O Bebê pode dormir de Bruços?

a young boy lying on his stomach in bed looking at N78NL5B scaled

A chegada de um bebê é muito emocionante para muitas famílias. Com essa chegada também surgem muitas dúvidas, medos e preocupações em como cuidar do bebê.

É comum que os pais tenham dúvida na hora de colocar o bebê para dormir. Se o bebê pode dormir de bruços, barriga para cima ou de lado é uma dúvida muito comum.

 

O que fazer quando o Bebê dorme de Bruços

Na verdade o bebê nunca deve dormir de bruços, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria o bebê deve dormir de barriga para cima, com a cabeça de lado. Essa posição, segundo estudos, as protegem da síndrome da morte súbita.

A sociedade brasileira de pediatria diz que dormir de barriga para cima reduz em até 70% os riscos de morte súbita por asfixia, o que pode ocorrer quando o bebê dorme em outras posições, como de barriga para baixo ou de lado. 

A síndrome da morte súbita pode acontecer quando o bebê dorme de barriga para baixo porque recebe menos oxigênio ou elimina o gás carbônico com menos eficiência.

Mas no momento em que o bebê estiver acordado e atento, colocá-lo na posição de bruços pode trazer benefícios físicos e motores. Você poderá colocar o bebê de bruços quando estiver acordado, já no primeiro mês de vida por períodos curtos.

Colocar o bebê de bruços quando estiver acordado, vai ajudá-lo a fortalecer os músculos do pescoço, peito e costas, prevenir o achatamento da cabecinha do bebê, pode também ajudar o bebê a construir a força necessária para se sentar, rolar, rastejar, engatinhar e andar. Além de ajudar o bebê a explorar o ambiente de uma nova perspectiva, pois de barriga para cima ele enxerga apenas o teto e pouco do que está a sua volta. Na posição de bruços, irá levantar a cabecinha para observar.

Agora que já sabemos que a melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima, vamos entender melhor quais cuidados são necessários na hora de  colocar o bebê para tirar a soneca ou dormir durante a noite.

Posição: A posição ideal como citamos acima é de barriga para cima com a cabeça virada para o lado. Na hora de colocar o bebê no berço ou outro local se atende a esse cuidado.

Alimentação: nos primeiros meses de vida, é normal que o bebê vomite após mamar. O vômito na maioria das vezes está ligado com a forma que o bebê ingere o leite, inclusive o quanto mama, que pode ser a mais do que precisa. Nesse caso, é preciso esperar o bebe arrotar antes de coloca-lo deitado. É recomendado usar também um travesseiro rampa, conhecido como anti-refluxo ou a cabeceira do berço elevada.

Enjoo de movimento: alguns bebês podem enjoar com o movimento, inclusive o movimento do carro, o que pode ser um problema no dia a dia dos pais. Os especialistas acreditam que o enjoo de movimento é causado por uma desconexão entre o que o bebê enxerga e o que ele sente com as regiões sensíveis ao movimento do corpo, como o ouvido interno (labirinto) e alguns nervos. Nesse caso, os pais podem prever que o bebê vai dormir no carro e pode ficar enjoado, em alguns momentos evite dar as mamadas ou alimentação perto do horário de sair.

Mesmo com esses cuidados, os pediatras pedem que os horários da alimentação não sejam perto do horário da soneca ou de dormir a noite. Dessa forma seu bebê terá melhor digestão dos alimentos antes de dormir e evita que a criança sinta mal estar, vomite e corra riscos de engasgar. Apenas se for o caso da amamentação, ele pode mamar antes de dormir.

Se os pais seguirem as orientações seguidas acima, o seu bebê pode dormir seguro e a posição de bruços será bem vinda quando bebê ESTIVER ACORDADO.

Se o Bebê já for mais grandinho e já consegue se virar e rolar sozinho, dormir de bruços não é perigoso e os pediatras aconselham deixar o bebe dormir da maneira que sentem conforto.

Lembrando que é necessário levar o bebê no pediatra caso perceba algo diferente quando o bebê come ou dorme. 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

Share

sonodobebe