8 semanas de gravidez

Semana 8 Framboesa

A notícia de uma gravidez traz um turbilhão de emoções e mudanças para a mulher. Saber que já fazem 8 semanas que um lindo bebê está se desenvolvendo a um ritmo rápido e constante dentro de você é realmente surpreendente.

Mesmo ainda sendo muito pequeno, o bebê já está fazendo uma verdadeira revolução no seu corpo e na sua vida, que já estão se adaptando a essa novidade por aproximadamente 3 meses. Mas não se preocupe, você vai se sair muito bem.

Para passar por essa semana um pouco mais tranquila, continue lendo e saiba como o seu bebê deve estar e o que provavelmente pode estar acontecendo com você. É importante lembrar que cada gravidez é única e nem todas as mulheres têm os mesmo sintomas, algumas passam todas as 40 semanas sem qualquer sintoma, por exemplo.

 

O desenvolvimento do bebê

Seu bebê mede entre 14 e 20 mm e está em pleno desenvolvimento, que vai acontecer até a 20ª semana. A cauda que existia vai desaparecendo e o embrião se transforma oficialmente em feto.

Os braços cresceram e já dobram nos pulsos. Os dedos das mãos e dos pés estão formados, apesar de ainda estarem ligados. Lábio superior, pálpebras e a pontinha do nariz se formam.

O coração bate cerca de duas vezes o ritmo da mãe, a 170 batimentos por minuto, o que é absolutamente normal. Você ainda não vai sentir devido ao tamanho dele ser bem pequeno, mas seu bebê já se mexe no útero.

Os dentes só vão crescer alguns meses após o nascimento, no entanto os botões dentários já se formam. O esqueleto começa a endurecer e ele começa a ter articulações.

Inicia-se a formação do sexo, desenvolvimento de ovários se for menina e dos testículos para os meninos. Em ultrassom ainda não é possível identificar, mas se você não pode esperar mais existem outros exames para saber isso.

 

O que acontece com a mamãe

Se você ainda não contou, é muito provável que ninguém perceba que esteja grávida. Algumas curvas do seu corpo podem até ter mudado um pouco e você vai notar que certas roupas ficam apertadas, mas se essa for a sua primeira gravidez, a barriga segue sem alterações.

Os enjoos devem incomodar por mais algumas semanas, ou talvez nem tenham acontecido, o que para algumas mulheres é completamente normal sem que isso represente um problema na gravidez. Se você fica enjoada, o melhor é fazer 6 pequenas refeições por dia e ter umas bolachas de água e sal por perto pela manhã.

Seus seios estão maiores e mais doloridos. O fluxo sanguíneo aumenta, preparando para a futura amamentação. Um sutiã com maior sustentação e sem muitos ferros é indicado para auxiliar nessa fase.

Os cabelos estão mais brilhosos e a pele pode estar mais oleosa e com mais espinhas. Manchinhas no rosto aparecem, o chamado melasma, que devem desaparecer no 3° trimestre ou após o parto.

O cansaço e a fadiga são normais na gravidez, afinal seu corpo está trabalhando em ritmo dobrado. Não se abstenha de descansar sempre que puder, de preferência, coloque os pés para cima para evitar o aumento de varizes.

Os sentimentos vão ficar à flor da pele e bem confusos. Uma hora você está chorando, outra está irritada. São os altos níveis de hormônios falando por você. Procure respirar fundo e tentar se acalmar, não é bom para você, nem para o bebê, ficar muito estressada.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

Comece o mais urgente possível o pré-natal com o obstetra de sua preferência, se você acabou de saber que está grávida, que irá solicitar uma lista de exames para averiguar se tudo vai bem com você e com o bebê.

Pode ser pedido um primeiro ultrassom, para saber se está correndo tudo bem com a formação do bebê e se ele está posicionado corretamente no útero e também para examinar se há somente um ou mais, ou seja, se é uma gravidez de gêmeos.

Evite usar tinta de cabelo e produtos estéticos que podem fazer mal ao bebê. Bebidas alcoólicas, cigarro e excesso de cafeína precisam ser interrompidos durante a gravidez. Lembre-se que é a saúde do seu bebê que está em jogo.

Para auxiliar contra a formação do melasma, use protetor solar sempre que estiver exposta ao sol e abuse de cremes hidratantes para evitar o aparecimento de estrias.

Consulte seu plano de saúde para saber sobre carência e a assistência a partos. Se não tem um plano de saúde, informe-se nos postos de saúde sobre o atendimento.

 

Exame de sexagem fetal

O sexo do bebê pode ser visto entre a 22ª e 30ª semanas, porém as mães que não querem esperar até lá podem realizar o exame de sexagem fetal para saber se está esperando menino ou menina.

O exame é feito a partir de uma análise do DNA fetal presente no plasma materno, detectando se há ou não a presença de cromossomo Y. O exame não é invasivo, sendo necessário apenas uma amostra do sangue da mãe e tem até 96% de chances de acerto.

O exame não é feito na rede pública e não é coberto por planos de saúde, custando entre R$ 300 a R$ 700.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário