Bebê chora mesmo a noite inteira?

Bebe chora mesmo a noite inteira

Um dos maiores medos dos futuros papais e mamães e também uma das maiores dificuldades de quem tem um bebê em casa são as noites, já que existe o mito de que os bebês choram a noite toda. Mas será que isso é verdade?

É fato de que os pequenos choram durante a noite, mas não é natural das crianças passar toda a madrugada no berreiro. É preciso deixar claro que, apesar do transtorno de acordar de madrugada e da angústia de se deparar com seu filho chorando, o choro é normal e faz parte do desenvolvimento da criança. Caso não seja algo muito constante, não há motivos para se preocupar.

Mas quais são as razões para que as crianças chorem durante a noite, mesmo que não haja nenhum problema aparente como fome, cólicas, nascimentos dos dentes, saltos de desenvolvimento ou pesadelos? A situação é bem complexa e precisa ser analisada de uma forma muito minuciosa, a começar pelas fases do sono do bebê.

 

As fases do sono

Crianças, assim como os adultos, têm fases do sono, e no caso dos jovens elas são duas: o REM (Movimento Rápido dos Olhos), ou ativa, e o Non REM (Não Movimento Rápido dos Olhos), ou tranquila.

O ciclo de sono dos bebês dura, em média, entre 50 e 60 minutos até os nove meses de idade. Desses 50/60 minutos, a maior parte do sonos das crianças pequenas é a REM – para recém-nascidos, cerca de 50% do tempo de sono é em REM. Sendo assim, os bebês passam a maior parte do sono no estado em que é mais fácil acordar. Nesse período, a respiração é irregular, rápida, e há movimentos corporais ocasionais.

Já no estágio tranquilo (Non REM), o sono é mais calmo. Há pouco movimento da criança, a respiração é regular e não há o movimento rápido dos olhos. Nesse estágio de sono mais profundo, é mais difícil acordar. Com os ciclos curtos como esse, é comum os bebês acordarem várias vezes durante a noite e, muitas vezes, a criança nessa idade não consegue entender o processo do sono. Assim, chora quando acorda.

Fome, cólica, fralda suja

Esses são os motivos mais naturais para a criança chorar à noite, já que ele está fisicamente incomodado. A começar pela fome, é preciso entender que bebês têm um sistema digestivo pequeno e ingerem pequenas quantidades de leite a cada mamada. Ou seja, sentirão fome rapidamente e vão chorar por conta disso.

Não deve ser nada agradável dormir com uma fralda suja, o que já explica mais um motivo para choro noturno. Os pequenos se sentem incomodados pela sujeira, pela temperatura e, principalmente, se estiverem com algum machucado, o que potencializa todas as questões anteriores. É preciso ficar atento se acontece com muita frequência, pois pode indicar diarreia ou algum caso especial. Mas lembre-se: acordar o bebê e despertá-lo no meio da noite para trocar a fralda não é o correto, claro que isso se não estiver assando.

Por fim, outro ponto que causa arrepios aos pais é a cólica, causada por gases no sistema gastrointestinal da criança. Muito comuns entre os pequenos, que ainda estão em desenvolvimento do sistema digestivo, geram bastante incômodo e podem causar bastante choro. As crises noturnas podem ser difíceis de se resolver, e exigem atitudes como a colocação de bolsas de água quente, massagens, entre outros.

 

A rotina de sono

Como o nome diz, a rotina deve ser um hábito do bebê e, para acontecer, é preciso que toda a família esteja envolvida. Dessa forma, o melhor a fazer é estabelecer a rotina mesmo antes de a criança nascer.

Para começar, o ambiente onde a criança vai dormir deve ser preparado de forma a proporcionar o relaxamento: iluminação adequada, decoração que não ofereça excesso de estímulos, colchão, berço. Esses detalhes são essenciais para o surgimento de uma rotina de sucesso.

A ideia é que a criança entenda que, quando estiver naquele ambiente, ela está segura e deve dormir. Essa rotina fará com que seja natural o bebê saber o momento de cair no sono e também de voltar a dormir quando acordar entre os ciclos de sono. Ao proporcionar um verdadeiro ninho para a criança, ela poderá entender como dormir sem ficar agitada ou estressada.

Sonecas também são muito importantes para a rotina de sono. A ideia aqui é que, tirando pequenos períodos para descansar durante o dia, o bebê fique mais tranquilo à noite e consiga dormir melhor. Ainda assim, é preciso reforçar: a rotina é a melhor amiga de um bebê como sono tranquilo.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

 

Terror Noturno

Outra causa relativamente comum para crises de choro de bebês durante a noite, é o chamado “Terror Noturno”, que nada mais é que um distúrbio de sono. As principais características do Terror Noturno são gritos, a criança demonstrar medo e claro, chorar bastante. Porém, é muito comum o bebê não acordar nos episódios de Terror Noturno.

Assim como começa, é comum que o Terror Noturno pare de acontecer de uma hora para outra. Nos momentos de crise, o recomendado é não acordar a criança – pegar o bebê no colo e tentar acalma-lo é essencial.

Entre as causas conhecidas para o início do Terror Noturno estão privação de sono e falta de relaxamento antes de dormir. Por isso, é recomendável que haja uma rotina de sono bastante conhecida e, principalmente, relaxante para evitar o distúrbio.

Share

sonodobebe