Amamentação Noturna: Quando parar e deixar o bebê dormir

Amamentação Noturna: Quando parar e deixar o bebê dormir

É incontestável que a amamentação noturna e diurna é um dos pilares da vida humana. Ela é quem fortalece de forma profunda a ligação entre a mãe e o bebê, então é normal que muitas dúvidas apareçam durante esse período tão especial. 

Uma das dúvidas mais comuns entre as mães (em especial nas de primeira viagem), diz respeito às mamadas noturnas e como elas impactam na construção de uma rotina para o bebê. 

De modo a sanar todas as dúvidas acerca desse tema tão contagiante, nossa equipe reuniu as principais informações a respeito da amamentação noturna. Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre. Acompanhe!

Entendendo a amamentação 

Como dito de forma breve, a amamentação é um dos períodos mais importantes da vida humana. Mas você sabe o porquê? É nessa fase que o bebê recebe todos os nutrientes para se desenvolver da forma correta, para crescer de forma saudável e evitar possíveis doenças.

O curioso é que nenhum outro alimento possui o que o bebê precisa para crescer. Logo, o ideal é que, até os seis meses de idade, a mãe não faça o uso de chás, sucos, outros leites e até mesmo água. 

Após essa idade, o bebê poderá consumir outros tipos de refeição de modo a complementar a alimentação, mas não substituir. A amamentação deve perdurar até o segundo ano de vida da criança (ou, caso possa, até o bebê começar a recusar o peito).

Assim, um fato interessante é que amamentar os bebês logo após nascerem pode reduzir a mortalidade neonatal, a que acontece até o 28o dia de vida. Esse aleitamento materno imediato é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, uma vez que auxilia na contração uterina e diminui os riscos de hemorragia.

Mamadas Noturnas

Para a maioria das mães, a amamentação noturna é uma das melhores partes, apesar de cansativo. Embora não haja um horário geral para parar de amamentar à noite, há sinais de que seu bebê está pronto. 

Amamentação à noite acaba prejudicando o sono da mãe. Como resultado, muitas pessoas mal podem esperar para que a alimentação noturna pare. Assim, tenha cuidado, pois há alguns sinais de que seu filho está pronto para esta etapa. 

Abaixo, confira um guia generalizado de quando os bebês, normalmente, desmamam à noite.

Guia geral de amamentação noturna:

 

  • 0 a 3 Meses: Amamentação de 2 a 3 horas
  • 3 a 4 meses: 2 a 3 aleitamentos noturnos de 3 a 6 horas
  • 5 a 6 meses: 1 a 2 mamadas
  • 7 a 9 meses: 1 ou 2 aleitamentos noturnas
  • 10 a 12 meses: 1 mamada noturna vez ou outra
  • 12+ meses: normalmente nenhuma mamada noturna

 

Este guia é muito geral e não deve ser interpretado literalmente. Surtos de crescimento, dentição, doença e certas circunstâncias podem alterar a quantidade de amamentação noturna necessária. 

Principais sinais de desmame noturno

Confira abaixo os principais sinais de que seu filho está pronto para dar um fim às mamadas noturnas!

Bebê se alimentando menos durante o dia

Se você achar que seu filho está cada vez mais relutante em amamentar durante o dia, fique atenta, mas mantenha a amamentação noturna da mesma forma. Isso significa que ele pode estar pronto para interromper ou pelo menos reduzir as mamadas de noite. 

Tente incentivar a alimentação diurna. Se o seu bebê consumir a quantidade necessária de leite durante o dia, ele tenderá a pedir menos mamadas noturnas. É uma questão de regular suas necessidades para o dia.

Seu bebê não está mamando e prefere brincar a mamar

Se você perceber que seu bebê continua acordando para “se alimentar” durante a noite, ele acabará comendo muito pouco e começará a querer brincar. Isso significa que ele pode não estar mais com fome, mas acordar habitualmente. Dito isto, sua amamentação noturna pode não ser mais necessária e já pode ser reduzida ou interrompida.

Variação nos períodos de amamentação

Este é provavelmente o sinal mais difícil de notar. No entanto, se você perceber que seu filho acorda em horários cada vez mais diferentes, não há regras. Isso pode indicar que ele está pronto para reduzir a amamentação noturna, ou até mesmo parar. 

Portanto, se você tem algum bebê em casa, é pai ou mãe de primeira viagem e sente que está precisando de ajuda, entre em contato! Clique aqui e obtenha todo suporte necessário para tornar esse momento mágico ainda mais especial!

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *