Brincadeiras para bebês de 1 a 2 anos

Brincadeiras para bebês de 1 a 2 anos

Os primeiros passos já aconteceram ou estão em vias de. Seu bebê brinca mais, tem mais expressões, e agora começa a escolher o que quer fazer. Em alguns momentos, ele vai brincar por um bom tempo com apenas um brinquedo e, em outros, vai preferir chamar a sua atenção para brincar com ele.

Aproveite esses em que ele quer você por perto e curta todas as brincadeiras. Duas coisas são essenciais entender sobre bebês: eles aprendem brincando e cada um se desenvolve em um ritmo diferente. Porém, o mais importante é interagir e se divertir com ele.

Nessa fase, as brincadeiras devem estimular a fala, o andar e a coordenação motora, e todas são ligadas à criatividade e autonomia. O bebê começa a querer fazer algumas coisas por conta própria. Estimule essa relativa independência com segurança.

Como ele vem desenvolvendo uma certa firmeza nas mãos e aprendendo a usar pernas e pés, as brincadeiras são mais ativas do que antes. Continue lendo e saiba algumas sugestões de brincadeiras e atividades para fazer com seu bebê de 1 a 2 anos.

 

Passeios ao ar livre

Os passeios ao ar livre são recomendados desde o primeiro mês do bebê, com algumas restrições quanto ao horário, e de preferência, feita com o auxílio do carrinho para levar o bebê e ele ter liberdade para observar tudo em volta.

Com o seu bebê ficando em pé se apoiando ou sozinho, ele pode explorar muito mais os espaços. Para ajudar no desenvolvimento, você pode apontar para as coisas e falar os nomes e cores. Mostrar uma flor e pedir para ele cheirar, mostrar um carro e perguntar qual o barulho que ele faz, o que vale para um avião ou outro veículo.

 

Hora da história

Faça a hora da história ser mais dinâmica criando vozes e expressões para os personagens. Diga o nome de alguns deles e peça para o bebê apontar. Se ele fizerem algum som específico, fale para o bebê repetir o som.

Outra maneira de brincar com os livros é deixar que o bebê vire as páginas. Aponte para o livro e pergunte o que está acontecendo. Claro, com a fala ainda se desenvolvendo, você não vai entender nada, porém é um estímulo bem interessante e divertido.

 

Brinquedos distantes

Esse é para estimular o andar. Em um sofá, coloque dois brinquedos em pontas distintas. Mostre ao bebê um dos brinquedos e depois, mostre o outro. O objetivo é que ele vá se apoiando no sofá em direção aos brinquedos.

 

Potes e tampas

Bebês adoram encaixar objetos. Você pode criar essa brincadeira com potes que tenha em casa mesmo. Separe aqueles com tampas coloridas, tire as tampas e deixe o bebê encaixar.

 

Bolinhas dentro do pote

Com potes coloridos e bolinhas das mesmas cores dos potes, mostre ao bebê cada uma das cores e peça para ele associar com a bolinha. No começo, ele vai demorar um pouco para encontrar. Repita o nome da cor e pergunte onde está o pote.

Aos poucos, aumente a quantidade de potes. Ele irá aprender novas cores e provavelmente estará colocando as bolinhas com mais agilidade. Depois de um tempo, troque a posição dos potes e pergunte novamente sobre onde vai cada bolinha.

 

Esconde esconde

Essa é outra brincadeira que vai se adaptando com o desenvolvimento do bebê. Nos primeiros meses, um pequeno pano escondendo seu rosto e o “cadê a mamãe? Achou”. Com o passar do tempo, o bebê já consegue procurar em outros lugares. Intercale entre você se esconder e depois ele. Você vai ter cenas bem divertidas dele tentando se esconder.

Se ele tiver irmãos mais velhos, é uma ótima forma de integrar as duas idades. Peça para o irmão se esconder e pergunte ao bebê onde ele está. Continue estimulando a atenção do bebê com a pergunta. Comemore sempre que ele encontrar.

 

Pintar

Como o bebê já consegue segurar objetos com as mãos e realizar o movimento de pinça, ou seja, junta o polegar e o indicador, a atividade de pintar serve para entreter, e ao mesmo tempo, estimular a coordenação motora fina.

É mais recomendado o uso de giz de cera, para evitar acidentes com a ponta do lápis ou caneta. Ele pode desenhar em uma folha de papel ou, para ficar ainda melhor, providencie uma cartolina e deixe ele usar toda a criatividade para desenhar.

Você pode interagir com ele desenhando formas como círculos, quadrados e triângulos e mostrando cada uma. Se desenhar não for muito o seu talento, você pode fazer coisas mais simples como o sol, nuvem, flor, aponte cada um, diga o nome e qual a cor.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário