seja: os bebês precisam dormir por algumas horas durante o dia para terem boas noites de sono e ótimo desenvolvimento físico e emocional.

É dessa forma que é possível ajudar seu bebê a dormir bem, com qualidade.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

Share

Avatar
Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *