Bebê pode dormir com pano no rosto?

Bebê pode dormir com pano no rosto?

Os panos para dormir, mais conhecidas como naninhas, são chamados pelos especialistas como objetos transicionais ou de transição, que costumam dar uma sensação de segurança para a criança na hora de dormir. É como um substituto temporário dos pais durante esse breve momento de afastamento.

Na internet, existem muitos vídeos ensinando a técnica do paninho para fazer o bebê dormir e mostram êxito nesse processo, o que atrai o interesse de mães em usar essa ajuda para conseguir ter de volta uma noite de sono mais tranquila. Outras mães e avós têm o costume de deixar o pano sobre o rosto do bebê, como um paliativo.

A questão, porém é saber se esses acessórios são realmente seguros e a partir de quanto tempo eles podem ser deixados no berço ou próximos ao bebê sem oferecer qualquer risco, especialmente ao que se refere à síndrome da morte súbita. Será que existe mesmo a necessidade de oferecer fraldinhas, paninhos ou bichinhos logo nos primeiros meses de vida do bebê?

Objetos no berço do bebê

Colocar vários objetos fofinhos no berço é um hábito bastante corriqueiro, ainda mais com as várias opções oferecidas pelas lojas de artigos para bebês, os muitos outros artigos divulgados pela internet e o dom das tias, avós e madrinhas para fazer esses acessórios.

Associados à preocupação de garantir um certo conforto e o medo que os bebês e machuquem ou sintam frio, muitos pais tendem a encher o berço com os kits de berço.

O principal problema a respeito disso é que quanto mais coisas dentro do berço, maior o risco de sufocamento, já que o bebê ainda não tem o reflexo de tirar caso se sinta incomodado.

O recomendado por especialistas é manter o berço livre de quaisquer objetos nos primeiros 12 meses de vida do bebê e ainda usar colchões firmes, evitando as espumas muito moles. E os travesseiros? Esses também só devem ser usados após os 12 meses de vida do bebê.

E as mantas ou cobertores? também são recomendadas apenas a partir dos 12 meses. Uma dica é o uso dos sacos de dormir, que vão manter as mãos do bebê livres e sempre colocar o bebê de barriga para cima, a melhor posição contra a morte súbita.

 

Quando o bebê pode ter um pano ou naninha

A naninha pode ser usada a partir de 1 ano de idade.

 

Como devem ser os objetos de transição

Como uma forma de segurança, os objetos recomendados devem ser pouco volumosos, macios, sem partes que se soltam e direcionados para cada fase do bebê. Reforçando, não deixe qualquer objeto que possa trazer o risco de sufocamento para o bebê.

Outro fator importante é que o material seja antialérgico e, se possível, tenha a alternativa de conseguir lavar periodicamente. Uma dica é ter outro igual ou parecido ou separar um dia bastante ensolarado ou dispor de uma secadora.

 

Métodos mais indicados para fazer o bebê dormir

Existem outras formas de fazer o bebê dormir sem precisar colocar panos ou bichinhos dentro do berço. Manter o ambiente o mais agradável e menos iluminado possível é uma das formas aconselhadas.

Outra maneira, é solicitar ajuda de uma especialista no sono do bebê, que vai orientar como fazer o bebê dormir tranquilo a noite toda, criando uma rotina favorável a toda família, tornando noites de sono em momentos prazerosos.

 

 

Vale a pena conferir. Continue pesquisando aqui no site e conheça mais sobre o Curso on-line de sono da Bebê Dorminhoco.  O Curso que você faz pelo seu celular e entra para o time de mães que tem seus bebês Dorminhocos. Veja os diversos depoimentos no nosso instagram @bebedorminhoco

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *