A importância da alimentação do bebê

A importância da alimentação do bebê

Nada melhor para uma criança do que comer bem para dormir bem, com o auxílio de uma dieta equilibrada, apostando em uma variedade de alimentos dos grupos da pirâmide alimentar, é certo que seu filho terá uma noite de sono muito mais tranquila. 

Falando em termos brandos, uma das chaves para uma noite saudável e tranquila de sono é alimentar seu bebê de modo que o pequeno cérebro seja tranquilizado ao invés de estimulado na hora de dormir. Assim como os adultos.

Enquanto alguns alimentos contribuem para um sono restaurador, outros nos deixam pilhados e acordados. Os que contêm triptofano, o qual é o aminoácido precursor da serotonina e melatonina, substâncias indutoras de sono, contribuem para o sono. 

Quais são os alimentos que contêm triptofano? Laticínios, produtos de soja, frutos-do-mar, carnes, frango, grãos integrais, feijão, arroz, hummus, lentilhas, ovos, amendoim e outras nozes são alguns exemplos.

Em linhas gerais, apostar em refeições mais leves provavelmente conduzem melhor a janela de sono do seu bebê, ao contrário de refeições gordurosas e fartas, que prolongam o trabalho do sistema digestivo e produzem gases. 

Assim como os demais hábitos da vida de um bebê a alimentação está diretamente ligada a qualidade do sono do bebê. Entenda mais sobre essa relação e como você pode ajudar ela a ser melhor. Vamos ver algumas opções para você aliar uma boa refeição com uma boa noite de sono para o seu bebê.

 

Um cardápio saudável para seu bebê dormir bem e comer bem

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças e adolescentes precisam fazer as refeições regularmente durante o dia para que na hora de dormir eles não estejam com fome ou cheios demais, prejudicando o sono.

O ideal é que o jantar seja oferecido pelo menos duas horas antes do horário estabelecido para dormir. E também é altamente recomendável que você participe desse momento com seu filhote sempre que possível.  

Além disso, para o cardápio ajudar no sono, é uma ótima pedida incluir carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, magnésio e triptofano. Quer alguns exemplos? 

  • Mingau Preparado Com Aveia;
  • Peixe Com Arroz Integral;
  • Panqueca De Banana Com Pasta De Amendoim Ou Creme De Avelã;
  • Risotinho De Frango Preparado Com Arroz Integral;
  • Massa Integral Com Omelete De Queijo;
  • Espinafre Com Frango Ou Peixe;
  • Legumes Com Alguma Carne;
  • Papinha de Abóbora, Cenoura, Batata-doce;
  • Papinha de Salmão, espinafre e batata
  • Polenta, carne e ervilha;
  • Frango, batata e brócolis

 

Alimentação do bebê: os melhores lanchinhos antes de dormir

Se a criança tiver o hábito de fazer a ceia, ou melhor dizendo, aquele lanchinho antes de dormir, pode apostar em uma alimentação leve! O tradicional leitinho, seja quente ou frio, antes de dormir é uma boa pedida — e melhor ainda se você conseguir segurar o açúcar e tipos de achocolatado.

Por que o leite é a melhor pedida? Além de lembrar os momentos de carinho do aleitamento materno, o leite é rico em triptofano, ou seja, como você já viu, ele auxilia no processo e na janela do sono do seu bebê. 

E a gente entende como a alimentação do bebê após o aleitamento materno exclusivo pode ser complicada, se você quer saber mais ou anda sofrendo na hora do estreitamento de vínculo entre mãe e filho pode clicar aqui

Quer outras opções de ceia? Também separamos!

  • frutas com aveia;
  • iogurte com aveia em flocos;
  • smoothie de frutas;
  • smoothie de banana com leite de coco e uva-passa;
  • smoothie de abóbora cabotiá;
  • ​​salada de frutas.

Uma dica super valiosa é evitar ofertar refeições muito volumosas para o seu filho! E se ligar nos alimentos que devem ser evitados antes de dormir.

 

Alimentos para evitar antes de botar seu bebê para dormir

Se alguns alimentos ajudam a induzir o sono, outros têm efeito contrário e estimulante, ou seja, exatamente o que não queremos na hora de dormir, né? 

Nesse caso, não há muita diferença com a lista de tipos de alimentos que um adulto deve evitar para dormir, ou seja, mantenha os bebês longe de cafeína, açúcares e gorduras.

Se você quer manter a janela de sono do seu pequeno o mais saudável e regulada possível, é importante evitar: chocolate, frituras, biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerantes.

O açúcar à noite pode ter um efeito montanha-russa, uma vez que o doce eleva o nível de glicose no sangue, causando uma certa euforia e energia. Mas, como esse efeito mesmo é denominado, essa euforia e pico de energia logo cai drasticamente, liberando hormônios de estresse. 

E com isso, seu filho vai se manter acordado e irritado pela necessidade de repor o nível de açúcar. Se você tem um pequeno em casa que é adepto à irritação e birra devido a alimentação ou qualquer coisa do tipo, também podemos te ajudar! Clique aqui. 

Lembre-se, comer bem significa dormir bem! 

Gostou do nosso artigo? A consultoria de sono da Bebê Dorminhoco auxilia famílias no país inteiro que encontram ou sofrem com dificuldades na hora de criar uma relação saudável entre os bebês e a janela do sono. 

Tenha na palma da mão a facilidade para dar ao seu bebê e sua família a qualidade do sono que vocês merecem! Já ajudamos várias famílias a deixar para trás noites estressantes e dias cansativos, conheça nosso método. 

Entre em contato hoje mesmo com a Bebê Dorminhoco.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *