A criança de 2 anos e 9 meses

A criança de 2 anos e 9 meses

Seu filho está com o desenvolvimento praticamente completo. A coordenação motora vai afinando conforme ele pratica determinadas atividades. Da mesma forma, a fala melhorou muito e todos da casa e até os de fora conseguem entendê-lo. Muito cuidado com o que se fala dentro de casa.

Claro que erros na pronúncia existem. Continue ensinando a maneira correta, sem demonstrar diretamente que ele falou errado. Fale claramente com ele, usando frases completas. Se ele não fala muitas palavras, converse com o pediatra se é preciso se preocupar e se atentar a possíveis problemas.

Assim como ele tem mudanças de humor e começa a aprender a diferenciar os sentimentos, também percebe quando alguém próximo passa por essas variações. Se ele perguntar porque você, o papai ou um amiguinho está bravo ou triste, o mais recomendado é explicar o que está acontecendo e porque, ajudando a criança a entender.

Também não minta para o seu filho. Ele pode ser uma criança, mas já compreende mais do que você imagina. Se ele precisar, por exemplo, tomar um remédio ruim ou fazer algo que não gosta, como cortar as unhas, converse sobre o motivo e mostre o motivo de ser importante fazer isso.

 

Estímulos e Brincadeiras

A lista de brincadeiras e estímulos para crianças que conseguem ter um maior domínio do movimento das mãos e pés e já entende certos comandos é bem extensa.

Existem muitas variações de como brincar com uma bola. Você pode desafiar seu filho a quicar a bola com as duas mãos e depois tentar com apenas um. Depois, vá aumentando a dificuldade, como dar um passo.

Procure jogos de quebra-cabeça e da memória apropriados para a idade dele, com mais peças. Como ele já consegue entender regras simples, programe um tempo para os jogos em família, além de ser bem divertido, o ensina a ter paciência para esperar a vez dele e a obedecer a ordem das coisas.

Com a fala desenvolvida, agora é hora de aumentar o vocabulário. Procure livros infantis com novas palavras para contar histórias. Leia e mostre as palavras. Talvez seja preciso explicar o que significa.

Apesar do triciclo só ser recomendado com 3 anos, talvez seja bom ele ter um e ir se familiarizando com os pedais. Apenas é necessário estipular os lugares adequados para usar, evitando acidentes.

 

Tirando a chupeta e a mamadeira

O uso da chupeta e da mamadeira por um período prolongado, pode atrapalhar o alinhamento dos dentes, causar flacidez da musculatura facial, falha na correta movimentação da língua durante a fala e favorecer a respiração pela boca. O recomendado é conseguir tirar esses hábitos até os 2 anos de idade, porém algumas crianças relutam um pouco e estendem mais uns meses.

Entre as dicas para conseguir tirar de vez, a primeira é substituir a mamadeira por um copo com bico, passando para o canudo, e depois para o copo normal. Se a criança apresentar resistência, converse a respeito da mudança e faça as substituições gradativamente, intercalando entre a mamadeira e o copo durante o dia.

A chupeta pode ser um acessório mais difícil e que divide gostos. Algumas crianças nem aceitam quando são bebês. Outras, a transformam no objeto de transição, o que torna mais difícil para tirar.

Dicas para tirar a chupeta:

– Comece entrando em um acordo e dizendo que só será usada na hora de dormir. Quando ela adormecer, tire a chupeta.

– Transforme a chupeta em algo que atrapalha o entendimento quando fala. Finja que não entenda, até que a criança tire.

– Crie uma recompensa quando ela tirar a chupeta, de preferência sem ser doces, ou planeje uma pequena festa quando acontecer.

 

Alimentação e Sono

Sabia que existem certos alimentos que prejudicam o sono? Refrigerantes, doces, alimentos gordurosos ou estimulantes, podem deixar a criança mais agitada ou incomodada, prejudicando a rotina do sono.

Para tornar a hora de dormir mais tranquila, tenha uma tabela de alimentação, com os alimentos adequados para cada horário. Antes da hora de dormir, é recomendado um lanche mais simples, como um copo de leite morno, talvez. Lembre-se de escovar os dentes depois disso.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário