15 coisas que você precisa saber para lidar com birra de filho

comforting little daughter KPYN4H2 scaled

As birras são normais para crianças pequenas e bebês. É através das birras que as crianças enfrentam e demonstram suas emoções. É muito importante entrar em sintonia com as emoções do seu filho para evitar que as birras venham à tona.

É normal que escutemos dos antigos, ou de muitas outras mamães, que é coisa da idade e que vai passar. Porém, não existe uma idade exata para a criança começar a fazer birra. A birra nada mais é que um sintoma de que a criança não está conseguindo lidar com uma frustração e não sabe lidar com suas emoções para se comunicar de outra forma.

O adulto precisa agir conscientemente, para não reforçar este comportamento na criança e ter paciência, pois, a birra é também uma oportunidade de aprendizado para os filhos.

 

Pontos importantes sobre a birra de filho

Existem alguns pontos que são a causadora da birra de filho, e entendendo melhor cada uma delas, poderá ter maior controle desse momento e também ajudar a criança a lidar com suas emoções.

O primeiro ponto é o Temperamento. Se seu filho não tolera a frustração, é mais fácil ele reagir com uma birra.

A Fome, cansaço e superestimulação também são outros pontos que estimula a birra. Para as crianças, essas sensações são difíceis de identificar. Até mesmo um adulto altera seu humor quando está com fome, não é mesmo? As necessidades do corpo têm um grande impacto no nosso comportamento e não percebê-las pode ser um motivo para as birras.

Outro ponto importante que estimula as birras é a Frustração e a perda de controle. Se uma criança pequena deseja concluir uma tarefa difícil para o nível do seu desenvolvimento ou uma criança, ou irmão mais velho se impõe, isso pode gerar uma birra.

As Grandes emoções também são causadoras de birra. Emoções como raiva, vergonha e preocupação são extremamente difíceis de lidar para as crianças.

O mais importante antes de começar a trabalhar com seu filho para melhorar a relação e o convívio sem birras, é não se importar com o que os outros pensam.

É importante que os pais consigam fazer o que precisa ser feito no momento da birra ou até mesmo antes dela, e não cedam aos berros do pequeno só para “não passar vergonha”. Busque ter em mente que educar o seu filho é muito mais importante que a opinião dos outros e os olhares das pessoas a sua volta.

Outro ponto importante é que no momento de corrigir as birras, bater e falar mal não é uma opção adequada. Existem outros caminhos efetivos para conseguir resultados mais prolongados e duradouros e que melhoram ainda mais os vínculos entre pais e filhos.

Agora que você já conhece os motivos importantes das birras de filho, vamos entender quais medidas devem ser tomadas para ajudar seu filho a se expressar sem birras e facilitar seu entendimento sobre as emoções.

 

O que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia?

Eu não tenho bola de cristal, mas imagino que se você chegou até aqui é porque o comportamento do seu filho não deve estar te agradando e você não sabe mais o que fazer, não é?
Eu sei bem como é passar por isso, nos sentimos impotentes e até envergonhadas de nós mesmos por conta do mal comportamento de nossos filhos.
Eu gostaria de te convidar a acessar um artigo que eu preparei, no qual eu detalho o que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia. No final das contas, buscamos mesmo é resgatar a admiração e a relação de amor com nossos filhos.
Dê uma olhada, vai te ajudar muito.

 

Pontos importantes para lidar com as birras de filho

A birra na maioria das vezes é um pedido por limites. A criança precisa aprender que em alguns momentos vão ganhar o que deseja e também vai ter momentos em que não ganhará o que quer. A criança precisa aprender a esperar. Essa disciplina de ensinar seu filho a esperar o momento certo é algo valioso para o resto da vida. Principalmente para a vida adulta.

Outra medida a ser tomada é a de ensinar a criança a ser resiliente. Se decepcionar é algo que acontece com todos nós ao longo da vida, e sair mais forte das dificuldades é um comportamento muito útil para a vida e muito bom para ser aprendido logo na infância. O momento da birra pode ser uma oportunidade para esse aprendizado. Explicar para a criança o que ela pode aprender de positivo com a frustração momentânea e ajudá-la a compreender, vai fazer muita diferença.

As regras e os limites devem ser claros e acessíveis para a criança. Ela precisa sentir que consegue alcançar as metas e cumprir com as regras impostas pelos pais. Essa medida é tão importante e significativa quanto as outras que citamos acima. Cada criança age de acordo com sua idade e maturidade, pode se estimular atividades e responsabilidades de acordo com a idade da criança.

Um ponto importante para os pais no momento da birra é manter a calma e não demonstrar o quanto você está afetado pelo mau comportamento do seu filho, respire fundo. Mantenha-se firme no que acredita ser o melhor para a criança naquele momento. Por mais que às vezes não pareça, as crianças sentem-se seguras quando os pais se mantêm coerentes e fazem aquilo que dizem.

Aguarde o momento crítico da birra passar e quando estiver mais calma, tente conversar com a criança, explique a ela, com a linguagem mais fácil possível o porque ela recebeu um “não”. Mostre ao seu filho, que você se importa e com atos de carinho explique a importância de ela aprender a agir de outra forma.

É importante saber os fatores que levaram ao comportamento da criança. Pois, os sentimentos que ele tem em relação aos pais ou a uma situação específica, pode estar precisando de atenção e a maneira que ele vai encontrar de pedir essa atenção é através das birras. 

 

Share

sonodobebe