A quinta semana do bebê

A quinta semana do bebê

Parabéns! Seu bebê está com 5 semanas, o que significa que completou 1 mês de vida e já não é mais um recém-nascido. Apesar de alguns percalços pelo caminho, vocês estão se saindo muito bem e se entendendo.

O bebê produz sons e interage mais a estímulos, como a sua voz, acompanha o movimento de objetos, reage ao banho e pode responder com o chamado sorriso social, o que deixa mamães, papais, vovós e titios encantados.

Como ainda está se desenvolvendo, a visão é embaçada e precisa ser treinada com cores e ações, móbiles são uma opção, conversar com ele é ainda melhor.

A cabeça está mais firme, embora continue precisando de apoio e atenção. Ele consegue virar para os lados e, quando colocado de bruços, pode erguê-la por pouco tempo.

 

Brincadeiras, atividades e passeios

O bebê de 1 mês continua dormindo boa parte do dia, no entanto, durante os períodos que estiver acordado, é possível iniciar algumas atividades, que vão auxiliar no desenvolvimento dele.

Use objetos coloridos, com barulho, não muito alto a ponto de assustar o bebê, mas que atraiam a atenção dele. Chocalhos são um exemplo interessante.

Sorria, cante e dance com ele no colo. Coloque uma música suave e apoiando o pescoço dele faça leves movimentos. Ele já reconhece você e o som da sua voz, essa atividade vai deixá-lo mais calmo e aumentar o vínculo entre vocês.

A música faz muito bem para o bebê, por isso, deixe tocar, sendo recomendado até 4 horas por dia.

Ao passear com o bebê, evite lugares fechados com grande aglomeração de pessoas, como shoppings, supermercados e cinemas.

 

Sono

O sono do bebê continua sendo a principal atividade dele, com a vantagem que ele começa a se acostumar com a rotina. Mantenha a diferença entre a movimentação da casa durante as sonecas diurnas e a hora de dormir à noite.

Para que ele continue esse aprendizado, não altere drasticamente os hábitos, como evitar os barulhos comuns do dia. O bebê vai perceber quando chegar a noite, já que tudo fica mais calmo, silencioso e escuro.

Na hora do sono noturno, diminua ou apague as luzes, incentivando o metabolismo da melatonina, o hormônio do sono, fazendo o corpo entender quando deve dormir por mais tempo.

Essas primeiras semanas podem ter sido mais difíceis em relação ao sono, mas se você permanecer ensinando o bebê, as próximas serão melhores.


Amamentação

Depois que o leite se tornou maduro, nada vai mudar até os 6 meses. O bebê deve mamar cerca de 600 ml por dia. Se foi preciso que o seu bebê tomasse fórmula, siga as instruções do pediatra e da informações na lata do produto.

A recomendação é deixar que ele esvazie primeiro uma das mamas, para oferecer a outra. Relaxe e deixe o tempo dele.

 

Cuidados com a mamãe

O puerpério está no final e você já pode praticar exercícios leves. Não se afobe querendo voltar logo ao ritmo que você tinha antes de ter o bebê, exercícios pesados podem prejudicar a produção de leite, além de forçar caso o parto tenha sido cesárea, ao qual o corpo necessita de 6 meses para se recompor.

Concentre sua atenção para os cuidados do bebê e o seu bem-estar. Não se preocupe com a perda de peso, muitas mães conseguem perder até mais do que ganharam com a gravidez durante o período de amamentação.

Curta todos os momentos que puder com o desenvolvimento do seu bebezinho, porque eles passam bem rápido.

 

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário