Acne Neonatal: como tratar as espinhas na pele do bebê?

Acne Neonatal: como tratar as espinhas na pele do bebê?

A acne é um problema que afeta a vida de pessoas em diferentes idades, quando as temidas espinhas aparecem na pele dos bebês é chamada de acne neonatal.

As bolinhas na pele dos pequenos aparecem principalmente durante os primeiros meses de vida do bebê e podem causar espanto nos pais de primeira viagem.

A acne neonatal é facilmente confundida com a brotoeja, porém, são bem diferentes uma da outra.

Nós da Bebê Dorminhoco visamos manter nossos leitores informados sobre os mais diversos assuntos da vida infantil, abaixo confira mais um conteúdo elaborado com muito carinho para você caro leitor, acompanhe o texto e boa leitura! 

 

Miliária é um tipo acne neonatal?

A miliária é conhecida popularmente no Brasil pelo termo brotoeja, é uma inflamação da pele caracterizada por sintomas de queimação e coceira.

As brotoejas aparecem quando ocorre a obstrução dos ductos excretores das glândulas sudoríparas (suor), que se desenvolvem principalmente nas dobrinhas dos bebês, axilas, tronco e rosto.

A miliária é uma dermatite inflamatória diferente da acne, quando coçadas provocam a erupção e lesão da pele.

Por isso, engana-se quem acredita que as brotoejas são uma acne neonatal.

 

O que é acne neonatal?

A acne neonatal se desenvolve na pele de muitos bebês e não é um problema grave, aparece principalmente a partir das primeiras semanas de idade e geralmente desaparecem após duas ou três semanas.

As espinhas na pele do bebê aparecem como resultado da troca hormonal favorecida durante a gestação, a quantidade de bolinhas vai depender de pessoa para pessoa e pode se espalhar para o resto do corpo.

A acne neonatal não precisa causar espanto nos pais e desaparece naturalmente com o passar das semanas. 


Porém, para que desapareçam por completo sem comprometer, marcar ou manchar a pele do bebê é primordial que os pais não tentem estourar as bolinhas a fim de evitar a inflamação da região. 


Como tratar as espinhas na pele dos bebês?

A acne neonatal não causa dor ou incômodo nos bebês, por isso, geralmente o tratamento inclui apenas a adoção de simples cuidados durante o dia a dia.

Os principais cuidados durante o tratamento da acne neonatal são:

  • Optar pela escolha de roupinhas leves, dê preferência para as de algodão

  • Limpar a saliva ou gofo para que essas substância não sequem sobre a pele do bebê a fim de evitar irritação

  • Não utilizar qualquer produto de limpeza ou tratamento de pele que não seja dermatologicamente testado e aprovado para bebês

  • Não espremer as espinhas

  • Após o banho secar a pele do bebê delicadamente a fim de evitar atrito

  • Não utilizar óleos durante o tratamento

 

As espinhas não sumiram, o que fazer?

Como citado acima, a acne neonatal deve desaparecer ao decorrer de poucas semanas, se elas não sumirem e/ou apresentarem pus, os pais devem procurar um pediatra especialista em dermatologia a fim de investigar as causas das espinhas.

Pois a produção de pus pelo organismo é um forte indicativo de alteração hormonal ou do desenvolvimento de doenças infecciosas como a herpes.

Durante os primeiros meses de vida os médicos pediatras aconselham aos pais que principalmente visitas não deem beijos diretamente no rosto ou pele geral do bebê, esse cuidado é essencial, pois sua imunidade ainda não está fortalecida.

É frequente o aparecimento de pais em consultórios que relatam que seu bebê desenvolveu herpes na pele após o beijo de visitas, em alguns casos existe até a necessidade de internação do neonato.

Todo cuidado é pouco durante essa fase, a fragilidade do sistema imunológico infantil deixa a criança propensa a diversas doenças.

Uma criança doente não se desenvolve bem e tem sua vida afetada em diversas áreas, até a qualidade de sono de um bebê pode sofrer com as consequências.

O sono do bebê é frequentemente afetado pelo aparecimento e desenvolvimento de doenças, os pais devem ter a preocupação com todos os fatores que podem contribuir com a qualidade do sono do bebê e consequentemente na qualidade de vida.

Leia também: O sono do bebê pode afetar o desenvolvimento psicossocial do bebê?

 

Maior qualidade de vida é igual a maior qualidade de sono 

Como observamos ao decorrer do texto, a acne neonatal não gera nenhuma consequência para a saúde do bebê, apenas devem ser observadas quando apresentam o desenvolvimento de pus que podem indicar algum tipo de infecção.

O conselho é para que a família sempre se atente a possíveis mudanças no comportamento da criança que podem indicar alguma anomalia.

Um bebê saudável e com qualidade de vida automaticamente tem maior qualidade de sono, gerando a toda família noites de descanso tranquilas.

A Bebê Dorminhoco presta consultoria online por cursos que tem como foco principal promover maior qualidade de sono para os bebês.

As dificuldades para dormir são bem presentes na infância principalmente durante os primeiros meses de vida, por isso, nossos cursos são separados por diferentes idades para direcionar a família durante todas as fases do desenvolvimento das crianças.

Volte a ter uma noite inteira de sono, conheça os cursos da Bebê Dorminhoco!

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *