Alimentos para lactantes: o que comer durante a amamentação?

O nascimento do bebê representa um marco especial na vida de qualquer mãe, um acontecimento importante possibilita maior vínculo entre a mãe e o seu filho.
E essa conexão poderosa acontece também por meio do aleitamento materno, que é capaz de assegurar a nutrição do pequeno ser que acabou de vir ao mundo.
Essa grande responsabilidade pode ser a causa que desencadeia várias dúvidas nas mamães, especialmente, sobre quais são os elementos que podem ou não ser consumidos durante a amamentação.
E questionamentos sobre esse assunto são muito importantes, visto que, todos os nutrientes e vitaminas essenciais à vida, são transmitidos através do leite materno.
Essa atenção com os alimentos deve ser priorizada, principalmente, durante os seis primeiros meses de vida do bebê, quando o leite materno é fornecido ao recém-nascido de forma exclusiva.
Considerando esses aspectos, elaboramos este conteúdo com tudo o que as mamães precisam saber sobre os alimentos que podem ser consumidos durante a amamentação.
Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o assunto.
A importância do leite materno
Durante os primeiros meses de vida, o leite materno é o melhor alimento que pode ser ofertado a um bebê, essencial para garantir o seu desenvolvimento saudável.
O leite materno é responsável por fortalecer o sistema imunológico da criança, criando uma barreira natural de proteção no organismo contra infecções e doenças.
É um alimento capaz de manter o aporte de nutrientes necessários para o bebê durante o primeiro ano de vida do bebê, sendo seu principal alimento durante esse período.
A fim de que essa oferta ocorra de maneira saudável, deve haver um cuidado especial das mães quanto à ingestão de determinados alimentos.
Essa precaução deve ocorrer, com a finalidade de garantir um padrão ouro de alimentação para o bebê, conferindo inúmeros benefícios a sua saúde e qualidade de vida.
Alimentos para lactantes
A alimentação para lactentes é essencial para promover saúde tanto para o bebê quanto para a mãe, por isso, devem ser consumidos alimentos com carga nutricional suficiente para ambos.
Por isso, é fundamental o conhecimento sobre os alimentos apropriados durante o período de amamentação, que garantirão saúde para a mãe e para o seu bebê.
Considerando isso, abaixo destacamos alimentos que devem fazer parte do planejamento alimentar de toda lactante, confira:
Água
Embora pareça ser desnecessário dizer a importância da água para a saúde humana em suas diferentes amplitudes, vale sempre ressaltar sua importância para os processos biológicos, especialmente, durante a infância.
Além de conferir benefícios à saúde, a água também é fundamental para aumentar a produção de leite materno.
Laticínios
O leite é um dos alimentos da natureza que mais possui riqueza em proteínas, além de ser fonte de cálcio, essencial para o desenvolvimento da estrutura óssea.
Os laticínios podem ser encontrados em qualquer alimento derivado do leite, como os queijos, iogurtes e manteigas, por exemplo.
Proteínas
Outro tipo de alimento que deve compor a alimentação de lactantes são as proteínas. Elas cumprem o papel de estruturar, fortalecer e promover o crescimento dos tecidos, músculos e ossos.
As proteínas podem ser encontradas nas carnes, ovos, leite, e grãos como o feijão, o grão-de-bico e a soja.
Integrais
Os alimentos integrais ajudam durante a amamentação, estimulando a produção de energia para a mãe e para o bebê.
São os alimentos que não passaram por nenhum tipo de processo de refinamento, dessa forma, preserva-se toda a sua riqueza em nutrientes e fibras.
Os alimentos integrais são, principalmente, a aveia integral, o arroz integral, o centeio, a quinoa e a linhaça.
Ômega 3
Outro tipo de alimento que não pode faltar na alimentação para lactantes é o ômega 3, substância com alto poder antioxidante e anti-inflamatório. É um alimento essencial para o desenvolvimento saudável do sistema cardiovascular e nervoso da criança.
É encontrado na maior parte dos peixes, especialmente, no salmão.
A Influência da alimentação no sono do bebê
A atenção com a alimentação para lactentes, visto que, gera impactos em todos os âmbitos da vida do bebê, inclusive, na qualidade do seu sono.
A relação entre a alimentação e a qualidade do sono do bebê é forte e deve acontecer de forma saudável, com a finalidade de promover apenas efeitos positivos ao sono da criança.
Além das dicas citadas ao decorrer do texto, nós podemos te ajudar ainda mais. A Bebê Dorminhoco é especializada em consultoria de sono do bebê e já ajudamos milhares de famílias a conquistarem noites de sono mais tranquilas.
Nosso método exclusivo já ajudou mais de 40 mil mães e pode ajudar você também!