A influência do toque físico na qualidade do sono do bebê

A influência do toque físico na qualidade do sono do bebê

O toque é um dos primeiros atos de comunicação entre mãe e filho, um contato que se inicia muito antes do nascimento do bebê. 

 

O vínculo materno infantil é estimulado desde a gestação através de carinhos na barriga e por estímulos sonoros como a voz dos familiares. 

 

Esse laço de amor é estabelecido desde as primeiras semanas e influência, diversos âmbitos da vida do bebê. 

 

O toque materno interfere diretamente na qualidade do sono da criança, principalmente, durante seus primeiros anos de vida. 

 

Assim como o som que exerce influência direta ao desenvolvimento infantil. 

 

Leia também: Ruído Branco: como o som colabora para o sono do bebê?

 

Confira abaixo o conteúdo que elaboramos que fala sobre a relação entre o toque maternal e a qualidade de sono do bebê, boa leitura!

 

A importância do toque materno

O tato é o primeiro dos cinco sentidos a ser desenvolvido pelos seres humanos, a sua influência impacta diretamente no desenvolvimento saudável de qualquer pessoa. 

 

Ainda na barriga, o bebê é capaz de sentir o toque da mãe, ao sentir esse carinho ele experiencia calor, conforto e segurança. 

 

É o primeiro contato de muitos contatos com o mundo exterior que o bebê vivenciará em toda a sua vida. 

 

Pensando na sua importância, destacamos a criação de uma relação de carinho e amor entre mãe e filho. 

 

Essa relação começa no útero e ao nascer o bebê já é capaz de se sentir seguro no colo de sua mãe, com quem compartilhou essa troca de carinhos durante a gestação. 

 

Dessa forma, quando nasce, o bebê sabe reconhecer sua mãe como uma pessoa em que pode confiar. 

 

A importância do toque materno impacta a vida do bebê não só durante a primeira infância, mas durante toda sua vida. 

 

Massagem Shantala

A massagem Shantala é uma técnica milenar de massagem em bebês que tem como propósito acalmar, relaxar e promover bem-estar aos bebês. 

 

A técnica de massagem é conhecida mundialmente e se destaca por seus inúmeros benefícios à saúde física e emocional das crianças.

 

A shantala através do toque promove a transmissão de amor, carinho e confiança entre família e bebê. 

 

Os principais benefícios da massagem shantala em bebês são:

 

  • Relaxamento;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Auxilia a consciência corporal do bebê;
  • Auxilia o desenvolvimento dos recém-nascidos;
  • Estreita o vínculo entre mãe e filho.

 

A massagem shantala é utilizada há milhares de anos e é uma ótima alternativa para consolidar os laços entre a família e o bebê, além de ser uma ótima solução para acalmar recém-nascidos quando estão irritados e chorando.

 

Como o toque físico influencia a qualidade do sono?

 

Bebês, principalmente os mais novinhos, se irritam com muita facilidade, essa reação é totalmente compreensível visto que, estão todos os dias descobrindo novidades no mundo. 

 

Os recém-nascidos, por exemplo, apenas sabem se comunicar por meio do choro e acabam se estressando com mais facilidade, pois não conseguem expressar suas necessidades de outra forma. 

 

Quando o bebê se irrita ocorre a liberação do hormônio cortisol, responsável por controlar o organismo que passa por situações de tensão. 

 

Porém, quando ocorre a liberação excessiva desse hormônio, o que era para agir como calmante pode provocar o efeito reverso no organismo humano. 

 

Bebês podem se incomodar bastante na hora de dormir, pois ainda não entendem muito bem sobre a rotina de sono e seu relógio biológico não está completamente regulado, por isso, acabam se estressando bastante durante esse período.

 

O toque físico é fundamental para acalmar as crianças durante a hora de dormir, pois desperta as lembranças mais antigas de conexão de amor e segurança estabelecidas ainda no ventre materno. 

 

O carinho manifestado através do toque físico incitam a liberação do hormônio ocitocina na corrente sanguínea, responsável por proporcionar a sensação de bem-estar no organismo. 

 

Quando liberada, tem o poder também de abaixar os níveis de cortisol e incita a liberação de melatonina, hormônio do sono, que influencia diretamente na regulação do relógio biológico e na qualidade do sono.

 

O toque físico da família é essencial para a melhora da qualidade do sono do bebê, principalmente durante os primeiros meses de vida. 

 

Essa manifestação de carinho é refletida durante toda a vida da criança e contribui diretamente com seu desenvolvimento saudável e feliz. 

 

Consultoria de Sono da Bebê Dorminhoco

 

A Bebê Dorminhoco nasceu com o propósito de oferecer maior qualidade de sono às famílias que têm perdido várias e várias noites de sono. 

 

Existem vários pais e mães que não conseguem proporcionar qualidade de sono aos seus bebês, e consequentemente a si mesmos, principalmente os de primeira viagem. 

 

A fim de solucionar esse problema, nós da Bebê Dorminhoco promovemos a ministração de cursos online de consultoria de sono para bebês. 

 

Nosso intuito é disseminar conteúdo relevante baseado em neurociência para as famílias que não aguentam mais perder outra noite de sono. 

 

Nossos cursos são elaborados contemplando as diferentes idades do desenvolvimento infantil, a fim de acompanhar as famílias durante as várias fases do bebê. 

 

Aprenda como dar ao seu bebê e a sua família maior qualidade de sono, entre agora em contato com a Bebê Dorminhoco.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *