Arteterapia para bebês e crianças: explorando cor e emoção

A arte é expressão e transformação. É uma forma de comunicação, habilidade e, principalmente, talento. Na primeira infância, por exemplo, quando o bebê ainda está descobrindo formas de expressar seus desejos e visão de mundo, a arte se torna uma grande aliada.
É neste cenário que a arteterapia se destaca, favorecendo o desenvolvimento das crianças que são naturalmente grandes exploradoras de ambientes e, mais ainda, contam com uma grande parcela de fertilidade para a imaginação.
Dia após dia nossos pequenos expressam curiosidade, fascínio e vontade de descobrir um novo mundo, ficando maravilhados com tudo ao redor, tornando suas vidas um mundo mágico do qual nós, papais e mamães, fazemos parte ajudando em cada descoberta.
A curiosidade dos bebês e crianças potencializa a criatividade, gerando uma ampla gama de ideias refletidas em brincadeiras e perguntas que, aliadas à imaginação e seus recursos, auxiliam na leveza com a qual eles encaram a vida.
E, claro, a arte é uma das formas que a criatividade dos pequenos pode ser explorada. Ela proporciona estímulos, percepções e sensações; sem contar que ela também pode ser responsável por melhorias na atenção do bebê, nas habilidades motoras e visuoespaciais, entre outros.
Mas afinal, o que é arteterapia? Como ela pode ajudar o seu bebê de fato? É possível encontrar um caminho de expressão por meio da arteterapia? Essas e outras perguntas a Bebê Dorminhoco vai responder neste blog exclusivo.
Ficou curioso? Continue a leitura!
O que é arteterapia?
A arteterapia consiste em uma abordagem terapêutica que usa da expressão artística como forma de comunicação e transformação. Combinando psicologia e arte, a arteterapia ajuda na exploração de emoções através de pinturas, desenhos, esculturas, colagem e até música.
É uma forma de terapia em um ambiente seguro e de suporte, que encoraja a liberdade de expressão em que o processo criativo e a interação com a obra de arte são valorizados independentemente do resultado.
E, como toda forma de terapia, a arteterapia acessa aspectos inconscientes, explora preocupações, traumas, emoções e abre os caminhos para a cura e transformação.
Vale reforçar que a arteterapia pode ser aplicada na terapia infantil, educação, em todas as idades, independentemente das habilidades artísticas. Afinal, ela não é sobre produzir arte, mas utilizar a criação artística como processo.
Sendo assim, quando falamos em arteterapia para bebês e crianças, por exemplo, é uma forma de deixar que as crianças comuniquem seus sentimentos, pensamentos com liberdade, estimulando a criatividade, imaginação, entre outras habilidades.
Sem falar que a arteterapia para bebês e crianças auxilia na coordenação motora, e, principalmente, como um caminho para lidar com o estresse e possíveis traumas.
Por que usar arteterapia com bebês e crianças?
Além de desenvolver a criatividade e até o autoconhecimento, a arteterapia pode ser usada em bebês e crianças como uma ferramenta para que eles consigam se expressar. Afinal, muitos pequenos têm dificuldade em falar ou escrever o que estão sentindo; se nós, que somos adultos, temos, imagine eles?
Assim, a arteterapia oferece ferramentas para que os pequenos expressem seus sentimentos. Sem contar os benefícios da arteterapia, como, por exemplo:
- Desenvolvimento da imaginação;
- Desenvolvimento da criatividade;
- Conhecimento dos problemas emocionais;
- Redução do estresse e da ansiedade;
- Estímulo de habilidades motoras;
- Desenvolvimento cognitivo.
Pode aplicar a arteterapia em casa?
Apesar de ser uma abordagem terapêutica, nada impede que você consiga aplicar algumas das atividades de arteterapia em casa. Afinal, esse processo não exige a presença de um terapeuta especializado, uma vez que o mais importante é proporcionar um ambiente seguro para que o seu filho possa se expressar artisticamente.
Vamos ver as práticas mais conhecidas da arteterapia que você pode usar a favor do seu filho até na sala de casa!
Como fazer arteterapia com bebês e crianças em casa?
Desenho livre
Essa é a forma mais simples e usada de arteterapia, especialmente quando estamos sozinhos em casa com nossos pequenos. Comece com uma folha de papel em branco e aposte em lápis de cor, tinta, giz de cera e até canetas coloridas para encorajar seu bebê a desenhar livremente.
Mesmo nos primeiros anos, essa técnica pode ser uma forma incrível de vê-lo expressando as emoções, pensamentos ou até criando um lindo desenho de garranchos para guardar na porta da sua geladeira.
Colagem
Esse tipo de arteterapia pode ser mais efetivo com as crianças um pouco maiores, mas você pode reunir revistas, jornais, tesoura e cola, e pedir para que o seu pequeno recorte imagens ou palavras que representem o que ele está sentindo, ou coisas que sejam significativas para ele. Depois, peça para ele colar em uma folha ou quadro.
Essa é uma espécie de colagem emocional que pode ajudar a decifrar os sentimentos dos pequenos enquanto ajuda a ampliar suas habilidades motoras.
Massinha de modelar
Que criança não gosta de massinha? Muito além de qualquer escultura, as massinhas de modelar são ótimas para incentivar a expressão sensorial do seu filho, deixando que ele libere as emoções pelo tato.
Sem contar que é uma brincadeira com benefícios que incluem o desenvolvimento da coordenação motora, concentração, estímulo à criatividade e relaxamento.
Dança
Por último, e não menos importante, a dança é uma técnica de arteterapia extremamente útil para o seu filho. Seja ele um bebê ou uma criança um pouco maior, a movimentação corporal livre ao som de músicas relaxantes, ou músicas que ele goste, é uma forma poderosa de expressão artística.
É através da dança que os pequenos podem se conectar com o corpo e as emoções de maneira única. Sem contar que, para uma criança que sofre com ansiedade, a dança é uma ótima maneira de liberar substâncias no organismo que melhoram seu estado mental.
Gostou do nosso artigo? Ficou alguma dúvida? A Bebê Dorminhoco é uma consultoria especialista no bom relacionamento entre você e o seu filho. Você ainda pode usar as nossas dicas para promover o bom comportamento do seu bebê, enquanto ajuda o serzinho precioso a se descobrir cada vez mais enquanto indivíduo.
A arteterapia pode se tornar uma rotina divertida e produzida na sala de casa. E se você está precisando de qualquer ajuda para colorir e descrever os sentimentos entre você e o seu filho, pode falar com a gente! Entre em contato que vamos te ajudar!