Amor Impresso: a importância de ler para o seu bebê

O incentivo ao desenvolvimento integral do bebê é de extrema importância desde os primeiros instantes! Em geral, os estímulos dados durante a infância podem perdurar até a fase adulta.
Por isso, é essencial que as crianças sejam estimuladas a brincar, explorar os movimentos, desenvolver as conexões neurológicas e muito mais! Mas como estimular as conexões neurológicas? Simples! Lendo para o seu filho.
A leitura para bebês é um dos agentes formadores, e por mais que o neném não entenda a história, a comunicação e a sua voz geram a sensação de acolhimento que fica armazenada no cérebro dos pequenos.
Ademais, são incontáveis os benefícios que essa prática proporciona. Além de ser uma atividade agradável, a leitura desenvolve outras habilidades que ajudam tanto na aprendizagem quanto na comunicação.
Os livros infantis, bem como o ato de ler para o bebê, também estimulam a criatividade, imaginação e o desenvolvimento do senso crítico. E você ainda pode ensinar ao seu pequeno que ter um livro nas mãos é como mergulhar em aventuras e conhecer mundos novos sem nem sair de casa!
A importância do incentivo dos pais
A participação dos pais na hora de estimular a leitura para os bebês é fundamental. Além de ser um bom exemplo para que a atividade se torne um hábito, ler histórias para o seu bebê gera proximidade física!
Sem contar com que a criança descobre como se viram as páginas, como a leitura funciona, a separação de palavras e que as histórias têm começo, meio e fim.
Veja 8 livros infantis recomendados para você ler para o seu bebê.
Benefícios da leitura para bebês
Como já falamos, a leitura é uma das dicas essenciais para estimular seu bebê a se comunicar. Além disso, ler para o bebê também ajuda a desenvolver outras habilidades bem como o poder de concentração e de observação; a fala; o vocabulário; criatividade e imaginação! E outras habilidades como inteligência emocional, relacionamento social, e até melhor compreensão de mundo.
Na hora de ler um livro, vamos e levamos os bebês a locais diferentes; assim, as crianças conseguem criar cenários e imaginários ricos em detalhes, como os locais descritos no livro. Ou seja: estimulando a imaginação e criatividade.
Sem falar que os livros são fontes infinitas de vocabulário! Então quanto mais cedo você incentiva ou vê uma pessoa habituada a ler, mais vocabulário ela consegue desenvolver, o que facilita a comunicação e identificação de sentimentos.
Como ler para os bebês?
Na hora de contar histórias e pensar na importância da leitura para os bebês, é muito comum que estejamos nos perguntando se eles realmente entendem o que estamos falando e como podemos tornar esse momento mais divertido!
Pensando nisso, preparamos algumas dicas práticas de como você pode introduzir a leitura para o seu bebê.
- Encontre uma posição confortável tanto para você quanto para o bebê;
- Brinque com a sua voz e deixe o ato mais leve;
- Capriche na expressão corporal;
- Deixe seu bebê interagir com o livro;
- Abuse dos recursos lúdicos e invista em cantorias e afins;
- Aposte na repetição para estimular ainda mais;
- Leia pausadamente.
Ler para o seu bebê é um grande presente! E agora que você já sabe a importância da leitura no desenvolvimento do seu filho e até dicas de livrinhos que pode usar, vale a pena tentar investir em criar esse hábito na sua família, né?
Comece colocando as nossas dicas em prática para estimular os pequenos a lerem, imaginarem cenários, personagens e, quem sabe, até criarem as próprias histórias!
Confira outras postagens do nosso blog e conheça mais sobre o método Bebê Dorminhoco.