Bebe com sono agitado: O que fazer?

Assim como os bebês nascem e choram, eles dormem. Dormir é parte importante e necessária para a saúde do bebê. Desde seu nascimento, dormir é e deve ser uma das rotinas mais favoráveis e importantes do infante. Ter um bebê dorminhoco é de fato o que todos os pais de primeira viagem buscam, ainda que não entendam perfeitamente como cuidar dos pequenos, ou o que fazer para que estes possam descansar enquanto crescem sadiamente.
Aliás, não só os pais do primeiro filho, mas para todos os bebês que possam vir ao longo da vida, afinal, quem não quer um bebê tranquilo e dorminhoco?
Desde os primeiros suspiros, os seus pais cuidadosos se preocupam com o bem-estar deles, carregando os no colo, trocando suas pequenas fraldas, higienizando os, ou simplesmente enchendo-os de carinho, mesmo antes de abrirem os pequenos olhos.
Assim, os pais e bebês se entrelaçam na descoberta de um novo mundo, cada um de um lado. Cada um em sua devida forma de perceber a nova vida. Bebês sentem os pais e pais sentem seus bebês. Estes últimos, por mais racionais e adultos, perdem toda a postura ao observarem a vida que agora esta exclusivamente sob seus cuidados.
Antes do nascimento, por que não dizer “durante” e certamente depois, os pais se orientam através de conversas rotineiras com familiares e amigos experientes, afim de buscarem a melhor solução e cuidado para o recém-nascido.
As preocupações genuínas ou mesmo aquelas por vezes exageradas dos “marinheiros de primeira viagem”, observando cada suspiro do bebê que por vezes não dorme direito, do qual por vezes parece estar irritado, desconfortável e claro, sem dormir, têm muito a nos ensinar. Afinal sua insatisfação geralmente possui nome e endereço.
Considerando a grande importância que o sono tem na vida de um bebê, assim como na rotina da casa, entende se que dependendo da idade um bebê dorme entre 12 e 14 horas por dia.
Os bebês que não dormem direito tendem a chorar além do normal e sempre ficam irritados.
Entender como melhorar o sono de seu bebê é de fato um dos mais importantes conhecimentos que os pais e/ou responsáveis devem adquirir.
O que fazer se o bebê está com sono agitado?
Bebês podem mostrar sinais claros de irritabilidade durante o sono. Ao esfregar a orelha e rosto, ou mesmo os olhos. Espirros e bocejo são outros sinais de um bebê com sono agitado.
Bebês precisam apenas se sentirem seguros, afim de dormirem tranquilos, sem maiores necessidades. Para tal, eles precisam de rotina.
Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?
Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?
Como ajudar meu bebê agitado a ter um sono mais tranquilo?
Um sono tranquilo é tudo que queremos para nossos bebês. É imperativo que nos organizemos devidamente para este momento tão importante na vida deles. Com tantos afazeres em nossa vida pessoal, precisamos encontrar o equilíbrio necessário que os bebês demandam para seus momentos de descanso.
Como dissemos antes, bebês precisam de rotina. Tanto para as sonecas diurnas, quanto para o sono noturno. Afim de ajudar seu bebê a ter um sono tranquilo, devemos estabelecer intervalos regulares nas horas de dormir, assim como ritualizar os momentos do sono, ou seja, estabelecer massagens, banhos relaxantes, roupas confortáveis, brincadeiras, ruídos ou músicas que os levem pacificamente ao momento do sono.
Certamente dormir bem é apenas o resultado duma sequência de rotinas bem estabelecidas. Isso significa que os momentos antes de dormir são tão importantes quanto o sono em sí.
Preparar o bebê no horário rotineiro, no lugar rotineiro, com os carinhos e rituais rotineiros, ajudarão o bebê se sentir seguro e por fim, tranquilo. Bebês tranquilos dormem tranquilos. Bebês sem rotina, ficam irritados, agitados e por fim não dormem direito, não descansam devidamente e acabam precisando de mais atenção ainda.
A maior atividade de um bebê é dormir. Nada demanda tantas horas e por conta disso se torna tão importante na vida dele, e também dos pais.
O choro constante, a irritação, o desconforto, a insegurança são sinais de bebês que não estão satisfeitos com sua rotina, ou melhor, estou vivendo sem nenhuma que esteja bem empregada em seu dia a dia.
A grande maioria dos pais e/ou responsáveis buscam alternativas diversas para levar o bem-estar aos seus pequenos. Até mesmo buscam ajuda profissional, opiniões entre outros, afim de encontrar a solução para o suposto mal-estar da criança, e tudo que deveriam primeiramente terem feito é se concentrarem na simplicidade e imutável necessidade de padronizarem o momento pré sono do bebê, assim como os horários e rituais que proporcionam seu bem-estar.