A terceira semana do bebê

A terceira semana do bebê

Como passou rápido! Falta pouco para seu bebê completar 1 mês de vida. Vocês começam a se entender melhor e a conexão entre mamãe e bebê aumenta ainda mais.

Sem muito esforço, o ritmo da casa vai se adaptando a esse novo morador. A mágica da maternidade vai se tornando cada vez mais real e você já consegue antecipar as necessidades do bebê, reconhecendo o choro, as ações na hora do sono, entre outros.

A rotina normal do bebê não vai sofrer alterações aparentes, continuando a dormir e mamar bastante e a troca de fraldas mantém a mesma quantidade, mais ou menos 8 por dia.

O bebê ainda tem movimentos descoordenados e mesmo que comece a ter um leve controle da cabeça, vai precisar do seu apoio enquanto o pescoço não está forte o suficiente para fazer isso sozinho. Sempre segure o bebê apoiando a cabeça.

 

Estímulos

A visão do bebê permanece embaçada a uma distância maior de 30 cm. Para estimular, móbiles, brinquedos coloridos e a imagem preferida deles, o rosto da mãe se aproximando com um sorriso e conversando são bem-vindos.

Cuidado para não deixar objetos no berço que possam machucar ou sufocar o bebê. Os móbiles devem estar a uma altura segura e bem presos e os brinquedos devem ser retirados sempre que não houver supervisão direta de um adulto.

Interaja verbalmente com seu bebê conversando muito. Mesmo que ele não expresse claramente, estará observando e escutando tudo o que você falar, o que servirá de estímulo para a formação do vocabulário.

A cabeça já movimenta procurando de onde vem o som. Os “uh” e “ah” são uma tentativa de se expressar, mas não tão cedo vão substituir a forma que traz resultados mais rápidos para o bebê, que é o choro.

 

Banhos de sol

Os banhos de sol são indicados pelo pediatra, que irá avaliar as condições de saúde do bebê.

É necessário para estimular a produção de vitamina D, responsável pela absorção de cálcio e fósforo nos ossos, garantindo um crescimento e desenvolvimentos saudáveis.

O horário ideal deve ser em horários de sol menos forte, antes das 10hs ou depois das 16hs, e não precisa durar mais do que 5 minutos, porque mais do que isso pode ser prejudicial à pele do bebê.

E tenha cuidado com a roupa. No calor, não coloque demais durante os passeios. No frio, tenha atenção para que o bebê não pegue um resfriado.

 

Sono

O sono do bebê vai continuar sendo prolongado durante todo o dia, tendo entre 16hs e 20hs. Nessa fase, os bebês já são capazes de dormir por mais tempo durante a noite, mas ainda acordam para mamar.

O bebê vai entendendo aos poucos e seu organismo passa a regular o ciclo biológico, podendo se tornar o tão sonhado bebê que dorme a noite inteira mais fácil do que você imagina.

 

Amamentação

A partir do 15° dia, o bebê já deve dar alguns sinais de que está com fome, como procurar o seu peito com a boca ou sugando a mãozinha. Ambos estão se entendendo melhor, tornando o momento mais tranquilo.

O leite de transição se torna mais forte e é considerado maduro. Ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê. É composto de vitaminas, proteínas, lipídios e carboidratos e deve ser a única fonte de alimento do bebê até os 6 meses.

Como a quantidade de leite aumenta, o peito pode ficar bastante cheio, a chamada hiperlactação. Para mamães que tem mais do que o suficiente para o bebê, é recomendado procurar um banco de leite para a doação.

O peito dolorido, bico rachado ou ferido podem ser sinais que a pega não está sendo feito da forma correta. A forma certa é a boca do bebê envolvendo toda a aréola do peito.

Em caso de mastite, que causa endurecimento do peito, pus, dor, inflamação e febre, é indicado procurar ajuda de um banco de leite ou de uma consultora de amamentação.

 

Consulta ao pediatra

O médico irá avaliar como o desenvolvimento do bebê está progredindo, se ganhou peso, se o crescimento está adequado, entre outros detalhes importantes. As vitaminas A e D em gotas podem ser receitadas.

A preparação é a mesma da primeira consulta, ou seja, anote suas dúvidas sobre todos os assuntos relacionados ao bebê e pergunte tudo o que precisa saber.

 

Os cuidados com a mamãe

Você também vai precisar fazer exames para saber se está tudo bem. Vá a um obstetra, esse profissional vai orientar sobre vitaminas, examinar os seios, os pontos e a cicatrização dos pontos e verificar se não há deficiência de ferro ou outros nutrientes, que são pode acontecer para quem amamenta e não consegue cuidar muito bem de si mesma.

Lembre-se que você precisa estar saudável e disposta para cuidar do seu bebê. Se sentir muita tristeza pós-parto, pode ser válido procurar um psicólogo.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário