A criança de 2 anos e 11 meses

A criança de 2 anos e 11 meses

Como vão os preparativos para comemorar o terceiro ano de vida do seu filho? Provavelmente, dessa vez é mais empolgante porque ele passa a se envolver na escolha de algumas coisas como o tema da festa ou decidir o que quer ganhar ou fazer de especial.

Mesmo que pareça ser mais fácil fazer tudo sozinha, deixar que ele participe não apenas promove momentos entre vocês, como faz com que ele se sinta útil e sinta mais a festa. Deixe que ele se empolgue com cada passo feito, mesmo que a festa seja feita por uma empresa contratada.

Seja qual for o tipo de festa que vocês estão decidindo fazer, não muda o fato de que seu filho está mais esperto e mostra isso em tudo o que faz. As ações, a fala, enfim, demonstram o progresso no desenvolvimento e o quanto ele pode aprender.

Além de pensar em como será a comemoração, foque nas conquistas e nas necessidades do seu filho. A sua participação na vida dele é de extrema importância. O tempo passou rápido até aqui, vai continuar nesse ritmo e não vai parar. Aproveite o melhor que puder.

 

Estímulos e Brincadeiras

Brincar de faz de conta é uma brincadeira ideal, que as crianças vão adorar por um bom tempo. Amarre um tecido vermelho e seja um super-herói. Empilhe almofadas e faça um forte. Seu filho está um pouco mais pesado, mas tente levantá-lo e fingir que agora ele voa.

Quer uma atividade que tem a ver com festa? Enrolar brigadeiros. Mesmo que não seja diretamente para a festa, vai ser bem divertido, e gostoso. Você pode seguir outras receitas e criar um piquenique ou simular uma festa em família. Se você quer esperar para dar o doce para ele, existem receitas veganas e mais naturais de brigadeiros.

Sabe qual o melhor estímulo para o seu filho? Brincar. Durante a fase infantil, não existe incentivo que traga um resultado mais satisfatório do que aprender brincando. Por isso, brinque todas as vezes que for possível.

Ler livros agora tem outro significado. Ainda é cedo para ele aprender a ler, mas pode reconhecer algumas letras e aumentar o vocabulário. Uma sugestão é interpretar a história com vozes e sons.

Se ele já sabe pedalar o triciclo, é bom iniciar a experiência dele com uma bicicleta. Existem modelos pequenos, com rodinhas, que ajudam no equilíbrio até ele se sentir seguro para tentar sem elas. Isso pode levar mais tempo, um ou dois anos.

 

Alimentação

Algumas mães escolhem liberar doces, após o primeiro aniversário. Outras, só fazem isso a partir dos 3 anos ou, no caso, pouco antes de completar. Indiferente de qual foi a sua escolha, é importante controlar a ingestão de doces e permitir apenas pequenas quantidades.

Você terá que ser firme quando ele pedir um pirulito ou um pacote de biscoitos. O uso excessivo de açúcar é tão prejudicial quanto o tabaco, além de ser a causa de cáries e doenças como diabetes.

O recomendado é oferecer os açúcares naturais presentes nas frutas e procurar servir os sucos sem açúcar. Deixe para oferecer as apetitosas guloseimas em ocasiões especiais.

 

Sono

Com raras exceções, nessa fase, a criança já dorme sozinha no quarto, já fez a transição para a cama e dificilmente acorda durante à noite. Todo o processo de manter uma rotina do sono se mostra satisfatório e você consegue dormir tranquila sabendo que seu filho aprendeu a dormir.

Vão existir certas situações, como problemas de saúde, pesadelos ou mudança do lugar onde ela dorme, que podem influenciar, porém aos poucos são resolvidas com muito amor e participação dos pais.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *