Bebê pode dormir com ventilador ligado?

Baby boy lying on the blanket on the ground, looking at something.

É comum em um país como o Brasil, que ao chegar o verão, façamos uso do ventilador. Em algumas regiões do Brasil, nem mesmo o uso do ventilador alivia o calor.

Quando se tem um bebê em casa, nos perguntamos se é seguro e saudável o bebê dormir com ventilador ligado.

Os bebês também sentem calor e isso pode deixá-lo irritado, com brotoejas e tornar a noite de sono dele complicada.

O que devemos fazer nesse momento?  Desligar o ventilador do quarto do bebê? Deixar ligado e colocar muitas roupas para evitar que ele pegue um resfriado por conta do ar?

A verdade é que pediatras e especialistas aprovam o uso do ventilador em dias quentes, porém existem algumas regras bem simples a serem seguidas para que o aparelho não faça mal para o seu bebê.

 

Regras para o uso do Ventilador

Pergunte ao pediatra

Antes de fazer uso do ventilador, a primeira medida é perguntar ao pediatra se há alguma restrição sobre o uso do aparelho no quarto do bebê. Alguns bebês são mais sensíveis que outros, especialmente quando são recém-nascidos, por isso é importante ter o aval do médico.

 

Usar em lugar adequado

O ideal é que o ventilador esteja virado no lado  contrário ao berço, longe da cabeça do bebê, evitando que ele seja exposto diretamente ao vento. Da mesma forma, veja se o ar não bate diretamente no berço.

O contato direto do ar com o bebê pode ocasionar maior queda de temperatura do corpo e resultar em resfriados, gripes e problemas respiratórios mais graves.  

 

Deixar sempre na temperatura correta

Mesmo estando muito calor, o metabolismo dos bebês é diferente dos adultos, e não conseguem manter a estabilidade da temperatura do corpo, por isso, a velocidade do ventilador deve ser usada o mínimo. 

 

Cuidado com as mudanças bruscas de temperatura

Mudanças repentinas de temperatura podem causar um choque térmico ou fazer com que o bebê fique doente. Nunca o leve de um ambiente muito quente para um bem frio. O melhor é desligar o ventilador e esperar a temperatura interna do quarto ficar próxima à externa. 

 

Usar roupas que protejam

Para reforçar, quando o bebê estiver no quarto com o ventilador ligado, é bom usar roupas mais fechadas, como bodies de manga longa e calças mais finas.

O uso de um umidificador também é indicado, porém é preciso ter cautela, pois se usado excessivamente pode trazer problemas respiratórios. O bom é ter um equilíbrio na quantidade de umidade. 

 

Não deixe o ventilador ligado a noite toda

Resfrie o ambiente antes de colocar o bebê no berço para que ele durma mais tranquilo, depois o melhor é desligar  ventilador.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

 

Seu bebê pode dormir bem com ventilador

O uso do ventilador pode fazer bem para seu bebê seguindo as regras citadas acima e as recomendações do pediatra.

Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com uso de ventilador e ficar mais confortável durante os dias mais quentes, sem que prejudique a saúde do pequeno.

 

Share

Avatar
Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *