5 motivos que fazem o sono do seu bebê ficar agitado

Algumas alterações na rotina e no sono do bebê deixam os pais receosos. Esses sinais podem indicar que seu filho está com alguma dificuldade em manter um sono tranquilo, e sabemos o quão importante é manter a rotina de descanso do bebê em dia.
Neste artigo, abordamos alguns dos principais motivos que fazem o sono do bebê ficar agitado, e te ajudamos com algumas dicas para que seu filho volte a dormir como um anjinho. Boa leitura!
A importância do sono para bebês
Desde o nascimento, o bebê começa a criar hábitos em relação à rotina de sono, e muitas vezes essa rotina pode ser um desafio que os pais precisam se atentar e manter. Mesmo sendo algo um tanto difícil de administrar, o sono do seu filho é muito necessário, e está totalmente ligado à saúde e ao bem-estar dele.
Muitas características do comportamento da criança são definidas conforme a rotina noturna que ela está inserida ou o quanto ela descansa. Além disso, o sono também é um facilitador para que o desenvolvimento do bebê ocorra sem complicações e de maneira fluida. Dormir nessa fase, é tão importante quanto a amamentação.
O desenvolvimento cerebral é uma das questões afetadas positivamente por uma boa noite de sono: memória, concentração e atenção são algumas das áreas desenvolvidas neste estágio. A liberação de hormônios e o aumento da imunidade também são agregados durante o descanso.
Durante a noite, é perfeitamente natural que as crianças acordem, visto que em alguns ciclos estabelecidos pelos bebês, a rotina é seguida a partir desse cronograma de “acordares”, podendo mudar com criação de outros hábitos no decorrer do tempo.
Caso o sono do bebê seja interrompido muitas vezes durante a noite e prejudicando o seu descanso, pode significar algumas complicações e acabar deixando o seu bebê irritado. Algumas complicações a respeito do crescimento também podem acontecer, por isso, é melhor entender o que causa esse sono fragmentado e procurar soluções com um especialista.
5 causas para o sono agitado
O sono agitado pode significar muita coisa. Pode acontecer que até os três meses a criança acorde pelo menos uma vez durante a madrugada com frequência, porém devemos nos atentar a algumas outras razões que podem influenciar no descanso. Algumas dessas causas são:
Cólicas
As cólicas intestinais em bebês são comuns e podem possuir diversas causas como:
- Excesso de gases;
- a imaturidade dos órgãos do trato digestivo;
- possíveis alterações nos hormônios intestinais, como a motilina;
- alergia à lactose, podendo ser transitória ou permanente;
- desarranjo na flora intestinal.
As cólicas em bebês podem ter uma ou vários desses motivos, geralmente são transitórias e tendem a desaparecer por volta do quarto mês de vida.
Para ajudar o seu bebê caso ele esteja com cólica você pode:
- Deitar ele de bruços fazendo uma leve compressão para cima com a mão;
- mover as pernas do bebê em movimentos circulares para auxiliar na liberação dos gases;
- massagear o abdômen no sentido horário;
- compressas quentes na barriga do bebê.
Refluxo
O refluxo em bebês ocorre devido à imaturidade do sistema digestivo, e se manifesta principalmente através das golfadas, quando o bebê expele uma pequena quantidade de conteúdo estomacal logo após a amamentação.
As golfadas são comuns em bebês, porém, caso ocorra muito tempo depois da amamentação e em excesso, é um sinal de alerta de que o bebê pode estar com problemas relacionados à dificuldade de digestão ou intolerância à lactose.
Alterações respiratórias
Os bebês possuem características fisiológicas e anatômicas que os tornam mais propensos a alterações respiratórias e infecções nas vias aéreas. Um dos principais problemas respiratórios em bebês é a apneia do sono, que consiste na parada da respiração da criança por dez segundos, no mínimo.
Alguns sintomas que ajudam a identificar a apneia são:
- Roncos durante o sono, alto ou quase inaudível, mas que ocorra todas às vezes que o bebê dormir;
- pausas na respiração, caracterizada por uma parada curta na respiração reiniciando em seguida com um barulho alto semelhante ao ronco;
- dificuldade na respiração, principalmente nasal, e pode ficar barulhenta quando a criança deitar de costas;
- muita movimentação durante o sono.
Para saber mais sobre apneia do sono, e como lidar com seu bebê caso esteja acontecendo, clique aqui.
Parassonia
A parassonia pode ser definida como alguns eventos indesejáveis que acontecem durante o sono, podendo estar ligada também à criança quando ela acorda, e pode ser algo frequente durante o início da infância.
Quando dormimos, nossa consciência passa por três estágios: estado de vigília, sono REM e sono NREM (não REM). Durante a parassonia, a criança passa por mais de um desses estágios em simultâneo, algo que gera bastante desconforto para os bebês.
O diagnóstico para os casos de parassonia é clínico, e para confirmação dos casos são utilizados exames físicos e a avaliação do histórico da criança. Os eventos mais comuns da parassonia do sono em crianças são:
- Despertar confusional;
- sonambulismo;
- terror noturno e pesadelos;
- incontinência urinária durante o sono.
Interferências externas
Outro ponto que interfere diretamente no sono do bebê são os fatores externos. Barulhos que não se caracterizam como um ruído branco, que auxiliaria no sono do bebê, podem atrapalhar o momento de descanso do seu filho.
Alguns comportamentos dos familiares também podem impactar nessas horas, gritos e vozes altas contribuem para que pesadelos aconteçam. O ambiente que facilite a sensação de bem-estar é muito importante, e auxilia no desenvolvimento da criança.
Vale lembrar também que esses momentos mais tranquilos não precisam ser uma regra, ou acontecer o tempo todo. O bebê também precisa estar em contato com estímulos mais agitados, até para se habituar e estar preparado para socializações e contatos com ambientes externos que não são de costume.
Como melhorar o sono do Bebê?
Não existe um ritual padrão, que funcione com todos os bebês e resolva os problemas de todas as mães e pais do mundo. Cada bebê possui sua particularidade, e a melhor forma de entender isto é observando seu filho.
Com o tempo, você já estará conhecendo a maneira que a criança gosta de dormir, e geralmente já saberá lidar com qualquer desconforto que a mesma apresentar. Pensando em como estimular o melhor sono possível ao seu filho, é interessante que você siga algumas dicas:
- Utilize ruídos brancos;
- acostume seu filho ao ritual noturno;
- mostre o berço como lugar de dormir;
- estimule a criança a dormir sozinha;
Uma coisa interessante, também, é incentivar algumas brincadeiras que acalmem os bebês antes de dormir. Clique aqui e saiba como fazer em sua casa.